Quanto custa um Sistema de Armazenagem Cantilever?

Muitos gestores e empreendedores perguntam quanto custa um sistema de armazenagem cantilever.

Quando se chega a esse questionamento, normalmente é porque já se consegue perceber que essa estrutura pode fazer toda a diferença para os negócios.

Antes de entrarmos nesse detalhe, é importante compreender que a armazenagem faz parte das operações logísticas das empresas.

Segundo dados apresentados pela Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol), a área de logística em nosso país deve ter consumido 13,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano de 2022.

É importante lembrar que nos Estados Unidos, esse índice fica entre 6% a 7%.

Não se sabe qual o percentual que envolve a área de armazenamento, mas é fato que muitos produtos são perdidos em função da estocagem, onde podem ser considerados:

  • produtos com datas vencidas,
  • depósitos e armazéns em precárias condições de uso,
  • estocagens realizadas de maneira equivocada.

Nosso post envolve respostas com relação ao terceiro item, buscando responder quanto custa um sistema de armazenagem cantilever. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!

Relembre: o que é um sistema de armazenagem cantilever?

Antes de avaliarmos quanto custa um sistema de armazenagem cantilever é importante relembrar a sua importância e para quais fins ele é utilizado.

Trata-se de uma estrutura disponibilizada nos depósitos para a estocagem de materiais que possuam dimensões fora do padrão comum, como, por exemplo:

  • tubos,
  • madeiras,
  • bobinas,
  • chapas metálicas,
  • vigas, etc.

Os produtos pesados ou de grandes dimensões podem se deteriorar na medida em que ficam expostos à umidade do piso, ambientes externos ou ainda encostados em paredes sem um devido acondicionamento.

Esse sistema permite que eles possam ser armazenados da maneira correta, sem que o seu próprio peso venha a causar danos ou sejam submetidos às condições atmosféricas não recomendadas pelos fabricantes.

Existem dois tipos de sistema cantilever:

De face única

O sistema de face única é aquele onde a estrutura fica posicionada contra uma parede, quando então os processos de estocagem e retirada de mercadorias acontecem por apenas um dos lados.

Essa condição pode ser a ideal para estoques de produtos que possuem pouco giro, ou seja, eventualmente ocorre alguma movimentação desses materiais.

De face dupla

Em situações onde os produtos possuem grande procura, o uso de estruturas de face dupla é a melhor opção, pois podem ser acessados pelos dois lados do cantilever.

Nesses casos, a estrutura fica em algum lugar onde não existam paredes, formando dois corredores ao seu lado.

Quais são as vantagens do sistema de armazenagem cantilever?

Um sistema cantilever de qualidade é aquele que possibilita mudanças em sua estrutura na medida em que as necessidades ocorrem, garantindo:

Versatilidade

Um sistema versátil é aquele que permite adição ou diminuição da estrutura, isso significa a inclusão de novos componentes para que se torne maior ou a desmontagem para ser remontado em outro local, objetivando a estocagem de produtos com outras características.

Desse modo, consegue atender as demandas de produtos pesados e volumosos, podendo servir também, em outra oportunidade, para estoques de materiais compridos e sensíveis.

Facilidade para uso

Para que a versatilidade seja uma de suas características, o cantilever deve oferecer facilidade para uso.

Sem a necessidade de ferramentas especiais ou a contratação de profissionais especializados, suas estruturas devem oferecer fáceis processos de montagem e desmontagem, ou seja, a própria equipe de depósito realiza as alterações necessárias.

Otimização do espaço

Por fim, o sistema precisa colaborar para a otimização do espaço, podendo ser montado no interior de depósitos ou até mesmo ao “ar livre”.

Estruturas montadas em ambientes externos, quando recebem os devidos tratamentos, não sofrem o processo de oxidação e suportam qualquer tipo de material. No entanto, é importante sempre lembrar que muitos produtos estocados não podem ficar expostos ao sol, chuva, maresia e umidade do ar.

Afinal, quanto custa um sistema de armazenagem cantilever?

Depois dessas importantes informações, chega-se à pergunta inicial, afinal, quanto custa um sistema de armazenagem cantilever?

E a resposta depende de uma série de variáveis que podem fazer parte do projeto, como, por exemplo:

  • tamanho,
  • configuração desejada,
  • material utilizado na estrutura.

A resposta para essa pergunta é tão complexa como avaliar o preço de um veículo sem conhecer o modelo desejado e para qual objetivo ele será utilizado.

Para se alcançar o valor desse sistema, é indispensável que se tenha em mão as seguintes informações:

  • material a ser estocado,
  • tamanho e peso dos produtos,
  • dimensão do depósito,
  • local onde se pretende instalar a estrutura,
  • necessidades de movimentação das mercadorias.

Com base nessas informações, é possível, através de uma avaliação, apresentar qual o modelo indicado e qual é o investimento a ser realizado para a obtenção dos resultados desejados, considerando-se o melhor custo-benefício.

Uma maneira adequada para se obter essa informação é consultando a equipe de profissionais da Fabrimetal.

A partir de uma avaliação a respeito, engenheiros e técnicos poderão apresentar qual a melhor solução para a realidade do seu negócio, considerando todas as questões já mencionadas anteriormente.

Caso você tenha alguma dúvida a respeito, fique a vontade para esclarecê-las ou se sua empresa está buscando por uma solução de qualidade que atenda as necessidades específicas do seu negócio, faça contato.

Acesse nosso site e conheça as muitas possibilidades existentes. Teremos satisfação em avaliar a sua demanda e apresentar um orçamento sem compromisso que apresente uma solução adequada e personalizada para sua empresa!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×