5 dicas para melhorar a gestão de armazenagem

A gestão de armazenagem se tornou essencial para as empresas que desejam ser reconhecidas por sua agilidade e qualidade nas operações logísticas.

Muito mais que bons preços e produtos de qualidade, o mercado também exige atendimento diferenciado e que tudo funcione como um relógio após a confirmação do pedido.

No exato momento em que o pedido foi confirmado, a expectativa pelo recebimento das mercadorias vai tomando uma proporção cada vez maior junto ao cliente, daí então a necessidade de gerir com qualidade, fluidez e perfeição as diversas atividades que estão envolvidas nos bastidores de uma negociação, ou seja, o atendimento logístico.

Não há nenhuma dúvida que o preço continua sendo um importante fator decisivo nos negócios, porém, de acordo com uma pesquisa realizada pela PwC, 89% dos brasileiros apontam o bom atendimento como principal motivo que os levam a realizar uma compra.

Deixando claro, essa prática consiste em um conjunto de ações apresentado pelo fornecedor, envolvendo:

  • atendimento,
  • qualidade do produto,
  • preço,
  • condições da negociação,
  • condições logísticas,
  • tempo para realizar a compra,
  • esforço para alcançar o seu objetivo.

Isso significa que não basta ter o menor preço. 

Se estiver considerando conquistar e fidelizar o cliente, é preciso esforço em todos os setores e ter certeza que a rapidez e qualidade na entrega são sempre avaliadas com alto nível de exigência.

Para que uma entrega ocorra da maneira correta, é imprescindível uma gestão de armazenagem qualificada. Caso contrário, as reclamações, problemas, transtornos e a insatisfação do cliente farão parte do dia a dia das operações, o que, convenhamos, não é nada bom para os negócios.

Deseja conhecer 5 dicas para acertar nesse quesito? Continue a leitura e confira!

Os principais desafios da gestão de armazenagem

A gestão de armazenagem envolve uma série de ações e estruturas que possibilitam qualidade e organização.

Para isso, torna-se indispensável:

  • estruturas adequadas de armazenamento e sistemas voltados a realidade da operação,
  • equipe capacitada para realizar as atividades,
  • segurança nos processos,
  • rapidez nas movimentações,
  • controles eficientes e organização em todas as atividades.

Se apenas um desses itens falhar, torna-se impossível obter bons resultados na área de logística.

5 dicas para melhorar a sua gestão de armazenagem

Vale a pena conhecer 5 dicas valiosas que podem ajudar a melhorar a sua gestão de armazenagem, confira cada uma delas e avalie como está o seu setor logístico com relação aos assuntos abaixo:

Pratique o lean management

O lean management é uma técnica adotada pela Toyota no Japão e que continua trazendo excelentes resultados para a gestão de armazenagem.

Trata-se de criar regras e limitações que colaboram com a gestão das empresas, minimizando de maneira significativa o:

  • desperdício,
  • irregularidades,
  • excesso.

Utilizada inicialmente para a linha de produção da fabricante japonesa, essa técnica possui adeptos em todo o mundo e faz enorme sucesso por onde é implementada, especialmente na área de logística.

Mantenha os postos de trabalho organizados

As atividades do armazém são divididas em setores, onde cada um deles precisa saber exatamente o que está acontecendo, o que fazer, quando e como corrigir determinada situação.

Isso significa que todos os envolvidos precisam estar capacitados e os trabalhos precisam estar organizados em todos os processos, uma vez que a agilidade, precisão e qualidade são resultados das tarefas realizadas com perfeição.

Estabeleça um fluxo de trabalho bem definido

O fluxo de trabalho bem definido está diretamente associado aos dois itens já citados anteriormente.

É preciso, portanto, criar normas e regras para que o fluxo ocorra sem atropelos e atenda as expectativas e os resultados desejados.

Todos os procedimentos precisam ser pensados e as não conformidades devem ser trabalhadas no exato momento em que aconteçam, evitando erros e possibilitando correções imediatas.

Invista em tecnologia

Todos esses processos precisam estar acompanhados por um bom sistema de gestão e equipamentos que possam apoiar as atividades logísticas.

Portanto, não há como obter sucesso na gestão de armazenagem sem contar com a tecnologia.

Mais do que isso, é preciso que os colaboradores saibam utilizar esses recursos e que o monitoramento das ações estejam sendo acompanhadas pelos profissionais responsáveis.

Utilize sistemas eficientes de armazenagem

Por fim, as estruturas de armazenagem precisam ser adequadas às necessidades da empresa, considerando as diversas variáveis que fazem parte do dia a dia da operação, tais como:

  • produtos a serem armazenados,
  • layout e condições físicas do armazém,
  • sistema adotado para a entrada e saída dos produtos,
  • equipamentos logísticos de apoio a movimentação,
  • estruturas de armazenamento que atendam às diversas necessidades do estoque.

Essas estruturas precisam oferecer condições de adequações na medida em que mudanças possam acontecer na empresa, portanto, devem ser passíveis de desmontagens, ajustes e adequações.

A melhor forma de se garantir estruturas adequadas e qualidade nessas fundamentais ferramentas de estocagem é contar com uma empresa especializada no assunto.

Para isso, vale a pena conhecer as soluções e os sistemas de armazenagem da Fabrimetal, uma das mais importantes empresas do segmento, atuando no mercado desde 2001 e atendendo a clientes de todas as regiões do Brasil.

Acesse agora nosso site e conte conosco para melhorar a gestão de armazenagem da sua empresa. Estamos prontos para conhecer e atender a sua demanda!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×