Boas práticas de segurança em sistemas de armazenagem

Uma das maiores necessidades a serem observadas em ambientes e sistemas de armazenagem diz respeito à segurança.

Isso porque os depósitos podem se transformar em grandes armadilhas, caso algumas providências não sejam devidamente tomadas.

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no ano de 2023 no Brasil ocorreram 603.825 acidentes no país, com 2.694 óbitos relacionados ao trabalho.

As principais causas foram o não cumprimento das normas de segurança, a flexibilização das regras estabelecidas e a falta de treinamentos eficientes.

Outra informação importante que deve ser conhecida diz respeito aos acidentes mais comuns nas áreas de armazenamento:

  • colisão de veículos,
  • queda de cargas,
  • queda de trabalhadores.

O fato é que muitos problemas podem ser evitados, no entanto, para isso se faz necessário a priorização de algumas ações que colaboram com a redução desses lamentáveis índices.

Neste post, apresentaremos as boas práticas de segurança em sistemas de armazenagem. Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!

Importância da segurança em sistemas de armazenagem

Em um ambiente onde grandes quantidades de materiais são estocados e veículos são conduzidos pelos corredores realizando a movimentação de mercadorias, os riscos existem.

Os processos envolvendo sistemas de armazenagem precisam contar com equipamentos adequados, estruturas de armazenagem que ofereçam qualidade, o cumprimento das regras estabelecidas e da legislação vigente.

As falhas de segurança podem gerar muitos prejuízos operacionais e financeiros, além de colocar em risco a saúde dos colaboradores envolvidos nesse setor.

Portanto, é de fundamental importância que esse assunto receba a atenção dos gestores e de todos os profissionais envolvidos nos processos logísticos.

Normas de conformidade aplicáveis para a segurança do armazém

Existem normas de conformidade que precisam ser aplicadas pelas empresas para a segurança do armazém.

A base da legislação brasileira com relação a esse assunto é encontrada no Decreto-Lei nº 5.452/1943, conhecido como Consolidação das Leis do Trabalho.

No Artigo 163, observa-se o seguinte conteúdo:

Será obrigatória a constituição de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), em conformidade com instruções expedidas pelo Ministério do Trabalho e Previdência, nos estabelecimentos ou nos locais de obra nelas especificadas.

Para o atendimento a essa exigência, foi criada a NR-5, a norma regulamentadora que define o dimensionamento da CIPA.

Existe também uma norma regulamentadora desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e voltada a área de logística que apresenta referências importantes para os profissionais.

Trata-se da NBR-15.524-2, considerada fundamental e trazendo informações com relação à concepção do estoque e detalhes a respeito do galpão que armazena os materiais.

Boas práticas de segurança em sistemas de armazenagem 

Diante de todas essas informações, resumimos e apresentaremos 3 boas práticas de segurança em sistemas de armazenagem que precisam fazer parte do dia a dia das operações logísticas, vamos a elas:

Capacitação dos colaboradores

Não há como ter êxito na segurança dos sistemas de armazenagem sem que os colaboradores estejam devidamente capacitados para atuar nesses ambientes.

Todos os envolvidos no processo precisam conhecer detalhadamente as normas, regulamentos e as boas práticas a serem adotadas no depósito.

Além disso, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e a informação sobre a importância da utilização desses recursos são fundamentais para a conscientização da equipe e certamente na diminuição significativa dos riscos das operações.

Respeitar a capacidade de armazenamento

A capacidade de armazenamento precisa ser respeitada para evitar que acidentes aconteçam.

Isso significa utilizar as estruturas adequadas para cada situação, evitando improvisações e possibilitando que sejam atendidas as demandas da empresa, sem comprometer e colocar em risco a saúde dos trabalhadores.

Sem isso, as chances de acidentes e prejuízos são grandes, especialmente quando excessos e negligências são cometidos.

Planejamento e manutenção do sistema de armazenagem

Com a tecnologia disponível e podendo contar com uma empresa que possua experiência e capacidade de atendimento, torna-se fácil realizar um planejamento para os sistemas de armazenagem do seu empreendimento.

Clientes da Fabrimetal, por exemplo, apresentam suas necessidades e uma equipe de especialistas elabora, a partir de alguns dados, um projeto que possa atender as necessidades logísticas das empresas, sem comprometer a segurança das operações.

Para isso, torna-se necessário conhecer:

  • tamanho e características do depósito,
  • produtos a serem armazenados,
  • método de armazenagem adotado pela empresa,
  • recursos utilizados na movimentação das mercadorias,
  • volume dos materiais estocados.

Baseado nesses dados, é perfeitamente possível projetar as melhores soluções para cada setor, quando diversos tipos de estruturas podem ser utilizadas.

Além disso, não se pode esquecer das manutenções regulares, ou seja, a checagem periódica de todos os componentes, ferramentas e veículos utilizados no depósito.

O conjunto dessas práticas possibilita uma melhora significativa na segurança dos sistemas de armazenagem das empresas, portanto, se existem dúvidas a esse respeito, vale a pena conhecer a Fabrimetal e contar com sua capacidade para encontrar a melhor solução para o seu negócio!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×