Um sistema de armazenamento em prateleiras é aquele que possibilita um ótimo aproveitamento dos espaços e permite a organização e rápido acesso aos produtos estocados.
Cada vez mais, a logística tem influência na decisão de compra dos consumidores, onde esses exigem rapidez e qualidade na entrega, além de precisão com relação ao que foi pedido.
Para se ter uma ideia a esse respeito, somente no período da Black Friday de 2022, no estado de São Paulo, do total de queixas feitas ao Procon, 37% estavam relacionadas a atrasos ou não entregas de produtos e 12% a mercadorias entregues com algum tipo de problema.
Essas situações acabam ocasionando prejuízos aos fornecedores e o que é pior, a insatisfação dos clientes.
É importante lembrar que não se pode creditar os erros de entrega apenas à equipe que efetivamente transporta as mercadorias, pois a maioria dos enganos e erros ocorrem nos processos de separação em função da possível falta de organização no depósito.
Neste post, apresentaremos o sistema de armazenamento em prateleiras e sua funcionalidade no cotidiano da área logística de uma empresa. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Como funciona um sistema de armazenamento em prateleiras?
O sistema de armazenamento em prateleiras é utilizado para acomodar da maneira adequada as mercadorias, separá-las por tipo e possibilitar agilidade e assertividade nos processos que envolvem:
- entrada dos produtos,
- estocagem,
- separação dos pedidos.
Existem diversas soluções que atendem a esse sistema, nas quais apresentamos os mais utilizados nas empresas:
Flow rack
O sistema de armazenamento em prateleiras, conhecido como flow rack, é bastante utilizado por empresas que adotam o sistema FIFO em suas operações.
FIFO é a sigla para “first in first out”, ou seja, o primeiro produto que entra é o prioritário para a saída.
Esse sistema é utilizado em empresas que trabalham com produtos em dimensões menores e as prateleiras possuem uma inclinação com trilhos ou roldanas, permitindo que no processo de retirada das mercadorias, aquelas que estejam na parte dos fundos deslizem para a frente.
Sistemas tipo carrossel
Outras prateleiras que fazem sucesso são as que utilizam sistemas tipo carrossel.
Trata-se de estantes com prateleiras que se deslocam horizontalmente até os postos de trabalho, facilitando o processo de localização dos produtos solicitados.
Esse sistema é bastante utilizado para a armazenagem de produtos, como:
- caixas,
- roupas,
- pneus,
- rolos, etc.
Além da fácil instalação, os sistemas tipo carrossel eliminam a necessidade de máquinas e equipamentos utilizados para a movimentação das mercadorias.
Racks
Os racks são bastante utilizados para o aproveitamento dos espaços nos depósitos, uma ótima opção para as empresas que possuem instalações em áreas urbanas, envolvendo altos custos operacionais e de aluguel.
Esse sistema de armazenamento possibilita que os produtos possam ser empilhados nas prateleiras, sem transferir o peso total das mercadorias e causar esmagamento.
Atendendo a diversos segmentos, permite que todo o espaço vertical de um depósito seja utilizado, quando sistemas de elevação e transporte podem ser utilizados.
Outra característica das boas soluções de rack está na facilidade com que podem ser desmontados e remontados de acordo com as necessidades de armazenagem, portanto, uma excelente opção em termos de versatilidade.
Porta-paletes
Chegamos aos porta-paletes, sistema parecido com os racks, mas que permite a estocagem de produtos mais pesados e que estejam acondicionados em paletes.
O uso de empilhadeiras é indispensável para essa solução, pois o aproveitamento de espaço também é valorizado, o que obrigará muitas vezes que mercadorias em paletes sejam estocadas em locais altos.
Uma das vantagens desse sistema está nas grandes quantidades de produtos que podem ser movimentadas a cada processo, portanto, ideal para empresas que trabalham com volumes e que precisam de agilidade em suas operações.
Mezanino
Por fim, chegamos ao mezanino, um sistema de armazenamento em prateleiras que pode ser implementado em edificações que possuem o pé direito alto.
Trata-se de uma plataforma que amplia a área útil de um depósito, funcionando como um piso intermediário, acessado por uma escada ao nível superior da estrutura.
Cuidados ao montar um sistema de armazenamento em prateleiras
Alguns cuidados são necessários para a utilização de um sistema de armazenamento em prateleiras.
A reserva de espaços é fundamental, quando se deve prever tarefas que envolvem:
- recebimento,
- movimentação,
- embalagem,
- inspeção,
- separação,
- expedição.
Essa sinalização é fundamental para garantir segurança aos colaboradores e facilitar os processos de estocagem e localização.
Outro fator importante a ser considerado diz respeito a temperatura, umidade do ar, iluminação, perecibilidade e fatores que possam garantir a qualidade dos materiais estocados.
Por fim, o posicionamento dos produtos facilita as operações que envolvem estocagem, movimentação e separação dos produtos, portanto, é fundamental um estudo sobre os melhores locais para cada material, avaliando a curva ABC das mercadorias.
Conheça as soluções da Fabrimetal!
Na Fabrimetal, sua empresa pode contar com as melhores soluções de estruturas logísticas.
Atendendo ao mercado brasileiro desde 2001, a empresa se especializou no desenvolvimento de soluções de armazenagem e movimentação de mercadorias, considerando as particularidades de cada projeto.
Isso significa dizer que para cada cliente ou aplicação, é desenvolvida uma análise realizada por profissionais especializados, visando buscar a melhor solução para cada realidade.
Independente do sistema de armazenamento em prateleiras que sua empresa queira adotar, é fundamental que sejam conhecidas a estrutura do seu depósito, os objetivos da empresa e de que forma é tratada a operação logística dos seus negócios.
Acesse nosso site, conheça a estrutura que oferecemos ao mercado e conte conosco para projetar e fabricar as estruturas ideais de logística para o seu empreendimento!