Dicas para tornar sua armazenagem inteligente e eficiente

Dicas para tornar sua armazenagem inteligente e eficiente

Para a logística, é possível fazer uma armazenagem inteligente e eficiente, tornando a empresa mais competitiva. Atingir esse objetivo se torna mais fácil através da aplicação de algumas regras importantes, como podemos ver a seguir:

1.    Fazer inventários periódicos

A armazenagem inteligente exige inventários periódicos. O principal cuidado é fazer inventário durante o ano todo, determinando os produtos que devem ser contados fisicamente.

A definição dos produtos que devem ser inventariados precisa levar em consideração a sazonalidade, fazendo a contagem física sem a necessidade de utilizar maior quantidade de colaboradores em sua execução.

Distribuindo os produtos ao longo do ano, é possível identificar possíveis falhas e corrigi-las a tempo, reduzindo o índice de perdas e possibilitando ao administrador tomar decisões mais rápidas.

2.    Investir em tecnologia

A tecnologia é a melhor ferramenta para tornar a armazenagem inteligente, já que se torna possível automatizar os processos e conseguir maior produtividade. Ao mesmo tempo, a administração poderá confiar nas informações e reduzir a possibilidade de falhas, reduzindo, ao mesmo tempo, os custos operacionais.

Algumas das ferramentas fornecidas pela tecnologia são as seguintes:

  • ERP: um sistema de gestão integrado que oferece gerenciamento de todas as áreas da armazenagem, mantendo as informações em um único banco de dados e permitindo seu compartilhamento;
  • TMS: o sistema foi desenvolvido para a gestão de transportes, servindo para agilizar tarefas como estabelecimento de rotas, rastreamento de veículos e controle de ocorrências;
  • WMS: um sistema específico para gestão de estoques, oferecendo funcionalidades que melhoram a rotina de recebimento, endereçamento, separação de itens, expedição e inventário.

3.    Fazer avaliações dos processos

A armazenagem inteligente deve ser feita com planejamento e com estabelecimento de metas, colocando-se em prática tudo o que tenha sido planejado. Juntamente com essa atividade é necessário manter o controle sobre os processos, analisando sua eficiência durante o tempo.

Assim, é preciso identificar constantemente os processos, medindo seus resultados para visualizar possíveis falhas e prejuízos, reduzindo os gargalos. Conhecendo os pontos fracos é possível criar condições para corrigi-los.

4.    Elaborar mapas de entrega

A elaboração de mapas de entrega tanto vale para um armazém industrial ou comercial ou ainda para centros de distribuição. A medida permite melhorar constantemente os processos de distribuição, podendo atender a todas as solicitações dentro do prazo, tornando a armazenagem inteligente e muito mais eficiente.

5.    Implantar indicadores de desempenho

Para tornar a armazenagem inteligente e eficiente, os indicadores de desempenho são a melhor ferramenta, já que permitem monitorar todas as atividades e fazer sua avaliação, garantindo a identificação de falhas para corrigir os problemas apresentados.

O administrador deve pesquisar e definir os indicadores de desempenho mais adequados para suas necessidades, buscando aqueles que permitam conhecer todos os detalhes das operações.

Os resultados obtidos através dos indicadores de desempenho devem ser compartilhados com todos os colaboradores, direcionando as atividades para que as falhas sejam corrigidas e a armazenagem se torne mais eficiente.

6.    Analisar o layout da armazenagem

O layout do armazém deve ser analisado e montado de acordo com as necessidades de cada empresa. A partir do momento em que se organiza os itens armazenados, consegue-se mais agilidade nas operações e, consequentemente, redução de custos no setor.

O layout deve estar alinhado com a estrutura física do armazém, com os equipamentos utilizados e com os modelos implantados de recebimento, endereçamento e distribuição dos itens.

7.    Manter a previsão da demanda

Uma armazenagem inteligente pode ser aplicada através da previsão da demanda, fazendo a previsão do fluxo de itens utilizados ou distribuídos, oferecendo maior garantia de que sua quantidade é suficiente para o atendimento, evitando-se faltas ou excessos.

A previsão de demanda deve ser elaborada tomando como base o histórico de expedição nos meses anteriores, com as estimativas apresentadas pela área solicitante ou pela área de vendas e, assim, conhecendo o volume de movimentação.

Com a previsão de demanda, o administrador não terá sobrecarga na operação, levando as atividades a se tornarem ineficientes, além de evitar maior tempo de ociosidade, ou seja, má utilização de equipamentos e mão de obra.

8.    Criar boas parcerias

A armazenagem inteligente deve trabalhar em conjunto com a área de compras, buscando bons fornecedores e estabelecendo uma rotina dentro das necessidades da utilização ou distribuição dos itens armazenados.

Estabelecendo boas parcerias, o administrador terá maior certeza sobre cumprimento de prazos e poderá estabelecer uma rotina de trabalho mais previsível, atendendo seu planejamento e melhorando o controle sobre os processos.

As parcerias devem ser estendidas a empresas de transporte, quando utilizadas, uma vez que o atendimento dentro do prazo vai influenciar diretamente em todo e qualquer resultado da armazenagem.

9.    Utilizar metodologias de controle

Para tornar a armazenagem inteligente e extremamente eficiente, algumas metodologias podem ser aplicadas no setor, aumentando o controle sobre as operações e ajudando a tomar as decisões mais acertadas, como, por exemplo:

  • Curva ABC, que possibilita classificar os itens armazenados com base em seu giro, em seu peso sobre o faturamento e na lucratividade da empresa, ajudando a melhorar o processo de compra;
  • Kanban, cartões de sinalização que ajudam a manter o controle sobre o fluxo das operações, dividindo-as de acordo com a fase em que se encontram;
  • Métricas, um sistema de medição dos resultados que permite avaliar o desempenho, podendo ser aplicadas como base na elaboração dos indicadores de desempenho, os KPIs.

10.    Implantar um sistema de melhoria contínua

Para garantir uma armazenagem inteligente, finalmente, o administrador deve implantar um sistema de melhoria contínua, fazendo com que as operações do armazém se tornem mais eficientes.

Um dos métodos de melhoria contínua mais utilizados é o PDCA, que possibilita analisar constantemente todos os processos e garantir que possam ser aprimorados continuamente.

O setor de armazenagem deve ser considerado como o coração da empresa, sendo responsável pelo suprimento em indústrias, pela disponibilidade de mercadorias ao público consumidor no comércio e pela entrega dentro das condições acordadas em centros de distribuição.

Para que se consiga uma armazenagem inteligente e eficiente, portanto, é essencial estabelecer regras e condições que sejam do conhecimento de todos os colaboradores, trazendo redução de custos, maior lucratividade e competitividade no mercado.

×