Etapas do processo de paletização que você precisa saber

Etapas do processo de paletização que você precisa saber

O processo de paletização na armazenagem é bastante simples e prático, servindo para agilizar o recebimento e remessa de materiais em uma empresa, seja de produtos, insumos ou matérias-primas.

Trata-se de um agrupamento de caixas numa única carga, formando um só volume para o manuseio ou transporte, dispostos de forma otimizada para se tornar uma unidade maior e mais compacta.

Através desse processo, a empresa consegue movimentar as cargas de uma forma mecânica, tanto nos processos de carga e descarga quanto na armazenagem, ao mesmo tempo em que minimiza os riscos existentes nos processos de deslocamento dos materiais.

Essa estratégia pode ser considerada uma das principais formas de unitização, sendo utilizada de maneira ampla nos armazéns e fábricas, onde são comuns as seguintes ações:

  • recebimento de materiais para produção ou revenda,
  • transferências internas entre as diversas áreas,
  • reenvio para filiais ou lojas,
  • atendimento a pedidos de consumidores finais.

Diante desse formato, é possível eliminar a operação conhecida nas indústrias como carga batida, ou seja, a partir da sua implantação os produtos são manuseados por volumes ao longo de toda a cadeia logística, afetando de forma positiva os custos, oferecendo maior eficiência aos sistemas de transporte e armazenagem.

A carga batida, também conhecida como operação formiga, é uma forma de transporte que influencia de forma negativa a qualidade do produto no sistema logístico, podendo ser eliminada com a implantação desse processo.

As cargas, quando paletizadas da forma correta, permitem inúmeras vantagens, como, por exemplo:

  • redução no custo de transporte, 
  • facilidades na movimentação e manuseio dos materiais,
  • diminuição dos acidentes,
  • redução de itens danificados ou perdidos durante o transporte.

Como se observa, o processo de paletização traz muitas vantagens às empresas que implantam essa solução logística, no entanto, alguns cuidados precisam ser tomados para que tudo funcione adequadamente.

É preciso uma avaliação a respeito das condições e do espaço disponível no armazém, onde é possível adaptar estruturas de acordo com a realidade do ambiente.

Também é preciso avaliar o layout e possibilitar que empilhadeiras e veículos de transporte possam circular no depósito.

Neste post, apresentaremos o processo de paletização e o quanto a sua implantação pode ser positiva para o sucesso logístico do seu empreendimento. Continue lendo e saiba detalhes a respeito desse importante assunto!

Layouts que podem ser utilizados com a paletização

Existem alguns modelos de layouts que podem ser utilizados com a implementação do processo de paletização.

Cada qual com características próprias que atendem a determinadas necessidades e formatos, portanto, vale avaliar com critério aquele que melhor se adapta a realidade da sua empresa. Vamos a eles:

Layout ou paletização funcional

O layout funcional é aquele que agrupa os recursos e equipamentos de acordo com os processos a serem realizados.

Agrupar as máquinas em um único local para que sejam utilizadas nas mesmas funções é uma tendência, enquanto que outros recursos disponíveis voltados a outros objetivos devem ser agrupados em um outro ambiente.

Mesmo existindo a aplicação do agrupamento, nesse processo observa-se uma divisão.

Os colaboradores precisam, nesse caso, percorrer com os produtos os locais de acordo com a tarefa a ser realizada.

Isso possibilita a utilização dos equipamentos de maneira organizada, apresentando grandes vantagens a partir da sua implantação. 

No entanto, a implantação do layout funcional exige uma mão de obra mais especializada e experiente.

Layout ou paletização em células

Diferente do funcional, o layout em células possibilita que os recursos sejam organizados em grupos, conforme o papel que cada um possui no dia a dia da operação.

Porém, a aplicação de processo pode permitir a aplicação dos conceitos do layout funcional.

As indústrias, por exemplo, utilizam com bastante frequência esse tipo de layout, especialmente em serviços realizados em grandes superfícies.

É importante saber que existem locais dedicados ao transporte e armazenagem de itens menores, onde podem ser organizados o layout segundo a natureza dos produtos, quando diversos materiais podem estar relacionados com a mesma operação.

As vantagens desse processo são as seguintes:

  • produção mais confiável,
  • melhor utilização dos recursos e do espaço disponível,
  • maior capacidade de produção. 

Mais uma vez, existem alguns pontos que podem oferecer dificuldades, especialmente quando se faz necessário a produção de peças não normalizadas ou ainda quando é preciso realizar mudanças no ambiente.

Layout ou paletização de linha

Chegamos ao layout em linha, ou seja, aquele que segue o fluxo pré-determinado da produção, desde o início até o seu final.

Nesse caso, a disposição dos recursos é distribuída de forma a atender as necessidades da matéria-prima que será utilizada.

Isso significa o estabelecimento de uma linha de produção, onde os produtos se utilizam das matérias-primas nos locais exatos em que eles estejam sendo disponibilizados.

Como exemplo, podemos citar a linha de montagem de automóveis.

Mais uma vez, esse layout também pode possuir características diferenciadas, quando se baseia na combinação de elementos e outros processos já mencionados anteriormente neste post.

Isso significa a criação de uma paletização mista, atendendo a necessidades específicas de certas linhas produtivas.

Layout ou paletização pela utilização

Chegamos a paletização por utilização, ou seja, os produtos são demandados na medida em sejam necessários dentro do processo produtivo.

Nesse caso, o material a ser utilizado é requisitado no dia anterior ao do seu uso, garantindo a disponibilidade no momento necessário.

Na sequência, os materiais são posicionados da maneira mais favorável para serem resgatados pelo sistema de produção, garantindo a disponibilidade de matéria-prima e possibilitando uma maior produtividade.

Todos os produtos não utilizados naquele momento são armazenados em um espaço anexo ao chão de fábrica e, ao sinal de diminuição do estoque de paletes, a equipe responsável pela movimentação de carga providencia o reabastecimento.

Como otimizar esse processo?

Diante de todas essas possibilidades, é importante avaliar criteriosamente as melhores práticas a serem adotadas por sua empresa, visando implantar e/ou otimizar o processo de paletização.

Para isso é preciso contar com profissionais que conheçam do assunto e possam efetivamente colaborar para que o projeto tenha êxito.

Além disso, é necessário contar com a colaboração dos fornecedores e prestadores de serviços que precisam atender as demandas a serem geradas pelo seu empreendimento.

Mais do que isso, será necessário estruturas adequadas de armazenamento, onde os paletes possam ser estocados, garantindo qualidade aos produtos e segurança na operação.

Saiba como usar essas técnicas de forma segura

Como mencionado, para utilizar a técnica de paletização de forma segura o melhor caminho a ser tomado é contar com quem possa ajudar.

Para isso, vale a pena conhecer as soluções da Fabrimetal, uma empresa que desde 2001 atende a clientes de todo o Brasil que desejam implementar em seus empreendimentos o que existe de melhor em termos de estrutura logística.

Somos especializados no assunto e estamos à disposição para colaborar com uma avaliação a respeito da melhor solução para o seu negócio, considerando as características e particularidades que cada empresa e negócio possui.

Para saber mais a respeito, acesse nosso site e conheça detalhes a respeito da nossa estrutura e o formato de trabalho que oferecemos a nossos clientes. Estamos à disposição para conhecer a sua realidade e ajudá-lo de forma segura a melhorar a sua área logística!

×