As vantagens do sistema LIFO

A sigla LIFO significa “Last In, First Out”, o que traduzido quer dizer: o “Último a entrar, Primeiro a Sair”.

No Brasil, esse sistema também recebe a sigla UEPS, atendendo a tradução realizada para o português mencionada acima.

A escolha do sistema de estocagem é realizada para atender as demandas com qualidade e rapidez, portanto, o formato logístico da operação precisa necessariamente se enquadrar àquele escolhido.

A escolha equivocada das estruturas de armazenagem, bem como no layout a ser adotado no depósito comprometem a operação, portanto, esse é um assunto que precisa ser avaliado com atenção para que erros não sejam cometidos.

Segundo a maior autoridade mundial da gestão moderna, Peter Drucker:

O primeiro dever do negócio é sobreviver, onde o princípio guia de economia das empresas não é a maximização dos lucros, mas sim evitar perdas.

Diante desse fato, é preponderante que a logística adote o sistema que atenda as necessidades da sua operação, portanto, neste post apresentaremos a metodologia LIFO, quando a utilizar, suas vantagens e como aplicá-la no armazém. Continue lendo e confira detalhes!

Como funciona o sistema LIFO?

Como vimos, o sistema LIFO é utilizado para situações onde o último produto que chega no estoque é o primeiro a sair quando ocorre uma venda, no abastecimento de uma linha de produção ou ainda na reposição de mercadorias nas lojas.

Garantindo uma boa rotatividade aos seus produtos, esse método é utilizado por empresas que não acumulam grandes quantidades nos estoques.

Outro detalhe diz respeito aos produtos que podem fazer parte dessa metodologia, ou seja:

  • não possuem prazo de validade,
  • o prazo de validade é longo,
  • não são perecíveis.

Esse fato é muito importante, pois não existe uma preocupação constante com validades ou na deterioração dos produtos armazenados, portanto, esses materiais são passíveis de estarem nos estoque por tempos mais longos.

Apesar disso, existem casos onde o sistema LIFO pode não ser o ideal, especialmente em produtos que, apesar de serem imperecíveis, sofrem desvalorização em função de:

  • novos modelos,
  • moda,
  • substituição de tecnologias,
  • sazonalidades.

Em quais situações utilizá-lo?

O primeiro ponto a ser observado no uso do sistema LIFO é com relação a uma diminuição significativa no manuseio das mercadorias, uma vez que essa não precisa ser movimentada constantemente para atender aos controles de produtos que possuem datas de vencimento curtas.

Portanto, se esse for o caso, guardando os cuidados já mencionados anteriormente, não existem preocupações com o tempo em que o material ficará armazenado no estoque, diminuindo-se os riscos de sofrerem danos.

Outro ponto interessante está na praticidade da movimentação, onde os processos são facilitados e rápidos, uma vez que não existem os cuidados estabelecidos no sistema FIFO, onde o primeiro produto que entra é o que deve sair.

Desse modo, trata-se de uma metodologia que pode ser utilizada por muitas empresas e indústrias, oportunizando boas experiências para a área de logística do empreendimento.

As vantagens desse sistema

Quando se torna possível utilizar o sistema LIFO, algumas vantagens são obtidas.

A primeira delas, e já citada anteriormente, é que esse modelo simplifica a operação, uma vez que os produtos não possuem uma movimentação extra enquanto estão no estoque.

Consequentemente, ganha-se em fluidez, agilidade e eficiência na movimentação e entrega das mercadorias.

Além disso, o controle da movimentação se torna muito mais simplificado, uma vez que não existe uma necessidade urgente de verificação de datas de validades, lotes ou qualquer outro controle voltado ao consumo.

Outro fato que merece destaque e que facilita os processos, desta vez na área comercial, está na precificação dos produtos, uma vez que os valores de vendas sempre têm por base os últimos produtos que entraram, portanto, os preços praticados sempre estão atualizados e acompanhando a flutuação do mercado.

Como aplicar o LIFO nos armazéns?

Certamente você já percebeu que aplicar o LIFO não é uma preferência ou escolha, mas sim uma maneira inteligente de facilitar as operações sem causar qualquer tipo de contratempo à empresa.

Vimos também que nem sempre esse sistema pode ser implementado no armazém, uma vez que determinados produtos precisam trabalhar com outros métodos, onde aqueles armazenados por mais tempo precisam ser remetidos a seus destinos com prioridade.

Quanto a aplicação nos depósitos, basicamente, todos as estruturas de movimentação e armazenagem atendem às necessidades, portanto, a partir de um estudo a respeito dos produtos a serem estocados, sua empresa pode optar pelas seguintes soluções:

  • prateleiras industriais,
  • porta paletes,
  • racks industriais,
  • estruturas cantilever, 
  • carrinhos industriais.

Na Fabrimetal, você encontra a melhor solução para a sua estrutura logística, independente da metodologia a ser adotada no armazenamento de materiais.

O que importa envolve a priorização de soluções de qualidade, produzidas sob medida e de acordo com as necessidades do seu negócio, um modelo de trabalho adotado pela Fabrimetal desde 2001 e que conquistou a preferência de milhares de clientes em todo o Brasil.

Sabendo detalhes do sistema LIFO, vale a pena também ler nosso post que mostra como otimizar o processo de expedição de mercadorias!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×