Quem está começando a trabalhar com e-commerce se preocupa com muitas coisas. Criação do site, divulgação da marca e dos produtos, além de ações promocionais para começar as vendas.
Mas muitos esquecem de um ponto importantíssimo: a armazenagem e distribuição.
Assim como ocorre em qualquer outra empresa, a logística tem forte influência sobre os resultados obtidos.
No e-commerce é comum um cliente entrar na loja para procurar um produto que deseja e está pronto para comprar, mas na hora de fechar o carrinho encontra a mensagem de “produto indisponível”. É frustrante e o pior de tudo, faz com que esse consumidor procure um concorrente para adquirir o item.
Uma boa armazenagem pode garantir que o e-commerce sobreviva e tenha sucesso. Ela também ajuda a evitar problemas em períodos de maior demanda, como o Natal.
Existem três opções principais de armazenagem para e-commerce que você verá nesse artigo: armazenagem própria, descentralizada e terceirizada.
Armazenagem própria
De acordo com pesquisa da ABCom, 82% das lojas virtuais brasileiras trabalham com o modelo de armazenagem própria. Muitas delas não chegam a tornar sua logística mais eficiente por meio de processos e um espaço específico para o armazém.
O produto geralmente fica em casa e divide espaço com os itens da família. Portanto, a maioria desses negócios trabalha com pequenas quantidades de estoque.
O resultado são negócios que têm dificuldade em acompanhar demandas sazonais. Períodos de maior procura podem simplesmente esgotar o estoque e a falta de processos logísticos impede que o lojista fature mais.
No entanto, também existem e-commerces que trabalham com armazenagem própria eficiente. Nesses casos os próprios lojistas alugam armazéns, contratam pessoal e estabelecem processos para tornar a entrega mais rápida.
Armazenagem terceirizada
Somente trabalhar com armazenagem terceirizada é mais raro no Brasil. Segundo a ABCom, somente 7% das empresas usam só armazéns de terceiros para estocar seus produtos. Nesse tipo de armazenagem para e-commerce o lojista contrata empresas especializadas em self-storage.
O terceirizado oferece o armazém que geralmente já está equipado com ferramentas para a gestão logística do e-commerce. Muitos terceiros desse tipo também oferecem o serviço de entrega, tornando toda a operação mais eficiente.
Esse estilo de armazenagem também pode ser dividido em duas modalidades. Na primeira delas o próprio fornecedor cuida da armazenagem e envio do produto. Ela é conhecida como drop shipping e pode trazer vantagens para o lojista.
No entanto, o deixa completamente dependente de seu fornecedor. Qualquer falha ou falta de produto pode afetar diretamente as vendas.
A outra modalidade é quando o gestor de e-commerce compra os produtos de diversos fornecedores e armazena no espaço de terceiros.
Apesar de ter um custo mais elevado, esse tipo de armazenagem dá maior liberdade para o lojista.
Estoque descentralizado
Grandes e-commerces, como Americanas, Amazon e Submarino não trabalham com um único local de armazenagem.
Eles adotam a técnica de estoque descentralizado, que consistem em ter armazéns e centros de distribuição espalhados pelas áreas que atendem.
A vantagem é poder oferecer produtos sempre com o menor prazo de entrega possível para o cliente.
O custo de envio também cai muito, já que o produto geralmente se encontra a uma distância menor do local onde deve ser entregue.
As dificuldades nesse tipo de armazenagem para e-commerce estão na gestão de operações.
O estoque descentralizado exige um planejamento logístico muito preciso para que todos os armazéns estejam sempre abastecidos adequadamente.
Por estarem em locais diferentes as demandas também podem variar. Por isso, não adianta fazer um planejamento único de entregas.
Cada armazém precisa de um planejamento único e que se adeque a suas necessidades. Caso contrário, o gestor corre o risco de ter estoques parados em certos locais e falta de produtos em outros.
Como ter uma armazenagem para e-commerce eficiente
Independente do estilo de armazenagem escolhido pelo lojista, ela precisa ser eficiente para facilitar a logística.
Se isso não acontecer, o cliente será afetado por longos prazos de entrega ou até atrasos na entrega de seu produto.
Quem entende de experiência do consumidor sabe que isso é inaceitável para boa parte do público e pode até fazer com que alguém desista de comprar de você.
Quer oferecer a melhor experiência possível e ainda ter uma armazenagem para e-commerce eficiente e econômica? Confira as dicas especiais que separamos.
1. Planeje seu estoque
Tudo começa no planejamento. O gestor de e-commerce deve avaliar as vendas de períodos anteriores e determinar uma média de produtos necessário para atender a demanda dos consumidores.
A intenção é trabalhar com o mínimo de estoque possível, mas sem gerar falta.
2. Classifique seus produtos
Para te ajudar a controlar quais produtos são mais essenciais no processo de abastecimento é possível utilizar a curva ABC. Nela os itens são divididos nas seguintes categorias:
- A: produtos de maior giro, são 20% dos produtos, mas representam 80% do valor do estoque;
- B: possuem giro médio, são 30% dos produtos que representam 15% do valor do estoque;
- C: produtos de baixo giro, são 50% dos itens representando 5% do valor do estoque.
Basicamente, produtos classificados como A são os mais vendidos e trazem boa parte do faturamento. Por isso, eles nunca podem estar em falta.
Isso não significa que o vendedor pode simplesmente guardar enormes quantidades deles, mas é importante planejar-se para não sofrer com escassez.
Produtos da classe B são intermediários, não é necessário trabalhar com grande quantidade deles em estoque, mas o gestor ainda deve estar atento a mudanças sazonais.
Muitas vezes produtos dessa classe podem se transformar em produtos A ou C de acordo com a demanda.
Os produtos da classe C são os que combinam baixo faturamento e giro. Ter um estoque muito grande deles pode gerar prejuízos, seja cuidadoso.
3. Use ferramentas de controle
De nada adianta preparar o planejamento de estoque perfeito se você é incapaz de controlá-lo na prática.
Aproveite ferramentas, como sistemas de gestão automatizados, na sua armazenagem. Com um bom controle é possível tornar a armazenagem para e-commerce mais eficiente.
Além disso, sempre saiba o que existe na armazenagem. Para isso, é necessário realizar inventários com frequência. Além de ser uma obrigação contábil, realizar o inventário ajuda no planejamento para o próximo período.
A armazenagem para e-commerce pode parecer complexa a princípio, mas se for bem trabalhada traz grandes vantagens competitivas.
Por isso, é importante que o gestor de uma loja virtual considere as opções de armazenagem cuidadosamente e se planeje. Tudo isso terá impacto forte na entrega do produto e na consequente satisfação do consumidor.