Infelizmente, a segurança na armazenagem industrial não recebe a atenção necessária de muitos empreendimentos.
Para se ter ideia da seriedade desse assunto, no mundo, a cada 15 segundos, morre uma pessoa por acidente de trabalho ou doença laboral.
Esses dados são apontados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), entre 2012 e 2020, 21.467 trabalhadores brasileiros foram vítimas fatais em casos de atividades profissionais.
Neste post, abordaremos a segurança na armazenagem industrial e os cuidados que precisam ser tomados para que sua empresa não faça parte dessa lamentável estatística. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Os problemas de segurança na armazenagem industrial
A área de logística, especialmente a armazenagem de materiais, pode se transformar em uma grande armadilha para os profissionais envolvidos nessa atividade.
Isso se dá em função dos grandes volumes armazenados e da movimentação ostensiva de veículos e carrinhos pelos corredores de um depósito.
A pressão exercida sobre essa área faz com que, em muitas situações, as recomendações voltadas à segurança dos profissionais sejam esquecidas e os descuidos causem grandes problemas, em nome da agilidade e produtividade.
Quais os maiores problemas nos armazéns?
Os maiores problemas encontrados nos armazéns, com relação à segurança dos profissionais que atuam nesses ambientes, dizem respeito a:
Quedas de materiais
As quedas de materiais ocorrem em função de três situações:
- erros na armazenagem dos produtos,
- descuidos por parte dos colaboradores,
- estruturas frágeis, que não suportam os materiais estocados.
A falta de cuidado com as estruturas e sistemas de armazenagem colabora para que sérios acidentes ocorram, onde lesões graves podem afetar os profissionais que estejam passando no momento do acidente.
Em outros casos, por falta de estruturas adequadas de armazenagem, os produtos são provisoriamente estocados, no entanto, sem a segurança necessária que possa evitar acidentes.
Esforço físico
Outro grande problema encontrado na área de logística está relacionado ao esforço físico dos profissionais.
Esses acabam se lesionando e precisam ser afastados, para poderem tratar de sérios problemas ocasionados pela falta de equipamentos, que auxiliem na movimentação dos materiais.
Quedas
Além das quedas de materiais, também não é raro que profissionais sofram sérias lesões por caírem de locais quando estão armazenando ou retirando mercadorias das estantes.
Mais uma vez, a falta de equipamentos adequados acaba sendo o grande problema para a empresa e consequentemente para quem sofre o acidente.
Acidentes com substâncias inflamáveis ou tóxicas
A falta de cuidado com substâncias inflamáveis ou tóxicas é outro problema que poderia ser evitado.
Infelizmente, a não utilização de equipamentos de proteção individual, e comportamentos inadequados, podem gerar explosões e intoxicações, que colocam em risco a vida de todas as pessoas que estão próximas a esse ambiente.
Movimentação de materiais
Outro risco sério, e que precisa ser avaliado, está na movimentação de materiais, quando veículos circulam pelos depósitos e acabam causando acidentes por não obedecerem às normas de segurança.
Como já mencionado, em muitos casos, a pressão e exigências para acelerar as entregas faz com que ocorra um relaxamento nas medidas de segurança, ocasionando acidentes de proporções sérias.
O que fazer para garantir a segurança na armazenagem industrial?
Evitar acidentes na armazenagem industrial é possível seguindo às normas de segurança previstas em lei e pelos cuidados com as estruturas e equipamentos utilizados nos depósitos. Para isso, deve-se providenciar:
Treinamento para a equipe de colaboradores
O treinamento e instruções que visam a conscientização dos colaboradores é um dos grandes aliados na redução dos acidentes de trabalho.
Os cuidados para cada atividade precisam ser demonstrados aos envolvidos, apresentando de que forma deve-se operar e o que pode ocorrer em casos de negligência.
O uso de EPIs precisa ser obrigatório e fiscalizado pela empresa, resultando em punições severas para aqueles que não queiram atender às normas legais.
Estruturas montadas conforme a capacidade de armazenamento
Optar por estruturas que possam ser modificadas e que atendam as reais necessidades no armazenamento de materiais também precisa ser considerado.
Para tanto, utilizar prateleiras, porta-paletes e estruturas adequadas ao tamanho, volume e peso dos produtos a serem armazenados é fundamental para evitar acidentes.
Buscar por soluções que possibilitem as mudanças de layouts e possam ser movimentadas no depósito é uma forma inteligente de resolver a situação com segurança, sem perder a mobilidade e agilidade necessária.
Organização dos armazéns
Outra forma de garantir a segurança na armazenagem industrial está na limpeza e adequação dos depósitos. Isso significa:
- manter os itens nos locais corretos,
- providenciar estantes e prateleiras, que suportam os pesos e medidas dos materiais,
- possuir estruturas adequadas, para a armazenagem de materiais com grandes dimensões.
Cuidados na movimentação dos materiais
Veículos motorizados ou que possam ser movimentados manualmente e com facilidade pelos colaboradores são fundamentais para as idas e vindas, que fazem parte da realidade dos armazéns. Para isso, deve ser considerado:
- empilhadeiras dirigidas por profissionais habilitados,
- movimentações devem ocorrer em baixa velocidade,
- observar os limites e acondicionamento adequado de cargas nos veículos,
- produtos químicos e inflamáveis precisam obedecer às regras indicadas pelos fabricantes,
- as áreas de circulação de materiais devem ser identificadas por todo o armazém, diminuindo os riscos de acidentes.
Como se observa, são vários os cuidados a serem tomados para garantir a segurança na armazenagem industrial.
Caso sua empresa tenha dificuldades em encontrar soluções e estruturas adequadas para armazenagem e movimentação das mercadorias, conte com a Fabrimetal e conheça as melhores soluções logísticas, projetadas para atender a demanda da sua empresa, sem colocar em risco a saúde dos envolvidos nas mais diversas atividades!