Os diferentes tipos de estruturas de armazenagem são elementos essenciais para otimizar as operações de produção e comercialização de mercadorias de uma empresa.
Seja para garantir a necessidade interna de produção e atender os pedidos de seus clientes toda empresa precisa de uma boa gestão do estoque, caso contrário, a falta de controle pode gerar grandes perdas.
Segundo a Plataforma Klassmatt, uma empresa especialista em governança de cadastros, gestão de dados mestres e big data, mais de 70% das empresas perdem vendas devido à presença de problemas no processo de gerenciamento de produtos e ferramentas em seus estoques.
Investir em tecnologias e estruturas adequadas é o caminho para otimizar todos os processos de armazenagem.
Especialmente, falando de estruturas de armazenagem, elas existem em tipos diferentes e cada um deles possui a sua funcionalidade, assim, saber planejá-las e escolher o melhor modelo vai efetivamente otimizar todo o processo logístico do seu armazém, galpão, etc.
Neste post, apresentaremos os principais tipos de estruturas existentes e suas funcionalidades, para ajudar você a escolher a mais adequada para a sua empresa.
Continue a leitura.
Qual a importância de escolher corretamente as estruturas de armazenagem?
Quem tem um estoque sabe que todas as atividades diárias do setor estão diretamente relacionadas às operações produtivas e comerciais da empresa, logo, também influencia e muito nos resultados, sem contar que todo o estoque representa um capital de giro que deve ser devidamente gerenciado.
Independentemente do porte da empresa e do tipo de produto, todo o armazém deve funcionar conforme as atividades da empresa e praticamente isso envolve:
- entrada e saída da matéria-prima para a produção,
- entrada e saída de produto final,
- armazenagem e controle de ambos.
Ao planejar e escolher as estruturas de armazenagem mais adequadas para a sua empresa, você vai acompanhar uma evolução em todo o processo logístico interno do seu estoque, começando por:
Mais organização
Independentemente do porte da empresa e da quantidade de materiais que ela armazena quando há falta do controle de entrada, saída e boas práticas para armazenar, certamente haverá perdas e prejuízos.
Ao usar um sistema de estruturas de armazenagem adequado você garante mais organização na disposição dos materiais no interior do seu armazém.
Um armazém mais organizado resulta em otimização de todo o processo de:
- recebimento de material,
- saída de mercadoria,
- controle dos produtos armazenados,
- produção da empresa.
Ou seja, o uso de estruturas adequadas permite que toda a rotina funcione de forma lógica e inteligente para atender as necessidades de produção e comercialização dos materiais.
Melhor aproveitamento de espaço
Saber escolher e planejar as estruturas de armazenagem garante melhor aproveitamento de todo o espaço físico do local.
Aproveitando melhor o espaço físico, primeiro você melhora todo o layout do seu armazém, deixando-o mais inteligente e segundo, facilita toda a movimentação de material, podendo inclusive aplicar a organização setorizada, o que resulta em maior produtividade no local.
Quais são os tipos de estruturas de armazenagem?
Cada um dos tipos de estruturas de armazenagem são elementos básicos dentro de um galpão, depósito ou almoxarifado.
Cada um com suas funcionalidades atende as necessidades dos diversos segmentos e portes de empresas.
Entre as estruturas destacamos:
Estruturas de armazenagem porta-paletes
Os portas-paletes são as estruturas de armazenagem mais utilizadas, por oferecerem melhores condições ao sistema logístico.
Em sua configuração tradicional, trata-se de uma estrutura em que todas as mercadorias e produtos são armazenados em estantes que, por sua vez, são acessadas com o auxílio de empilhadeiras.
O sistema permite o acesso a todos os volumes aleatoriamente, ou seja, não é necessário retirar ou mover caixas ou paletes para ter acesso ao item desejado.
Além disso, é um tipo de estrutura que exige menor espaço nos corredores, evitando acidentes e utilizando o ambiente em todo o seu espaço, inclusive verticalmente
As estruturas de armazenagem porta-paletes podem ser divididas em categorias diferentes e cada uma delas atende uma necessidade e tem a função de melhorar o sistema logístico.
Essas categorias são:
Corredores estreitos
Os corredores estreitos possibilitam otimizar o espaço do armazém. Sua estrutura pode chegar a mais de 10 metros de altura, o que facilita para deixar os corredores livres, possibilitando maior movimentação das empilhadeiras e elevadores.
Geralmente, esse tipo de estrutura exige maior valor de investimento, principalmente em decorrência da necessidade de trilhos para a movimentação de empilhadeiras, no entanto, geram muito mais espaço para estocagem, o que acaba sendo compensador.
Transelevadores
Os transelevadores também são estruturas de armazenagem que otimizam a utilização do espaço, com processo de elevação mais facilitado.
Trata-se de um conjunto formado por porta-paletes mais um equipamento de elevação, que possibilita a movimentação e a armazenagem dos materiais de forma automática.
Autoportante
A estrutura de armazenagem porta-paletes autoportante foi criada para maximizar todo o aproveitamento do espaço vertical dos ambientes.
O sistema é usado para fechamento lateral e de cobertura e pode ser combinado com estruturas de armazenagem convencionais ou automáticas.
