Como a tecnologia RFID está transformando a gestão de estoque em armazéns?

A tecnologia RFID é uma importante inovação para os processos de gestão de estoque em armazéns.

Para garantir a eficiência e agilidade dos processos logísticos, é fundamental contar com boas ferramentas e sistemas no controle de mercadorias.

Dessa maneira, o inventário se torna mais preciso e a empresa passa a ter informações mais assertivas a respeito de entradas e saídas, além de outros dados atrelados ao armazenamento de produtos.

Por isso, além de contar com um bom sistema de armazenagem no seu negócio, também é preciso adotar soluções tecnológicas eficientes para realizar um bom controle dos itens armazenados.

É diante dessa demanda que a tecnologia RFID se tornou uma das principais soluções adotadas nos armazéns. Continue a leitura e entenda quais são os impactos de adotar esse sistema!

O que é tecnologia RFID? 

O nome dado ao sistema corresponde à sigla, em inglês, da expressão “Identificação por Radiofrequência”.

Assim, trata-se de uma tecnologia composta por três elementos: uma etiqueta, também chamada de tag, um leitor e um sistema de processamento de dados.

Cada produto recebe uma etiqueta, que contém um chip e uma antena, armazenando dados de identificação da mercadoria, os quais são lidos à distância por um aparelho leitor.

O principal diferencial da tecnologia RFID é que essa leitura ocorre sem uma linha de visão direta. Para que o produto seja detectado e identificado, basta que ele entre no campo de alcance do leitor, responsável por captar as informações necessárias.

Assim, também é possível realizar a leitura de diversas mercadorias simultaneamente, o que traz benefícios importantes para os processos logísticos.

Utilizando o recurso de radiofrequência, a tecnologia RFID se diferencia de métodos tradicionais, como o código de barras, que exigem a leitura direta das etiquetas, permitindo a identificação de apenas um produto por vez.

Benefícios da tecnologia RFID na gestão de estoque

A gestão de estoque é um processo complexo, composto por diversas etapas, e que demanda muita atenção por parte dos profissionais responsáveis pelas operações.

Com a aplicação de tecnologias mais eficientes, é possível otimizar os procedimentos logísticos como um todo, proporcionando importantes vantagens ao funcionamento da empresa.

A seguir, conheça os principais benefícios de adotar a tecnologia RFID na gestão do seu estoque:

Precisão e visibilidade em tempo real

Quanto maior for a visibilidade do inventário por parte da empresa, mais eficientes serão as suas operações de controle de estoque.

A tecnologia de radiofrequência permite que o negócio identifique rapidamente quais são as mercadorias no armazém, controlando entradas e saídas em tempo real.

Dessa maneira, a organização passa a ter uma visão completa e precisa dos produtos armazenados, o que permite um controle mais eficaz e o acompanhamento constante das movimentações do armazém.

Automatização de processos 

A automatização de processos é uma tendência que cresce nos mais variados setores, proporcionando a realização mais ágil e eficiente de diversas operações.

Por meio de soluções tecnológicas que atuam em diversas frentes, é possível reduzir os erros humanos em uma série de tarefas, o que garante mais assertividade e rapidez aos procedimentos logísticos.

No caso da tecnologia RFID, a automatização pode ser observada em muitos exemplos de atividades cotidianas realizadas no armazém.

Exemplo disso é a contagem dos inventários, que já não precisa ser concluída manualmente. Com o uso desse sistema, a contagem é automática e permite um manuseio mais ágil dos produtos.

Eficiência operacional 

Soluções como essa representam um importante ganho em termos de eficiência operacional na rotina de trabalho do armazém.

A automatização de tarefas como a contagem de inventário, a verificação de produtos ou mesmo o registro de entradas e saídas reduz o tempo investido nessas operações, direcionando o foco dos profissionais às atividades que demandam maior esforço e atenção.

Dessa maneira, é possível agilizar todo o fluxo de trabalho no armazém, o que traz avanços importantes para a produtividade da empresa como um todo.

Redução de erros 

Até mesmo os menores erros na gestão de estoque podem trazer sérios prejuízos para um negócio, uma vez que interferem no cumprimento das etapas da cadeia logística.

Pequenas falhas podem gerar entregas erradas, registros equivocados de produtos, problemas no cumprimento de prazos e até mesmo a perda de mercadorias.

Mesmo que não sejam frequentes, problemas como esses afetam a imagem da organização frente aos clientes, podendo prejudicar sua reputação no mercado e a lucratividade.

Por isso, automatizar processos com a tecnologia RFID é uma medida fundamental, proporcionando mais assertividade e previsibilidade às operações logísticas da empresa.

Segurança e controle

Por fim, cabe lembrar que a segurança das mercadorias deve estar entre as prioridades de todo armazém, uma vez que perdas e furtos podem gerar sérios prejuízos financeiros para um negócio.

Assim, a melhor maneira de evitar situações como essas é investir em soluções tecnológicas verdadeiramente eficazes, que auxiliem na garantia de proteção dos produtos.

Dessa maneira, é possível se prevenir contra esses problemas, estabelecendo processos logísticos muito mais seguros.

A partir desse conjunto de benefícios, podemos perceber que a tecnologia RFID representa um importante avanço para a gestão de estoque nos armazéns, trazendo consigo diversas melhorias.

Para saber mais sobre como melhorar essa gestão, continue por aqui e conheça também as vantagens de adotar o sistema LIFO!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×