Os racks metálicos industriais são importantes ferramentas logísticas para empresas que necessitam de soluções que ofereçam qualidade de armazenamento, praticidade nas instalações e possibilidades nas mudanças de layouts.
Esses equipamentos são utilizados no transporte de materiais e de fundamental importância para a obtenção da desejada produtividade fabril.
Voltada para qualquer segmento de negócio e independente do tamanho da empresa contratante, essa solução é encontrada em depósitos espalhados por todo o país.
Não se discute mais a importância da logística e o quanto esse setor tornou-se decisivo e estratégico para as empresas.
Cada vez mais os consumidores tornam-se exigentes, pois a uma distância de um clique, eles estão acessando os produtos e serviços que desejam contratar.
As empresas, por sua vez, precisam estar preparadas para a demanda e precisam disponibilizar as mercadorias adquiridas pelo mercado em um tempo muito pequeno, onde o prazo de entrega tornou-se um fator determinante e decisivo no fechamento de uma negociação.
Para se ter ideia dessa realidade, segundo uma pesquisa realizada pela plataforma Capterra ligada ao Grupo Gartner, 73% dos consumidores que compram pela internet consideram que o prazo de entrega é um serviço de alta relevância, superando inclusive o preço e o bom atendimento.
Para que essa expectativa seja atendida, é necessário que o produto esteja disponível no estoque, caso contrário, torna-se impossível atender essa demanda do mercado.
Neste post, apresentaremos os racks metálicos industriais e sua importância nos processos logísticos das empresas em todo o mundo. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!
O que são os racks metálicos industriais?
Os racks metálicos industriais são estruturas logísticas utilizadas para o transporte de materiais e para a armazenagem desses produtos em um galpão de uma fábrica ou nos depósitos das empresas.
São desenvolvidos a partir dos seguintes materiais:
- perfis de aço dobrado,
- tubos,
- chapas,
- telas.
Esses equipamentos possuem aberturas laterais, são empilháveis e suportam a movimentação através de empilhadeiras.
Essas características possibilitam a chamada verticalização do estoque, onde os espaços são utilizados em sua totalidade, garantindo um excelente aproveitamento logístico.
O uso dessa ferramenta permite que materiais possam ser estocados em forma de blocos, possibilitando o empilhamento dos racks, ou ainda no formato horizontal, quando corredores podem ser formados.
Quais os benefícios de usar os racks metálicos?
Possivelmente, você já deve ter percebido os diferenciais que os racks metálicos industriais oferecem a uma empresa quando o assunto envolve:
- transporte,
- movimentação,
- estocagem.
Porém, vale a pena conferirmos os benefícios que essa solução oferece para os empreendimentos que optam pelo seu uso.
O primeiro deles é a facilidade com que podem ser montados ou deslocados, viabilizando o uso de todos os espaços de um depósito, o que os transformam em uma solução versátil.
As estruturas e o formato com o qual são construídos possibilitam que sejam facilmente desmontáveis, portanto, adaptam-se às necessidades e ao momento da operação, garantindo qualidade de estocagem e segurança nas operações.
A mencionada verticalização contribui significativamente para a diminuição dos custos com estocagem e possibilita agilidade e praticidade nas movimentações.
Os racks metálicos industriais produzidos pela Fabrimetal podem ser projetados sob medida e exatamente de acordo com as especificidades e características de cada ambiente.
Eles também não necessitam de corredores para serem instalados, pois eles mesmos formam um sistema de armazenagem blocado.
Sua estrutura permite o empilhamento de paletes, pois podem ser usados como uma estante, onde suas prateleiras podem receber esse tipo de estrutura.
Tal qual outras estruturas de armazenagem, essa ferramenta garante segurança na operação, oferecendo resistência e durabilidade.
Assim como qualquer outra ferramenta de armazenagem existente no depósito, os racks podem ser endereçados e facilmente inseridos nos sistemas de controle e organização dos produtos estocados.
Não existe qualquer impedimento que possa vir a dificultar a localização das mercadorias.
E os flow racks, para que são utilizados?
Os flow racks são estruturas que além de oferecerem todos os benefícios citados até aqui, possuem uma característica especial.
Essas estruturas possuem uma esteira que possibilita que as caixas armazenadas deslizem para a frente da estrutura, na medida em que as vazias são retiradas dos racks metálicos industriais.
Elas possuem uma leve inclinação que contribui, em função da lei da gravidade, para que as caixas armazenadas ocupem os espaços que ficaram vazios, tomando o lugar das anteriores.
A armazenagem flow racks é a ideal para empresas que usam a metodologia FIFO (First In, First Out), ou seja, o primeiro produto que entra deve ser o primeiro a sair.
Esse tipo de armazenagem facilita as operações e apresenta as seguintes características:
- voltado para estoque e movimentação de produtos que não possuem grandes volumes,
- colabora na preservação dos materiais,
- facilita o processo de expedição de pedidos,
- melhora a eficiência logística.
Agora que você obteve um bom conhecimento a respeito dos racks metálicos industriais, acesse o site da Fabrimetal e conheça os modelos desenvolvidos por uma das empresas que mais conhecem sobre esse assunto no Brasil!