As operações logísticas em datas sazonais devem ser otimizadas, uma vez que, em datas comemorativas, o principal objetivo é conseguir maior númerode vendas e, consequentemente, maior lucratividade.
As principais datas sazonais para o comércio são o Dia das Mães, a Páscoa, a Black Friday e o Natal, ficando em segundo lugar o Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Nessas épocas, o varejo consegue ver seus lucros aumentarem significativamente.
Para dar conta da demanda, portanto, é necessário otimizar as operações logísticas em datas sazonais, alinhando o processo ao volume de compras. A empresa precisa manter seu estoque completo e a distribuição deve estar dentro dos prazos estabelecidos, de acordo com o prometido para os consumidores.
Sabemos que as operações logísticas devem estar em plena atividade durante todo o ano, mas são necessárias algumas estratégias para que sejam também eficiente nas datas sazonais, redobrando os cuidados para continuar recebendo a confiança e a preferência dos clientes.
Algumas recomendações são importantes para otimizar as operações logísticas em datas sazonais:
1. Antecipar as demandas nas datas sazonais
Para o varejo, o planejamento é a base para oferecer melhor atendimento e, portanto, é essencial antecipar a demanda nas principais datas sazonais. Antecipando a demanda, o comerciante vai evitar atrasos ou falta de produtos em estoque.
Para isso é necessário analisar o desempenho das datas anteriores e estabelecer uma projeção do aumento de vendas, de acordo com o mercado, mantendo a quantidade necessária para oferecer o melhor atendimento.
2. Estabelecer um plano de ação nas datas sazonais
Além de antecipar a demanda, o varejista deve elaborar um plano de ação para otimizar as operações logísticas em datas sazonais, principalmente para evitar os problemas recorrentes que ocorrem nessas fases do comércio.
O pedido para os fornecedores deve ser feito com a necessária antecedência, evitando ficar sem o produto ou o recebendo com atraso, e o estoque deve estar suprido dentro de um prazo determinado, considerando as situações dos anos anteriores.
Assim, o comerciante terá a garantia de ter em seu estoque os produtos para entregar ao consumidor, podendo melhorar a forma de entrega, reforçando os sistemas de picking e packing e estabelecendo um plano específico para a preparação dos produtos e sua entrega.
Com o reforço do sistema logístico, é possível ter produtos embalados e já prontos para a entrega, oferecendo maior agilidade ao processo.
3. Atenção às características das datas sazonais
Uma das datas sazonais mais esperadas pelo comércio são as festas de fim de ano. Nessa época, consegue-se um considerável aumento nas vendas e é essencial otimizar as operações logísticas em datas sazonais de Natal e Ano Novo.
Nas festas de final de ano é bastante comum o comércio contratar vendedores temporários, motoristas extras e ajudantes para fazer a entrega dentro do prazo estabelecido. Lembramos que essas contratações possibilitam encontrar profissionais qualificados que podem ser efetivados, mas também podem ser encontradas pessoas oportunistas, que se aproveitam do momento para colaborar com o roubo de cargas.
Para otimizar as operações logísticas em datas sazonais, evitando qualquer tipo de risco para as cargas, além dos cuidados nas contratações, é essencial fazer o rastreamento da carga e do veículo, investindo nos cuidados de segurança também para os profissionais responsáveis, assegurando a entrega ao consumidor final.
4. Ter um sistema integrado de gestão de dados
A gestão da cadeia de logística é uma das formas mais seguras de otimizar as operações logísticas em datas sazonais. Ao mesmo tempo, um sistema de gestão de estoque assegura o bom funcionamento do setor em qualquer época do ano.
Utilizando um sistema de integração de dados, o comerciante terá total controle sobre o processo de compra e venda e da necessidade de reposição do estoque, conseguindo agilizar os processos de entrega, tanto nas datas sazonais quando nos outros períodos.
O sistema de gestão de estoque oferece maior controle da gestão do estoque, mapeando a localização dos itens no armazém e fornecendo relatórios detalhados sobre todos os produtos, ajudando na eliminação de perdas e desperdícios e, ao mesmo tempo, evitando a falta de determinado item no estoque.
Além disso, o sistema de gestão de estoque possibilita otimizar as operações logísticas em datas sazonais, oferecendo maior acompanhando de todas as atividades, informando detalhes importantes para garantir a entrega dentro do prazo e o ressuprimento em caso de necessidade.
A otimização também ocorre na gestão de compras e vendas, fazendo a comparação de dados, sabendo quando cada produto deve ser adquirido, a quantidade vendida no último período sazonal e a média exigida para que não faltem produtos que possam prejudicar a lucratividade e as vendas.
Com um bom sistema de gestão de estoque, o comerciante varejista terá condições de identificar rapidamente qualquer tipo de problema, encontrando a solução mais eficiente para evitar atrasos.
5. Reformulação das rotas em datas sazonais
Durante tempos normais para o comércio varejista, o planejamento de rotas já é uma condição exigida para gerar economia e oferecer entregas mais rápidas, obedecendo os prazos negociados com os clientes.
A reformulação das rotas é uma das principais maneiras de otimizar as operações logísticas em datas sazonais, reduzindo viagens desnecessárias, evitando desvios não programados, agilizando as entregas e oferecendo maior capacidade de entregas por veículo nesses períodos.
No comércio varejista, as rotas estabelecidas devem ser sempre revisadas, já que podem sofrer alterações. Em razão disso, é importante manter a atenção e fazer toda a adaptação dentro do que é exigido para o cumprimento de prazos e melhor atendimento ao cliente final.
O empresário varejista deve sempre considerar que seu principal objetivo é superar as expectativas dos clientes e, quanto melhor estiver trabalhando, maior confiança sua marca terá junto ao consumidor final.
Ao mesmo tempo, seguindo as principais recomendações para o atendimento de épocas normais do comércio, ele terá todas as condições para otimizar as operações logísticas em datas sazonais, quando sua empresa deverá demonstrar total eficiência para garantir que a confiança do cliente seja mantida.