Muitos gestores ainda não sabem como usar indicadores de desempenho ao seu favor. Isso pode ser um problema, pois tais medidas são essenciais para saber se a sua cadeia está operando de maneira satisfatória. Mas não se preocupe: ao final deste artigo, você terá amplo conhecimento sobre o assunto.
Também chamados de KPIs (do inglês, Key Performance Indicator), esses indicativos são de extrema importância para analisar o desempenho da operação logística. Com eles, as tomadas de decisão são feitas com o apoio de dados, por isso são mais confiáveis.
No texto a seguir, você entenderá o que são indicadores de desempenho, como eles se aplicam na operação logística e qual a melhor forma de analisá-los. Boa leitura!
O que são indicadores de desempenho?
Robert S. Kaplan e David Norton são referências dentro do universo da gestão de organizações. Por isso, quando eles disseram, em 1997, que “medir é importante: o que não é medido não é gerenciado”, todas as empresas pararam para ouvir.
Hoje, mais de 20 anos depois, fica ainda mais claro a influência que os indicadores de desempenho têm dentro das organizações.
Ao mensurar os resultados, é possível identificar os motivos pelos quais os objetivos não estão sendo alcançados e as oportunidades de melhorias.
O uso de indicadores de desempenho também permite o acompanhamento das performances e o uso de dados para aprimorar a tomada de decisão.
Além disso, a empresa ganha uma visão geral sobre todos os seus processos e consegue analisá-los com mais eficácia.
Consequentemente, a empresa desenvolve uma rotina de gestão mais inteligente e, dessa forma, reduz custos, melhora seus investimentos, além de oferecer serviços mais competitivos.
De modo geral, alguns dos indicadores que devem ser acompanhados são:
- total de horas trabalhadas;
- turnover (ou seja, a alta rotatividade de funcionários, provocada por fatores como salário baixo, insatisfação com os gestores e más condições de trabalho);
- faturamento;
- capacidade instalada (ou estrutura da empresa).
O que são indicadores de desempenho logístico?
Como vimos, os indicadores podem medir dados que a empresa entende como importantes. No meio desse universo de possibilidades, há o desempenho logístico, que avalia o andamento dos processos chave de uma empresa.
Dentro de uma operação logística, há centenas de indicadores diferentes. Eles abrangem diversas áreas como transporte, movimentação e armazenagem de materiais e gestão de estoques.
Por isso, a performance é constantemente avaliada e os desvios, positivos ou negativos, são vistos de maneira mais objetiva.
Outros benefícios de usar indicadores de desempenho logístico são:
- identificação de gargalos na qualidade;
- redução de custos;
- aumento da segurança;
- maior assertividade na hora de tomar decisões;
- melhoria na organização interna;
- aumento da capacidade de atendimento.
Como analisar o desempenho da operação logística?
Agora que você já entendeu o que são indicadores de desempenho e como eles se aplicam à operação logística, é hora de saber como eles devem ser analisados.
A aplicação dessas métricas pode ser dividida em quatro perguntas:
O que medir?
Em primeiro lugar, você deve se perguntar quais são os indicadores de desempenho mais importantes para o seu negócio. Pense nos principais e veja como eles se desdobram.
Por exemplo, o armazenamento de produtos, que trata principalmente dos armazéns, depósitos e centros de distribuições.
Os indicadores mais relevantes seriam o nível de abastecimento e a taxa de precisão na preparação de pedido. Além disso, podemos listar fatores como danos aos produtos e capacidade de armazenamento.
Sem a definição de quais são as métricas mais importantes para a sua empresa, é impossível analisar o desempenho da operação logística.
Nesse sentido, trace quais são os processos mais frequentes e os resultados que eles costumam gerar. Isso vai dar uma visão geral do que deve ser medido.
Como coletar os dados?
Existem softwares e aplicativos que colhem os dados de maneira automática, mas eles não são obrigatórios para a análise.
Processos manuais e simples ajudam a empresa a construir seu banco de informações.
Para isso, é preciso que todos os seus funcionários sejam treinados para seguir os procedimentos corretos.
Acredite: não é gasto, é investimento. Quando os colaboradores entendem a importância daquela tarefa e são envolvidos no processo, isso aumenta o engajamento deles com a empresa.
Os benefícios desse tipo de ação vão muito além da questão logística.
Como acompanhar?
Nesse meio tempo, os dados devem ser atualizados constantemente. Se não puder em tempo real, que seja de hora em hora.
As métricas precisam ser monitoradas para garantir que o processo está sendo feito da maneira correta. Só assim as falhas podem ser identificadas e corrigidas.
Mais uma vez reforçamos a importância de envolver o público interno nos indicadores da operação logística. Afinal, são eles que estão todos os dias na sua empresa, dedicando horas do dia para que o negócio dê certo.
Logo, são os mais capacitados para apontar rupturas e pontos de melhoria. Tenha um canal aberto de comunicação com eles.
Como analisar?
Periodicamente, recolha todos os dados e compare-os com períodos passados, bem como as metas da empresa e os números do mercado.
Esta é uma das maneiras mais indicadas de constatar se o seu negócio está performando dentro do esperado, se as expectativas foram superadas ou se algo está errado.
Você quer melhorar o desempenho da operação logística da sua empresa? Outra forma de fazer isso é garantir que o espaço está sendo utilizado da maneira ideal.
Afinal, quanto mais funcional for sua estrutura, maior deve ser a agilidade nos processos logísticos e produtivos.
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