Seu diferencial é que ele pode ser criado em menor prazo de tempo, exige menos investimento e pode ser montado dispensando o uso de alvenaria.
Deslizante
A estrutura deslizante apresenta área reduzida para circulação, mantendo os paletes protegidos, apresentando um aspecto de bloco.
É uma estrutura usada em locais limitados, para mercadorias de baixo giro e maior valor agregado.
Estruturas de armazenagem push back
As estruturas de armazenagem push back são preparadas com carrinhos instalados em trilhos, que são empurrados pelos paletes e estocados em sequência em cada módulo. Trata-se de um modelo que permite estocar até 4 paletes de profundidade em cada nível.
O sistema é um dos mais utilizados pelo fato das empresas precisarem de maior densidade de carga, permitindo maior número de endereços para os paletes.
A estrutura push back é semelhante ao drive-in, com montagem por longarinas e montantes. O nome do sistema vem da forma como as cargas são movimentadas, podendo o plano de carga ser utilizado conforme as necessidades de cada empresa.
No push back, o primeiro palete colocado é empurrado pelo próximo e, dessa forma, são armazenados os seguintes.
No entanto, esse sistema apresenta uma limitação para a quantidade de paletes em profundidade, em razão da complexidade dos trilhos e da força exigida pela empilhadeira dos paletes já armazenados.
Estruturas de armazenagem flow rack
Nas estruturas de armazenagem flow rack, o armazenamento é feito de forma manual, em caixas, em conjunto com linhas de transportadoras, servindo para mercadorias que são embaladas para seu destino.
A montagem é feita com rodízios plásticos inclinados, colocando-se as caixas em sequência para serem remetidas por um lado e recebidas pelo outro.
O sistema utiliza a ação da gravidade, permitindo fácil reposição e manuseio dos itens, utilizando como estrutura de sustentação os módulos porta-paletes ou estruturas em cantoneira.
Sua principal vantagem é permitir melhor organização dos itens armazenados, facilitando sua localização.
É uma estrutura mais dinâmica, ideal para empresas que trabalham com pequenos volumes, permitindo selecionar inclusive itens fracionados.
Estruturas de armazenagem drive-in
As estruturas de armazenagem drive-in oferecem maior capacidade de estoque, atendendo principalmente o sistema LIFO (último que entra, primeiro que sai). Os itens podem ser acumulados, retirando-se apenas os que estão mais acessíveis.
O modelo permite maior densidade de itens armazenados, economizando espaço de manobra e oferecendo menor custo por metro quadrado, exigindo apenas um corredor frontal.
A desvantagem do sistema está na dificuldade e na demora de acesso a itens específicos, que tenham sido armazenados anteriormente, já que ficam isolados no fundo das prateleiras.
Estruturas de armazenagem drive-through
Nas estruturas de armazenagem drive through, o espaço de armazenamento oferece boa capacidade, eliminando a existência de espaço entre as prateleiras.
No entanto, como o modelo utiliza o sistema de armazenagem FIFO (primeiro que entra, primeiro que sai), o que chega primeiro deve sair em primeiro lugar e, para que tudo funcione bem, é necessário um corredor para a entrada e outro para a saída dos produtos.
Além disso, é preciso também haver corredores laterais para a circulação de empilhadeiras.
Estruturas de armazenagem dinâmicas
A principal característica das estruturas de armazenagem dinâmicas é a rotação automática do estoque, permitindo a aplicação do sistema FIFO. O palete é colocado em uma das extremidades do armazém, deslizando até a outra através de uma pista de roletes, utilizando redutores de velocidade para manter a carga estabilizada.
Esse tipo de estrutura permite maior concentração da carga, exigindo apenas dois corredores, sendo um deles responsável pela recepção e outro pela expedição e retirada do palete.
É um sistema bastante utilizado para produtos alimentícios, que possuem controle de validade e cargas paletizadas. O sistema exige a utilização de uma empilhadeira, instalada em trilho inclinado com roletes. A empilhadeira deslizada de uma extremidade a outra, sendo contida no final.
Estruturas de armazenagem cantilever
As estruturas de armazenagem cantilever são mais utilizadas por empresas que armazenam produtos de maior comprimento, como canos, tubos e tábuas.
O sistema consiste, basicamente, em armazenamento de peças apoiadas sobre eixos, ou braços, em vez de prateleiras. Dessa forma, a estocagem de peças é facilitada, sendo feito o abastecimento pela lateral.
O próprio sistema e a proporção das peças armazenadas pode exigir maiores espaços para a mobilidade, havendo, no entanto, a possibilidade de armazenamento compacto, quando é exigido maior concentração de produtos.
As estruturas de armazenagem foram desenvolvidas para cada tipo de necessidade. Com o planejamento correto, é possível garantir economia e otimização nos armazéns.
Precisa de ajuda para escolher as estruturas de armazenagem?
Na hora de planejar as suas estruturas, conte com a Fabrimetal, somos especializados em criar soluções personalizadas e inteligentes para armazenagem e movimentação de materiais para vários segmentos.
Desenvolvemos projetos adequados para atender a necessidade da sua empresa e nosso produtos podem ser operados manualmente ou com equipamentos de movimentação.
Acesse nosso site e entre em contato conosco.