Determinadas áreas de atuação necessitam da implementação de uma logística de nicho, pois as exigências com armazenagem, movimentação e transporte são bastante específicas.
Para entendermos a respeito, é importante conceituarmos essa palavra.
Nicho é um segmento específico de mercado, onde seus participantes são facilmente identificados por algumas características próprias e inerentes ao negócio.
Alguns deles exigem práticas e meios quase que exclusivos em termos operacionais, precisando de fornecedores especializados no assunto e estruturas que atendam a demanda específica daquela área.
Neste post, apresentaremos a logística de nicho e quais as vantagens em atuar exclusivamente nesses segmentos. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é logística de nicho?
Essa estratégia tem por objetivo administrar, organizar e executar toda a movimentação de materiais que fazem parte da operação de uma empresa ou instituição, tais como:
- matéria-prima,
- insumos,
- produtos acabados,
- materiais de expediente, etc.
O detalhe é que esses trabalhos são realizados utilizando equipamentos, estruturas e estratégias específicas, segundo o segmento em que o empreendimento atua.
Como exemplo, nota-se que os processos logísticos precisam de cuidados especiais em seu manuseio, quando os materiais envolvidos são:
- alimentos,
- congelados,
- medicamentos,
- bebidas, etc.
Em todos esses casos são necessários procedimentos específicos para a estocagem, movimentação e transporte, pois na falta desses cuidados os materiais podem se deteriorar, quebrar ou ficarem inutilizados, causando sérios prejuízos à operação.
Outros nichos dizem respeito a particularidades das operações e precisam de atendimento diferenciado, em função das exigências do seu público consumidor.
Um bom exemplo é o nicho de lojas virtuais, onde é preciso atender clientes de qualquer lugar do mundo que venha a adquirir algum produto pela internet.
Nesse caso, a logística precisa estar apta para lidar com essa demanda que surge sem previsão e exige a entrega da mercadoria em um curto espaço de tempo.
Quais são as principais vantagens da logística de nicho?
Por ser voltada a um único segmento é mais fácil de ser gerida, porque os profissionais, práticas, estrutura e ferramentas utilizadas são aplicadas para uma necessidade específica, facilitando os processos e as ações.
Além disso, a logística de nicho apresenta:
Mais assertividade
A especialidade tende a colaborar, já que possibilita que toda a operação seja dirigida a determinada área, atendendo com exclusividade as suas características.
Com isso, a preparação da equipe através da capacitação e a contratação de produtos e serviços específicos tornam o trabalho mais fácil de ser realizado, mesmo que ela possua detalhes que necessitem de alta precisão.
A logística de nicho é então dirigida ao atendimento das características específicas, sem a necessidade da abrangência existente nas empresas que atuam em muitas frentes e segmentos de negócios.
Agilidade na produção
A área de produção também se beneficia da padronização existente nas tarefas específicas da sua especificidade.
Isso faz com que a agilidade nos processos ocorra, apresentando um desempenho que resulta em qualidade, rapidez e segurança.
A logística mais uma vez faz sua parte, mantendo as linhas de produção abastecidas com matéria-prima, insumos e estocando de maneira adequada os produtos aprovados pelo controle de qualidade, além de prontos para serem comercializados.
Menos erros e gargalos
Por fim, outra das vantagens em trabalhar com logística de nicho está na capacidade de evitar erros e gargalos que podem colocar em risco a operação.
Especializar os processos possibilita que problemas sejam observados de maneira mais fácil, o que acaba colaborando para a identificação de erros que possam ocorrer com maior frequência.
A partir dos ajustes e treinamento do pessoal, esses erros e possíveis gargalos podem ser evitados e quem sabe eliminados nos processos logísticos.
Quando se sabe o que e quando determinado problema ocorre, torna-se mais simples a sua resolução com a antecipação de ações que colaborem para a otimização e qualidade.
Como aplicá-la?
A logística de nicho é possível de ser implementada em muitas corporações, mesmo naquelas que atuam com diversas áreas em simultâneo.
Para isso, é preciso separar as operações e criar estruturas específicas conforme o caso.
Isso significa criar ambientes próprios para a realidade de cada atividade, onde são necessárias adaptações adequadas para o processo de estocagem dos produtos, para que não fiquem comprometidos os materiais guardados.
Dependendo dos itens a serem armazenados, deve-se contar com as seguintes estruturas logísticas:
- prateleiras industriais,
- porta paletts,
- racks metálicos,
- estruturas cantilever.
Todo esse material precisa atender às diversas demandas e exigências. Portanto, precisam ser desenvolvidos de maneira a proporcionar mudanças e reposicionamento de maneira fácil e com agilidade.
Por isso, devem ser de fácil montagem, permitindo que possam ser adequadas aos vários momentos que se apresentem.
A Fabrimetal, desde 2001, desenvolve projetos específicos para os mais variados segmentos, atendendo às inúmeras necessidades.
Caso sua empresa pretenda trabalhar e implantar a logística de nicho em suas plantas fabris ou na distribuição de produtos, conte conosco. A partir de estudos detalhados das necessidades do seu empreendimento, projetamos e fabricamos as melhores soluções de armazenagem.
Nossas aplicações são desmontáveis e encaixam nas diversas formas de estocagem, facilitando os processos e contribuindo efetivamente para o sucesso da sua operação. Acesse nosso site e conheça nossa estrutura e nossos trabalhos!