Descubra como os sistemas de armazenagem otimizam a organização de estoque

A organização de estoque é uma das mais importantes ações para garantir a qualidade das operações logísticas.

Não há como manter os materiais organizados e bem distribuídos sem que se considere os sistemas de armazenagem, afinal, todos os processos de compras e vendas de mercadorias estão atrelados aos estoques.

Para se ter uma ideia a respeito, um estudo realizado pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), em parceria com a empresa de consultoria KPMG, mostrou que no ano de 2022, apenas no mercado varejista e voltados a problemas com estocagem, as perdas alcançaram o valor de R$ 24 bilhões em nosso país.

Segundo o levantamento, os campeões de perdas foram:

  • supermercados,
  • perfumarias,
  • lojas de calçados,
  • artigos esportivos,
  • construção e lar.

Os dois maiores causadores desse verdadeiro “rombo” no faturamento estão vinculados a problemas operacionais, com 38,7%, e furtos, que atingiram 28%.

Sendo assim, priorizar os sistemas de armazenagem é essencial para otimizar a organização de estoque e evitar perdas que podem fazer toda a diferença no resultado operacional de uma empresa. Para saber mais, continue a leitura e confira!

A influência dos sistemas de armazenagem na organização de estoque

Os sistemas de armazenagem são constituídos por equipamentos utilizados nos depósitos, lojas e qualquer ambiente que tenha por objetivo a guarda de materiais.

Para isso, existem estruturas fabricadas para atender as mais diversas necessidades na organização do estoque, quando, além de garantir a qualidade dos produtos armazenados, evitam-se as perdas, especialmente aquelas voltadas aos problemas operacionais.

Diante dessa realidade, é fundamental a escolha das estruturas de armazenagem corretas para cada tipo de produto, portanto, torna-se imprescindível uma avaliação a esse respeito, quando se deve considerar:

  • tamanho e peso dos materiais,
  • formato das embalagens,
  • quantidades,
  • recomendações dos fornecedores,
  • atendimento às normas legais,
  • metodologias utilizadas para a estocagem,
  • fluxo de movimentação no armazém,
  • giro dos estoques.

Tipos de sistemas de armazenagem

Existem diversos tipos de sistemas de armazenagem voltados à organização de estoques.

Cada qual com suas particularidades e projetado para atender a demandas encontradas nos depósitos de empresas dos mais variados segmentos.

Dentre os mais conhecidos e utilizados, podemos destacar as prateleiras industriais, uma solução voltada ao armazenamento de diversos tipos de produtos, onde a altura e a quantidade de prateleiras podem ser definidos a partir das necessidades do ambiente.

O porta paletes, que é um sistema que amplia a capacidade de armazenamento de um depósito, sendo adaptáveis a todo tipo de carga e volume. Como não poderia ser diferente, é a melhor opção para paletes.

Existem também os racks industriais, um sistema perfeito para o armazenamento e transporte de peças, podendo ser usado em forma de blocos, ou seja, a mercadoria é estocada diretamente uma sobre a outra.

Por fim, outro sistema que otimiza a organização de estoque é o cantilever, uma estrutura voltada à estocagem de itens longos ou de largura variável.

Dicas práticas para otimizar a organização de estoque

Conhecendo os principais sistemas de armazenagem que estão disponíveis no mercado, vale conferir as dicas práticas para otimizar a organização de estoque. Vamos a elas:

Calcule a rotatividade do estoque

Um dos pontos principais para a organização de estoque, no que se refere à estocagem e movimentação das mercadorias, está em calcular e controlar a rotatividade dos materiais.

É importante que aqueles que possuem um alto giro estejam posicionados para facilitar a sua entrada, movimentação e saída do estoque, portanto, antes de definir os locais de estocagem, é importante realizar esse estudo.

Invista na organização setorizada

Outra ação importante que colabora com o dia a dia do armazém é organizá-lo por setores, ou seja, separar as mercadorias de acordo com o seu segmento.

Os mesmos tipos de produtos de fornecedores diferenciados precisam estar em uma mesma área do depósito. Além disso, é importante que esses setores tenham também uma sequência voltada às suas complementações, portanto, setorizar irá facilitar a sua busca.

Utilize um software de gestão de estoque

Desconsiderar o uso de um bom sistema de estoque pode ser fatal para a empresa, pois, além do controle e das facilidades de localização que podem ser implementadas com o software, muitos processos passam a ser automatizados, a partir do uso de:

  • leitores de códigos de barras,
  • impressoras,
  • terminais de radiofrequência para picking, etc.

A automação dos processos reduzem significativamente os erros e garantem qualidade no dia a dia do armazém.

Conte com os sistemas de armazenagem Fabrimetal

Por fim, exija sempre qualidade e a possibilidade de personificação das soluções dos sistemas de armazenagem que atendam as particularidades do seu depósito.

Na Fabrimetal, sua empresa encontra as melhores soluções em termos de estruturas, onde cada projeto é avaliado e desenvolvido conforme as necessidades de cada cliente.

Existem dúvidas a respeito? Entre em contato conosco e escolha o sistema de armazenagem ideal para otimizar e promover a organização de estoque da sua empresa!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×