A verticalização de estoque é uma excelente opção para as empresas que desejam diminuir os custos de armazenagem da sua operação.
Através da adoção dessa prática é possível aumentar a capacidade de armazenamento sem a necessidade de altos investimentos.
Cada vez mais a logística ganha importância na competitividade do mercado, ou seja, é preciso muito mais do que oferecer preços para se alcançar o sucesso, então:
- disponibilize diversas opções e modelos de mercadorias,
- ofereça qualidade e precisão no atendimento dos pedidos,
- agilize as entregas,
- diminua custos e aumente a lucratividade da operação.
O PIB, Produto Interno Bruto, do Brasil, segundo o Banco Mundial, deverá fechar o ano de 2021 com um crescimento de 5,3%. Portanto, uma alta de 1% se comparado a previsão realizada por essa instituição no mês de junho.
Esse índice demonstra uma recuperação do mercado e obriga as empresas a estarem prontas para atender o aumento da demanda por parte dos consumidores.
Para isso, é preciso revisar as estratégias e modernizar o formato de armazenamento, onde a verticalização do estoque é uma das excelentes alternativas para isso.
Neste post, abordaremos esse assunto e o que pode ser feito para melhorar a produtividade e os resultados obtidos a partir de ações na área de armazenamento. Continue lendo e saiba mais sobre!
O que é verticalização de estoque?
Verticalização de estoque é uma estratégia que vem sendo adotada por muitas empresas, tendo por objetivo:
- aumentar a capacidade estocada do depósito,
- aproveitar os espaços existentes,
- melhorar a eficiência da distribuição dos produtos.
A adoção de estruturas de armazenamento que vão do teto ao chão do galpão é uma tendência que merece ser avaliada, porque diminui os custos operacionais e agiliza os processos de manuseio e transporte de mercadorias.
Por que a verticalização de estoque traz benefícios para o seu negócio?
O principal motivo que leva as empresas a adotarem a verticalização de estoque em seus depósitos diz respeito a diminuição dos custos e a otimização dos processos logísticos.
Os valores de aluguel ou aquisição de imóveis são altos, por isso precisam ser muito bem aproveitados para não inviabilizar a operação.
Além disso, as constantes melhorias nos processos logísticos precisam fazer parte do dia a dia dos empreendimentos, pois o consumidor torna-se cada vez mais exigente, já que o prazo e a qualidade dos produtos na entrega passaram a ser determinantes para a escolha do fornecedor.
Dentre as vantagens para a verticalização da operação nos armazéns, destacam-se:
Redução do tempo de separo
A redução do tempo de separação das mercadorias é uma das vantagens apresentadas nessa tarefa que exige muita atenção e é uma das grandes causadoras de problemas e insatisfação dos clientes.
Com a verticalização de estoque, diminui-se o tempo para a separação, porque os produtos estão próximos, facilitando e agilizando o trânsito e movimentação de colaboradores e equipamentos pelo depósito.
Então, as chances de erros e enganos caem e os processos ficam mais ágeis e assertivos.
Mais organização
Outro fator que pesa nessa decisão é possibilitar que todo o processo tenha maior organização, ou seja, toda a operação torne-se mais fácil e precisa.
Além de diminuir a circulação e o número de manobras necessárias para que os materiais sejam movimentados para a expedição ou para a linha de produção de uma indústria, as tarefas de armazenagem e separação de mercadorias são facilitadas.
Mais que isso, o desenvolvimento de inventários é otimizado e a verificação de possíveis problemas é mais visível aos colaboradores e supervisores dos armazéns.
Economia para expansão de estoque
Como já mencionado, a verticalização de estoque gera economia para a empresa, pois os espaços são melhores aproveitados, evitando que novos ambientes precisem ser construídos ou contratados para a expansão da operação.
Para que sua organização cresça, não é necessária uma mudança física, já que a verticalização resolve grande parte dos problemas com relação ao armazenamento.
Gestão de estoque simplificada
A possibilidade em manter próximos os diversos produtos oferecidos pela sua empresa facilita e simplifica a gestão de estoque.
Além disso, os controles e a operação tornam-se mais enxutos e as possibilidades de erros diminuem, devido a uma concentração de materiais, evitando que fiquem dispersos pelo depósito.
Organize sua estrutura com a Fabrimetal!
Já sabendo o porquê a verticalização de estoque é ideal para seu negócio, talvez esteja se perguntando: como começar uma nova organização em meu ambiente?
O melhor meio para iniciar mudanças estruturais e estratégicas na área de armazenagem é contar com profissionais que conheçam detalhadamente do assunto.
A Fabrimetal é uma empresa que trabalha em um formato que possibilita a seus clientes uma avaliação a esse respeito.
Projetistas e engenheiros estão prontos para avaliar detalhadamente o seu projeto, suas necessidades e ajudá-lo a encontrar a melhor solução de armazenagem para o seu negócio.
A Fabrimetal atua no mercado desde 2001, oferecendo soluções de armazenagem e movimentação de mercadorias.
Seguindo as tendências e usando a tecnologia como ferramenta de apoio aos produtos e serviços que oferece, pode-se apresentar excelentes opções para a otimização do seu galpão, independente do segmento e do porte da sua organização.
São centenas de clientes em todo o Brasil, contando com nossas soluções e satisfeitos com os projetos e produtos implementados. Para saber mais a respeito, contate a Fabrimetal e conheça nossa estrutura e capacidade em atender a sua demanda!