Tudo o que você precisa saber sobre o sistema porta paletes

Tudo o que você precisa saber sobre o sistema porta paletes

O sistema porta paletes pode fazer toda a diferença nos processos logísticos do seu empreendimento.

Para compreendermos melhor essa solução, vale conhecermos um pouco mais sobre os paletes, um tablado produzido para possibilitar a movimentação e estocagem de uma grande quantidade de caixas.

O seu uso possibilita o agrupamento de produtos, facilitando os seguintes processos em um armazém:

  • descarregamento,
  • carregamento,
  • movimentação,
  • armazenamento.

O palete foi inventado por dois norte-americanos (George Raymond e Bill House) no ano de 1939, quando receberam a patente dessa criação em nome da empresa Lyon Iron Works.

Tudo mudou a partir desse momento, pois o trabalho que se tinha em carregar e descarregar caminhões e navios, e acondicionar as mercadorias nos depósitos, foi muito facilitado.

Logo após a invenção do palete, surgiu também a empilhadeira, o veículo que consegue otimizar o tempo e possibilita agilizar todos os processos logísticos em um armazém.

O porta paletes, por sua vez, surgiu na sequência, facilitando também o processo de estocagem, pois garante segurança e facilita os trabalhos, onde os braços foram substituídos por potentes máquinas capazes de suportar grandes cargas.

Neste post, apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre o sistema porta paletes e as principais vantagens na adoção dessa solução. Continue lendo e saiba mais a respeito desse interessante assunto!

O que é sistema porta paletes? 

O sistema porta paletes é uma estrutura que possibilita os mais diversos tipos de estocagem, ou seja, sua empresa pode escolher de que maneira pretende realizar o armazenamento das mercadorias considerando as necessidades de cada material e a estrutura física do seu galpão.

Independente do tipo a ser escolhido, o fato é que todo o processo ganha em agilidade, segurança e capacidade de armazenamento.

Também é importante mencionar que esses sistemas são compatíveis com todo o tipo de empilhadeira, suportando diversas:

  • dimensões,
  • pesos,
  • volume de cargas.

Quais os tipos de sistema porta paletes?

Basicamente, pode-se dividir o sistema porta paletes em três tipos.

O primeiro é o convencional, ou seja, o mais comum adotado nos galpões de armazenagem, pois permite uma fácil localização e movimentação das mercadorias e são facilmente ajustáveis a partir do reposicionamento das estruturas.

O de dupla profundidade é aquele que permite o armazenamento de dois paletes em um mesmo nível. 

Nesse caso, diminui-se o número de corredores, porque se dobra o volume de mercadorias estocadas em cada nível, no entanto, as empilhadeiras a serem utilizadas precisam ser pantográficas.

Por fim, existe também o sistema para corredor estreito, aumentando a compactação do material armazenado alcançando grandes alturas. Mas, as empilhadeiras precisam ser trilaterais e podem ser operadas em conjunto com trilhos ou um sistema de guia por indução.

Principais vantagens desse sistema

Dentre os diversos benefícios oferecidos no sistema porta paletes, destacam-se:

Melhor organização e mais agilidade

Uma das principais características desse sistema é a organização, pois todos os materiais são estocados no formato vertical, o que possibilita o aproveitamento de espaço e possibilita muita facilidade na localização dos produtos.

A questão estética do ambiente também melhora bastante, uma vez que passa a existir uma padronização de toda a armazenagem, apresentando um visual agradável e limpo.

Seguindo a organização, a agilidade das operações é perceptível, visto que as movimentações ocorrem com fluidez e de forma rápida.

Segurança no ambiente de trabalho

Outro aspecto que merece destaque diz respeito à segurança dos colaboradores e do ambiente de trabalho.

A estrutura do sistema porta paletes colabora para que não exista o risco de desmoronamento das mercadorias, causando acidentes que podem ter consequências graves.

Pela otimização dos processos, conforme já mencionado, a circulação de equipamentos e pessoas é reduzida, o que também colabora com a segurança do depósito.

Aumento do volume de armazenamento

Independente do tipo de sistema porta paletes adotado é perceptível um aumento considerável no volume de armazenamento.

Em função da organização do ambiente, aproveita-se ao máximo os espaços, o que consequentemente leva a empresa a uma redução no custo de armazenagem.

O limite para o depósito das mercadorias está diretamente relacionado ao alcance das empilhadeiras, portanto, muito pode ser feito em termos logísticos quando o assunto envolve volume de material armazenado.

Redução de avarias

Por fim e que também colabora efetivamente no resultado financeiro e operacional da operação, percebe-se uma diminuição significativa das avarias nos materiais estocados.

Mas uma vez, a organização do ambiente e a possibilidade e recursos disponíveis no quesito espaço, colabora com a diminuição de possíveis avarias que ocorrem em função de colisões durante os trabalhos de movimentação.

Além disso, as estantes do sistema porta paletes evitam que possa ocorrer o esmagamento dos produtos em função do peso e de uma possível sobrecarga.

Como se observa, esse tipo de armazenagem é uma das melhores opções para a imensa maioria dos depósitos, no entanto, é fundamental que as estruturas contratadas sejam de qualidade e que possibilitem a agilidade e mudanças de layout.

Na Fabrimetal, o sistema porta paletes é fabricado a partir de uma análise das necessidades de nossos clientes, portanto, cada projeto é único e específico. E o que é mais importante, atendendo às características e particularidades de cada ambiente.

Para conhecer mais a respeito das nossas soluções, acesse nosso site e confira o que podemos fazer para otimizar e colaborar com as operações logísticas do seu negócio!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×