Um dos principais desafios do mercado logístico é como usar o espaço disponível ao seu favor. Afinal, as etapas do processo de armazenagem devem fazer parte do planejamento estratégico da empresa, pois influenciam nos seus ganhos e despesas.
Para atender a essas novas necessidades, procurou-se fazer melhor aproveitamento do espaço, disponibilizando áreas livres para a movimentação de cargas.
Isso fez com que a logística se tornasse uma ciência que deve ser estudada com mais cuidado, em especial no que diz respeito aos sistemas de carga e descarga.
Esse processo é uma das necessidades mais básicas da empresa, mesmo que os gestores não percebam a sua importância. De maneira individual, os minutos gastos na preparação dos equipamentos para carga e descarga podem parecer insignificantes.
No entanto, quando todo esse tempo é somado, percebe-se o quanto é gasto em uma tarefa tão cotidiana. Por isso, é preciso entender como otimizar esses fluxos.
A resposta pode ser mais simples do que parece: ao planejar bem o seu armazém, o processo envolvendo os sistemas de carga e descarga acontece de maneira mais fluída.
Essa é apenas uma das vantagens de ter um espaço organizado, que influencia na produtividade dos colaboradores, nos gastos da empresa e muito mais.
A seguir você verá quais são os benefícios de um armazém bem planejado. Mas antes, vamos reforçar a importância da organização do espaço. Boa leitura!
Qual é a real importância do planejamento do armazém?
Entendemos que não é simples gerir centros de distribuição (CT) ou armazéns, pois é uma tarefa que envolve procedimentos e movimentação complexos.
Eles, por sua vez, têm impacto direto na satisfação do consumidor – atrasos ou danos no produto podem gerar queixas e até mesmo processos judiciais.
Por isso, o conceito de armazenagem estratégica é tão importante. As ações de gerenciamento ajudam a otimizar a operação logística, permitindo que a empresa ofereça serviços mais eficiente, principalmente no que diz respeito aos prazos de entrega.
Apesar de as novas estratégias visarem a menor permanência possível das mercadorias nos estoques, é necessário ter uma boa infraestrutura para garantir eficiência dos processos de armazenagem e estocagem.
Isso influencia diretamente nos sistemas de carga e descarga, como veremos nos tópicos a seguir.
Com o intuito de aumentar a produtividade e reduzir os custos, é recomendado que o armazém seja bem planejado. O novo layout deve ajudar a:
- eliminar deslocamentos desnecessários;
- melhorar o aproveitamento do espaço disponível;
- garantir uma estocagem mais econômica;
- valorizar a organização da empresa.
Vantagens de um armazém bem planejado para os sistemas de carga e descarga
Quando se trata de operação logística, é impossível separar a eficiência do acompanhamento de resultados diretos.
Portanto, se a sua empresa deseja expandir suas atividades do mercado, você precisa saber como entregar com mais economia e velocidade, mantendo sempre um padrão de qualidade elevado.
Garantir um fluxo logístico sem falhas nos sistemas de carga e descarga depende de um armazém bem planejado, com otimização do espaço e movimentação adequada de equipamentos e dos funcionários.
Como resultado, você registra menos tempo e custo envolvido nas operações e mais flexibilidade no dia a dia.
Confira as vantagens de um armazém bem planejado para os sistemas de carga e descarga:
Melhora de produtividade de colaboradores
Muito se diz sobre técnicas para aumentar a produtividade dos colaboradores. Nem sempre é preciso ter um “guru” ou métodos inovadores.
As vezes, basta um espaço bem organizado para que os seus colaboradores possam trabalhar melhor.
Afinal, ninguém consegue render em um ambiente caótico e mal planejado. Produtos se perdem, acontecem falhas de comunicação e atrasos de todas as partes. Como consequência, a empresa registra prejuízo e falta de agilidade.
Um armazém bem planejado deve proporcionar e facilitar a movimentação interna, permitindo o fluxo de itens e pessoas.
O uso de porta paletes, carrinhos de transporte e prateleiras industrializadas ajuda a evitar o trânsito desnecessário de pessoas ou equipamentos, além de agilizar os processos de separação do estoque.
Redução de gastos
Em 2015, entrou em vigor a lei 13.103/2015, que trata do exercício da profissão de motorista nas atividades de transporte rodoviário de cargas e passageiros.
Uma das modificações diz respeito ao processo de carga e descarga, que passou a ser mais rigoroso.
Desde então, após a quinta hora de atraso, deve ser cobrado R$ 1,38 por tonelada/hora. O cálculo deve se basear na capacidade total de transporte do veículo. Por exemplo: se o caminhão comporta 15 toneladas, mas só estiver carregado com 7, o cálculo deve ser baseado no valor total suportado – no caso, 15 toneladas.
Com um armazém bem planejado, os sistemas de carga e descarga acontecem sem longas esperas e todo mundo sai ganhando.
Um processo ágil permite que o caminhoneiro possa fazer mais entregas e a empresa evita gastos desnecessários.
Diminuição da perda de produtos
Imagine a cena: assim que o caminhoneiro chega para realizar o frete, os colaboradores percebem que faltam determinados produtos.
É uma situação mais comum do que se imagina e ela acontece devido à excessiva movimentação da carga na manutenção e nos grandes estoques.
Por isso, não há como desassociar os sistemas de carga e descarga com um armazém bem planejado.
A organização facilita na hora de pegar e guardar os objetos, diminuindo assim as chances de perda.
Caso isso ainda aconteça, os funcionários poderão identificar a falta com mais facilidade, agilizando a reposição.
Um armazém bem planejado impacta positivamente nos sistemas de carga e descarga.
Dessa forma, repense se o seu espaço está sendo bem aproveitado e, caso a resposta seja negativa, pense no que fazer para mudar o cenário. Você verá as mudanças que isso trará na rotina da sua empresa!