Quando falamos em obter sucesso em um negócio, é preciso considerar os diversos fatores responsáveis pelo seu desempenho, incluindo os sistemas de armazenagem.
Em qualquer estabelecimento, o estoque de insumos e mercadorias é parte fundamental dos processos logísticos, influenciando seus processos produtivos e logísticos, que interferem diretamente no seu desempenho no mercado.
Contar com bons sistemas, que atendem às reais necessidades da empresa, significa criar uma rotina mais produtiva e eficiente, otimizando operações e diminuindo custos para elevar os resultados.
Por esse motivo, em qualquer segmento, todo empreendimento que deseja melhorar seu desempenho e obter sucesso deve estar atento a esse aspecto, buscando soluções efetivas para tornar a estocagem mais eficiente.
Neste conteúdo, explicamos melhor qual a importância dos sistemas de armazenagem e sua relação com a redução de custos da empresa. Continue a leitura e saiba tudo sobre esse assunto!
A relação entre sistemas de armazenagem e o sucesso de um negócio
O sucesso de uma empresa é determinado pela combinação de diversos fatores, entre os quais estão a eficiência dos processos logísticos e, consequentemente, a implementação de bons sistemas de armazenagem.
Um dos primeiros pontos que atuam na relação entre esses sistemas e o desempenho de um negócio é a satisfação do consumidor, que está cada vez mais interessado em compras ágeis e práticas, que entreguem seus produtos com rapidez e segurança.
Para isso, é preciso contar com soluções inteligentes de armazenagem, que permitam estocar as mercadorias de maneira eficiente, garantindo que o produto do consumidor seja sempre encontrado facilmente e manuseado de modo seguro.
O controle de estoque também é beneficiado por soluções mais eficientes, enquanto um mau gerenciamento pode levar a erros na contagem de produtos, perda de mercadorias e atrasos em entregas importantes.
Esse aspecto também interfere diretamente nos custos da empresa, uma vez que um bom sistema deve manter as mercadorias protegidas e em boas condições, evitando gastos desnecessários com avarias e acidentes.
A armazenagem é uma operação complexa, composta por diferentes etapas e procedimentos, de modo que cada um de seus componentes desempenha um papel essencial para o sucesso de um negócio.
Principais custos de armazenagem
Bons sistemas de armazenagem podem trazer impactos bastante positivos para o desempenho financeiro de um negócio.
Os custos envolvidos nesse setor são significativos, pois envolvem todas as operações realizadas desde a chegada de mercadorias à empresa até a saída de produtos para o cliente.
Por esse motivo, ao calcular os custos de armazenagem, é preciso considerar os mais diversos fatores, a exemplo de:
- aluguel do espaço,
- seguros,
- energia elétrica,
- contratos de segurança,
- impostos pagos pela locação do espaço, como IPTU,
- depreciação de equipamentos,
- remuneração e benefícios da mão de obra,
- itens utilizados nos sistemas de armazenagem,
- softwares de gerenciamento,
- equipamentos de movimentação de cargas,
- eventuais manutenções do espaço.
A lista é longa e pode até mesmo incluir outros itens, a depender das necessidades de armazenagem observadas em cada empreendimento. Cada um desses gastos tem relevância no desempenho do negócio e, portanto, eles não podem ser simplesmente excluídos.
Desse modo, para reduzir os custos, a solução é otimizar os sistemas de armazenagem e torná-los mais eficientes, de modo que o valor pago seja investido de maneira mais inteligente e assertiva.
Entenda como os sistemas de armazenagem ajudam a reduzir os custos
Como você pôde ver, o sucesso de um negócio está intimamente ligado ao desempenho dos seus sistemas de armazenagem, que interferem até mesmo no aspecto financeiro.
Por isso, vale a pena entender melhor de que maneira soluções eficientes podem beneficiar um empreendimento, contribuindo com a redução de custos e com processos logísticos mais eficientes. Confira:
Otimizam o layout do armazém
Uma das principais vantagens oferecidas por esses sistemas é a verticalização, ou seja, o uso do espaço disponível no sentido vertical, por meio do uso de prateleiras que permitem um empilhamento seguro e eficiente das mercadorias.
Dessa maneira, é possível aumentar a área disponível para a armazenagem, investindo também em um layout mais prático e funcional, a partir de estruturas que atendam às necessidades específicas do seu negócio.
Essa mudança traz benefícios importantes, como o aumento na eficiência de operações logísticas, seja ao localizar ou ao movimentar as cargas, e a possibilidade de redução de gastos com aluguel.
Geram mais organização
Outro elemento bastante importante é a organização promovida pelos sistemas de armazenagem.
Implementar soluções mais eficientes, com estruturas adequadas para as necessidades do negócio, reduz o tempo gasto na separação de cargas e produtos, aumentando a produtividade da mão de obra.
Esse é um fator relevante para o cálculo dos custos com pessoal, que pode representar uma parte significativa dos gastos do estabelecimento.
Abrem espaço para a expansão do estoque
Outra vantagem promovida pela verticalização é a possibilidade de expansão do estoque, permitindo que você armazene um número e volume maior de mercadorias, sem a necessidade de expandir o espaço físico utilizado.
Assim, podem surgir novas oportunidades para o aumento das vendas, sem que seja necessário investir no aluguel de um espaço maior.
Para aproveitar todos esses benefícios, reduzir os custos do seu negócio e dar os primeiros passos em direção ao sucesso, conheça os diferentes tipos de sistemas de armazenagem da Fabrimetal!