A unitização de cargas tanto pode ser aplicada no transporte como no recebimento, movimentação e armazenamento mercadoria, contribuindo efetivamente para uma logística eficiente.
O estoque, a armazenagem e o transporte têm papel essencial na logística e na qualidade do serviço oferecido ao cliente.
Vários estudos, de diferentes segmentos, um deles publicado na Revista Paraense de Contabilidade, indicam que a armazenagem é responsável entre 10% a 40% das despesas logísticas de uma empresa.
E unitizar é uma estratégia eficiente utilizada por empresas de todos os portes e segmentos que desejam reduzir suas despesas com os processos logísticos.
Continue a leitura e conheça as vantagens de optar pela unitização de cargas usando a paletização para o empilhamento das mercadorias.
A unitização de cargas
A unitização de cargas consiste no processo que permite o agrupamento de pequenos ou grandes volumes de produtos de diferentes tamanhos, pesos e formatos em uma única unidade.
Ou seja, o agrupamento possibilita que todas as mercadorias formem uma única carga de volume unitário e padronizado.
Apesar desse volume ser maior e mais pesado, torna-se mais fácil de manusear, estocar e transportar.
Dessa forma, ao invés de ter várias caixas soltas no veículo ou no centro de distribuição, são formados volumes maiores com várias delas.
O principal objetivo em unitizar a carga é melhorar algumas etapas no processo de logística, como transporte, o recebimento, movimentação, armazenamento e embarque da mercadoria.
Em especial, nas operações do armazém, essa prática otimiza toda a ocupação dos espaços, melhora a organização e a segurança das mercadorias no ambiente.
Tipos de cargas que podem ser unitizadas
As cargas unitizadas concentram o maior volume possível de mercadoria, respeitando o limite de compatibilidade com os equipamentos de movimentação e podem ser aplicadas tanto nas operações de transporte ou de armazenamento e movimentação de cargas.
Especialmente falando de armazenagem e movimentação de cargas, a unitização pode envolver os processos de recebimento, estocagem, preparação de pedidos e expedição das mercadorias.
Existem diferentes métodos utilizados para unitizar cargas e entre os mais comuns se destacam:
- o uso de paletes,
- contêineres,
- fardos plásticos,
- caixas ou caixotes,
- big bags.
Quanto às cargas, são várias as que são comumente unitizadas, lembrando que cada uma apresenta suas particularidades e critérios para o procedimento.
Entre as mais comuns estão:
- grãos, minérios e outros produtos a granel,
- eletrodomésticos, eletrônicos e dispositivos,
- cargas gerais, produtos alimentícios, higiene, limpeza, construção civil e outros.
Benefícios da unitização de cargas
Um dos principais benefícios da unitização de cargas é que ela pode ser personalizada visando atender as necessidades específicas de cada mercadoria e da empresa, visando garantir a segurança dos produtos e a eficiência de todo o processo logístico.
Entre outros benefícios da unitização, destacamos:
Mais facilidade e rapidez para o movimento, transporte e estocagem: como as mercadorias estão concentradas em volumes maiores, fica mais fácil e rápido movimentá-las, armazená-las e embarcá-las. Mesmo em casos de pesos mais elevados, o processo é facilitado pelas próprias máquinas para esse fim.
Otimização do aproveitamento do espaço interno: a unitização de cargas contribui para que cada espaço interno do veículo usado para o transporte seja melhor aproveitado, bem como maximiza o armazenamento nos centros de distribuição e facilita o fluxo dos estoques.
Reduz o risco de extravios, roubos e avarias: como a carga unitizada concentra em um único volume várias embalagens, acaba por diminuir os riscos de imprevistos envolvendo a mercadoria.
Mais rapidez nos processos e melhoria na produtividade: carregar um ou dois volumes maiores exige menos tempo do que várias embalagens menores para serem movimentadas e embarcadas. Isso garante mais agilidade nos processos e menos tempo na execução de tarefas.
Como vantagem, você tem:
- menos custos operacionais,
- fretes mais em conta para o seu consumidor,
- mais rapidez nas entregas,
- maior satisfação do seu cliente.
Porta Paletes Fabrimetal: uma opção para aumentar a segurança e facilitar o manuseio das cargas!
A paletização é uma solução simples e muito utilizada para armazenamento de mercadorias e o método também colabora de forma efetiva no processo de unitização de cargas.
De modo geral, uma extensa lista de produtos embalados em pequenas caixas e pacotes são comumente agrupados em porta paletes, já que as estruturas portáteis facilitam tanto a movimentação quanto a armazenagem e também o transporte.
Unitização de cargas e paletização são operações diretamente ligadas, apesar de serem etapas distintas no processo logístico e atenderem necessidades específicas na cadeia de suprimentos.
Como já dissemos, a unitização de cargas consiste no agrupamento de várias mercadorias em uma única unidade de volume que, apesar de maior, torna mais fácil e rápido o manuseio, otimiza o armazenamento nas prateleiras e maximiza o uso vertical e/ou horizontal do espaço disponível do centro de distribuição.
A paletização é um método que permite unitizar as cargas e consiste no empilhamento das mercadorias sobre um palete, permitindo que os volumes agrupados sejam movimentados eficiente e rapidamente por empilhadeiras, paleteiras ou outras máquinas usadas para movimentação.
Os porta paletes da Fabrimetal podem ser projetados de forma personalizada para os mais diversos segmentos e necessidades, sendo elaborados conforme as dimensões dos elementos de armazenagem, o espaço disponível e os equipamentos de movimentação.
Nossas estruturas são submetidas aos mais rigorosos controles de qualidade e oferecem alto grau de resistência, garantindo o máximo de segurança para o seu ambiente e para a sua mercadoria.
Entre em contato e conheça as soluções em porta paletes de Fabrimetal.