As prateleiras industriais são itens indispensáveis para uma logística eficiente em qualquer segmento da indústria, promovendo a armazenagem segura das mais diversas mercadorias.
Essas estruturas estão disponíveis em diversos modelos, adequando-se às necessidades de estocagem de diferentes negócios, o que significa que é preciso conhecê-las para saber qual opção é a mais adequada para o seu contexto.
Dessa maneira, é possível identificar quais estruturas são mais vantajosas e quais delas podem oferecer mais segurança e praticidade na rotina dos processos logísticos do estabelecimento.
Para saber mais sobre os diferentes tipos de prateleiras industriais e descobrir qual deles é ideal para atender às suas necessidades, continue a leitura!
Os diferentes tipos de prateleiras industriais
De modo geral, podemos definir as prateleiras industriais como estruturas metálicas voltadas à armazenagem de mercadorias de uma indústria.
Essa organização permite um uso mais eficiente do espaço, aplicando a estratégia de verticalização, uma vez que mesmo o empilhamento de produtos apresenta limites que devem ser respeitados. Com essas estruturas, é possível utilizar melhor a área vertical do local, sem colocar as mercadorias em risco.
Além disso, uma boa organização também traz mais praticidade e eficiência para a rotina da indústria, permitindo um acesso rápido e assertivo aos produtos certos, o que proporciona mais produtividade nos processos logísticos.
Para que tudo isso se torne realidade, as indústrias têm à sua disposição uma série de modelos de estruturas, que devem ser utilizadas de acordo com as suas demandas de armazenagem.
As estantes convencionais, por exemplo, permitem o acesso direto às mercadorias por meio de corredores que levam aos paletes, gavetas ou containers, a depender do método de organização adotado pela indústria.
Nesse contexto, os porta paletes são a opção mais tradicional, tendo um uso bastante versátil e funcional para diversas formas de organização das mercadorias.
Por outro lado, há também as estruturas cantilever, formadas por colunas de aço e braços, sobre os quais são depositadas cargas volumosas, permitindo uma armazenagem segura de mercadorias de tamanho maior.
Assim, os modelos de prateleiras industriais disponíveis no mercado se destacam pela sua versatilidade e funcionalidade, com opções que podem ser adaptadas para os mais diversos segmentos.
Adaptáveis para cada necessidade
Como você pôde ver, as prateleiras industriais são um item utilizado em diversos contextos de armazenagem, trazendo vantagens como utilização mais eficiente do espaço, praticidades nos processos logísticos e organização segura das mercadorias.
Disponíveis em diferentes modelos, elas podem ser adaptadas a contextos variados, atendendo a necessidades de armazenagem diversas. Assim, elas podem ser adequadas a situações como:
Prateleiras de fácil montagem
Estantes com estruturas muito pesadas dificultam ou até impossibilitam que mudanças sejam realizadas no layout de um depósito, o que impede a realização de adequações a novas realidades e compromete a gestão logística.
As prateleiras de fácil montagem são a solução ideal para indústrias que precisam reavaliar regularmente sua estocagem, adaptando-se a novas demandas e diferentes tipos de mercadoria.
Elas se destacam por serem facilmente montadas e desmontadas, permitindo uma reorganização constante, que possa acompanhar as necessidades do espaço e do próprio estabelecimento.
Assim, são a opção ideal para cenários em que a flexibilidade e a adaptabilidade são prioridades nos processos logísticos.
Prateleiras para produtos perigosos
De acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), é considerado produto perigoso todo aquele que represente risco à saúde das pessoas, ao meio ambiente ou à segurança pública, seja ele encontrado na natureza ou produzido por qualquer processo.
Alguns exemplos desse tipo de mercadoria são:
- explosivos,
- gases,
- líquidos inflamáveis,
- sólidos inflamáveis,
- substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos,
- substâncias tóxicas e infectantes,
- materiais radioativos,
- substâncias corrosivas.
Dessa maneira, esse tipo de carga apresenta demandas específicas que devem ser consideradas ao realizar sua armazenagem, garantindo a segurança dos produtos e dos responsáveis pelo seu manuseio.
Por isso, as prateleiras industriais para produtos perigosos atendem normas rigorosas, como a NBR-15.524-2, de modo a garantir que aspectos como a sustentação dos itens, sua distribuição, a circulação do ar e sinalização do espaço sejam implementados com segurança.
Prateleiras para itens avulsos
Por fim, há também contextos em que a organização das mercadorias se dá de forma avulsa, ou seja, fora das embalagens tradicionais encontradas nos armazéns.
Nesses casos, também é importante contar com os equipamentos corretos e as estantes para itens avulsos se destacam pela sua praticidade.
Essa alternativa é bastante comum em espaços como almoxarifados, pois permite o acesso aos itens utilizados diariamente no local, sem perder de vista a necessidade de uma organização eficiente e segura.
As prateleiras para armazenagem de itens avulsos estão disponíveis em diferentes modelos, como flow rack, estante leves, com separador de caixa e com bandejas.
Dicas para não errar na escolha das prateleiras industriais
Para além de conhecer os diferentes modelos disponíveis no mercado, também é importante tomar alguns outros cuidados ao escolher a prateleira ideal para a sua indústria.
Seja qual for a mercadoria a ser armazenada, é preciso avaliar aspectos como a capacidade de carga da estante, o material em que a peça é fabricada e o espaço disponível para o armazenamento.
Quando se trata da estocagem de cargas pesadas ou volumosas, esse cuidado deve ser redobrado.
Além disso, também é preciso se atentar ao espaço disponível no armazém, priorizando uma circulação segura no ambiente e um manuseio adequado das mercadorias.
Esses aspectos são essenciais para garantir eficiência e produtividade nos processos logísticos. Em uma indústria que aplica a metodologia First In, First Out (FIFO), por exemplo, as prateleiras industriais devem permitir uma organização eficaz desse sistema.
Do mesmo modo, um estabelecimento que trabalha com produtos perigosos deve priorizar as prateleiras específicas para esse tipo de carga, enquanto a estocagem de itens volumosos demanda estruturas adequadas, como as estantes cantilever.
Assim, conhecer as alternativas disponíveis permite uma escolha mais apropriada para atender às suas necessidades de armazenagem.
Para garantir as melhores prateleiras industriais, conheça as diversas possibilidades oferecidas pela Fabrimetal!