5 desafios na administração de um armazém

5 desafios na administração de um armazém

Quem administra um armazém enfrenta diariamente vários desafios. Entre eles, está a importante missão de receber e transportar mercadorias sem danificá-las, bem como garantir a produtividade da equipe e gerenciar a mão de obra.

Dessa forma, cada vez mais as empresas buscam alternativas para facilitar o gerenciamento de suas atividades, visando aumentar o controle e obter informações precisas que agilizem a tomada de decisões. Consequentemente, o nível do serviço prestado aumenta. Por isso, listamos cinco dos desafios mais comuns na administração de um armazém.

Além de explicar como eles podem prejudicar o andamento do seu negócio, daremos dicas de como contorná-los para garantir uma cadeia de suprimento eficiente e confiável. Confira!

1. Gerenciar a mão de obra

Na hora de procurar formas de aumentar a organização e produção, muitas empresas buscam soluções complexas e equipamentos novos. Mas o verdadeiro sucesso está no público interno, ou seja, nos colaboradores. 

Afinal, são eles que movem a empresa todos os dias e devem ser levados em consideração pela administração de um armazém.

Por isso, é importante ter controle do processo de seleção e treinamento dos funcionários para evitar acidentes ocasionados por despreparo e/ou falta de conhecimento.

Outra fator que ajuda a gerenciar a mão de obra é investir em Comunicação Interna (CI).

Para uma boa gestão, é preciso manter os colaboradores informados sobre novos processos e decisões que podem afetar no dia a dia do trabalho. 

A CI também evita o famoso “rádio corredor” ou “rádio peão”, informações não oficiais compartilhadas entre os funcionários.

Elas podem ser maléficas para o negócio caso divulguem notícias falsas, provocando desafetos ou instabilidades dentro da organização.

2. Aumentar a produtividade

Outro desafio enfrentado na administração de um armazém é como aumentar a produtividade das suas equipes. Afinal, não é só sobre potencializar os ganhos da empresa. 

Ao estabelecer metas para criar uma companhia produtiva, você verá mais engajamento dos colaboradores, surgimento de novas lideranças e padronização dos processos do fluxo de trabalho.

Com esses benefícios em mente, surge a dúvida: de quais maneiras o armazém  pode tirar o máximo proveito de suas equipes?

O primeiro passo é bastante simples: estabelecendo metas. Antes de tudo, seus colaboradores precisam entender o que é esperado deles e o prazo estimado. 

Por isso, estabeleça objetivos para o trimestre e divida o trabalho em pequenos pedaços. Assim, eles serão mais fáceis de serem entendidos. 

Também é preciso manter essas metas explícitas e sempre à vista. Todos devem saber qual é o propósito daquela tarefa, bem como a visão estratégica por trás daquele projeto.

Quando são envolvidos no projeto e entendem o motivo pelo qual estão exercendo aquele trabalho, os colaboradores ficam mais motivados. Como consequência, produzem mais em menos tempo.

3. Encontrar bons fornecedores

Para montar um bom armazém e garantir que ele funcione de modo eficaz, é preciso contar com bons fornecedores.

Eles devem ser vistos como parceiros, com um relacionamento bem alinhado com os objetivos de todos os lados. Deve-se prezar por uma relação de confiança, excelência e responsabilidade.

Na hora de procurar, leve em consideração o custo-benefício e a reputação daquela empresa, bem como a existência de equipe bem treinada e flexível, conhecimento do mercado e tecnologia aplicada.

Também é importante se certificar que eles atenderão suas solicitações nos prazos estabelecidos. Afinal, se o seu fornecedor te deixar na mão, os seus clientes irão ser prejudicados por tabela. 

A administração de um armazém de sucesso depende de parceiros de confiança.

4. Definir indicadores de desempenho

Quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo? Como seus funcionários serão avaliados?

Essas perguntas são essenciais para garantir a boa administração de um armazém pois ajudam a definir os indicadores de desempenho.

Também conhecidos como KPIs (do inglês, Key Performance Indicator), esses critérios são focados em analisar como a tarefa é realizada, medindo seu desempenho e se os objetivos determinados estão sendo atingidos. 

Cada armazém tem os seus indicadores, por isso é importante que os administradores definam os seus.

Não é um processo fácil, mas ele trará retornos muito positivos para a sua companhia. Por isso, separamos fatores que devem ser levados em conta nesta tomada de decisão: 

  • estágio de crescimento da empresa;
  • objetivo do negócio; 
  • andamento do mercado; 
  • segurança;
  • danos e perdas dos materiais;
  • utilização do espaço. 

5. Excesso de processos

A burocracia empresarial veio da necessidade de regras e procedimentos claros que visam melhorar a eficácia e a qualidade da gestão.

No entanto, o excesso desses procedimentos podem ter efeito contrário, prejudicando o engajamento e a produtividade da equipe

O problema acontece quando o custo e o esforço da burocracia impedem a agilidade, eficácia e velocidade da equipe.

Por isso, os responsáveis devem se reunir periodicamente para rever os processos e analisar se eles ainda fazem sentido ou se acabam gerando mais problemas do que soluções. 

Além disso, digitalizar procedimentos ajuda a reduzir tempo, dinheiro e espaço utilizado.

Verifique quais são os documentos e autorizações que precisam de uma cópia física e migre para uma plataforma digital aqueles que não precisam. 

Desta forma, você gasta menos com impressão, pode utilizar o espaço para guardar mais produtos e ainda acelera alguns processos.

Agora você já tem todas as informações disponíveis para fazer uma excelente administração de um armazém.

A Fabrimetal está com você nesta missão, pois é especializada em criar soluções personalizadas em sistemas de armazenagem inteligentes e para movimentação de materiais para vários segmentos. Confira mais informações no nosso site!

×