Voice picking: uma tendência que otimiza a rotina dos armazéns

Voice picking: uma tendência que otimiza a rotina dos armazéns

Adotar uma solução voice picking pode fazer toda a diferença nos processos de separação de pedidos, contagem dos inventários e de apoio na reposição de estoque.

Utilizar os recursos logísticos e tecnológicos disponíveis é uma maneira de garantir:

  • agilidade nas operações,
  • assertividade nas tarefas,
  • segurança aos colaboradores,
  • redução dos custos operacionais,
  • aumento da lucratividade,
  • satisfação dos clientes.

O picking é um processo fundamental para o sucesso das operações, portanto, a qualidade dessa tarefa está diretamente relacionada aos resultados obtidos.

Não é novidade que grande parte dos erros, enganos e prejuízos ocorrem a partir dessa atividade, quando, além de não atender às expectativas dos clientes que aguardam por seus pedidos, despesas extras envolvendo a troca de mercadorias acabam se transformando em perdas financeiras para as empresas.

Portanto, investir nessa atividade é fundamental para se obter sucesso, tanto no que se refere a capacitação dos profissionais que desenvolvem essa importante atividade como também na oferta de recursos tecnológicos, como é o caso do voice picking.

Deseja conhecer detalhes a respeito dessa ferramenta? Continue lendo e confira!

O que é o voice picking?

A expressão inglesa voice picking significa “seleção por voz”, ou seja, trata-se da separação dos produtos em um depósito a partir de indicações orais.

Isso significa que o profissional responsável pela tarefa pode substituir a prancheta e caneta por um terminal preso a cintura que possui também um fone de ouvido com microfone, além de um leitor de código de barras.

Todas as orientações são transmitidas para esse terminal, quando o colaborador consegue, a partir de instruções:

  • localizar os produtos,
  • conhecer as quantidades a serem separadas,
  • avaliar o melhor caminho para chegar até o ponto de armazenagem,
  • obter esclarecimentos em caso de dúvidas.

Essa ferramenta apresenta excelentes resultados nos depósitos que trabalham com um grande volume de estoque e uma alta rotatividade de produtos.

Esse sistema de comunicação agiliza o processo e simplifica a operação, garantindo alta eficiência e assertividade nas tarefas logísticas.

Como esse sistema funciona?

Tudo se inicia a partir da implantação de um sistema WMS, ou seja, Warehouse Management System, ou em português: Sistema de Gerenciamento de Armazém.

Usando a integração entre o sistema WMS e os equipamentos mencionados, o colaborador que desenvolve a tarefa de separação consegue se comunicar via voz, obtendo apoio para desenvolver a tarefa com agilidade e precisão.

As etapas envolvidas no processo são as seguintes:

O sistema WMS envia detalhes sobre a separação de um determinado pedido para o terminal do profissional.

Desse modo, o voice picking faz a tradução e informa via voz essas necessidades, apresentando:

  • local onde estão os produtos a serem separados,
  • referência do produto,
  • quantidade a ser coletada.

No local da retirada, o operador, através do seu microfone, confirma o código do produto, a quantidade e faz o recolhimento do material, utilizando como apoio o leitor de código de barras.

O WMS realiza a conferência das informações, valida os dados e autoriza a separação.

Em casos de inconsistências, a operação é suspensa e o próprio sistema apresenta instruções a respeito do que deve ser feito com relação ao assunto.

Processos em que o voice picking pode ser aplicado

Como vimos, o voice picking é uma ferramenta muito interessante para depósitos que possuem alta rotatividade e grande volume de estoques, no entanto, é uma solução bastante utilizada por empresas dos mais diversos segmentos, uma vez que efetivamente colabora com a agilidade dos processos e na diminuição dos erros.

Outro fato importante é que essa tecnologia, além de ser utilizada para o processo de separação de mercadorias, também é uma excelente opção para a realização de inventários.

Os operadores conseguem rapidamente obter informações do sistema WMS sobre estoques registrados e quantidade apuradas, verificando em tempo real informações que colaboraram para a realização dessa tarefa.

Também é uma ótima opção para a reposição de estoques, uma vez que se pode conferir informações e validar a entrada das mercadorias sem a necessidade de planilhas, automatizando a conferência de documentos fiscais e agilizando as operações.

Voice picking + sistemas de armazenagem Fabrimetal: a união que traz benefícios para o seu armazém!

Toda empresa que trabalha na implementação de tecnologias como o voice picking e que prioriza modernos sistemas de armazenagem, como os fabricados pela Fabrimetal, obtém resultados surpreendentes em termos logísticos, uma vez que essa integração de soluções contribui para:

  • aumentar a precisão na separação de pedidos,
  • melhorar a produtividade das equipes,
  • facilitar o treinamento de novos colaboradores em função da interface intuitiva,
  • otimizar o tempo a partir de processos rápidos e eficientes,
  • melhorar o gerenciamento do inventário a partir da integração com o sistema WMS.

A partir de todos esses resultados, ao final dos processos se obtém entregas precisas e rápidas, o que acaba se refletindo na satisfação dos clientes.

Se a sua empresa ainda não fez um estudo a respeito das vantagens em implantar o voice picking e na utilização das estruturas adequadas para os sistemas de armazenamento, vale a pena avaliar essa possibilidade.

Aproveitando o momento e já que estamos tratando de otimização e qualidade, leia também o nosso post que apresenta os 7 erros que devem ser evitados no armazém!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×