7 maneiras de mensurar o desempenho das suas operações logísticas

7 maneiras de mensurar o desempenho das suas operações logísticas

As operações logísticas são complexas e exigem um acompanhamento cuidadoso para que se mantenham sempre eficientes.

Nesse sentido, os indicadores de desempenho, também conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs), são um recurso valioso para monitorar o sucesso dos seus processos.

Com eles, é possível acompanhar os resultados obtidos nas diversas etapas do processo logístico, incluindo:

  • recebimento das mercadorias,
  • conferência,
  • armazenamento,
  • separação de pedidos,
  • movimentação,
  • expedição,
  • transporte.

Esse acompanhamento detalhado e preciso é fundamental para que sejam identificados gargalos e falhas, assim como oportunidades de melhoria, tornando os procedimentos mais eficientes.

Por isso, neste conteúdo, apresentamos 7 indicadores que ajudarão a mensurar o desempenho das suas operações logísticas. Confira!

Explore os indicadores que mensuram o desempenho das operações logísticas

Atualmente, com a aplicação de diversas tendências tecnológicas ao setor logístico, o acompanhamento das operações é mais preciso do que nunca, desde que você saiba quais indicadores monitorar.

Com a ajuda de ferramentas como o Warehouse Management System (WMS), ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns, é possível reunir e analisar dados relacionados às diversas etapas do processo logístico.

Dessa maneira, o desempenho de cada operação pode ser analisado e mensurado, permitindo que os gestores identifiquem aspectos a serem melhorados para elevar seus resultados de forma contínua.

Por esse motivo, a seguir, apresentamos os 7 indicadores que você deve acompanhar para monitorar o desempenho das suas operações logísticas:

Tempo de envio

Tudo começa com o tempo de envio dos pedidos, que possui um papel bastante importante para o sucesso das operações logísticas como um todo.

É importante lembrar que problemas nessa etapa podem gerar prejuízos ao longo de outros estágios do processo, o que significa que mensurar o seu desempenho é bastante importante para o sucesso de todos os procedimentos.

Para chegar ao valor desse indicador, basta identificar o número de pedidos que foram enviados no prazo estabelecido, ou antes dele, e dividi-lo pelo número total de pedidos.

Assim, você terá uma visão mais precisa do sucesso dessa operação.

Tempo de entrega

O tempo de entrega é outro indicador fundamental, especialmente porque pode impactar significativamente a experiência do seu cliente.

Atrasos são sempre desagradáveis e podem prejudicar a sua imagem diante dos consumidores, criando uma reputação negativa no mercado.

Para calcular o tempo médio de entrega, é preciso considerar o período que se inicia na realização do pedido e se encerra no momento em que o produto chega até o consumidor.

Assim, esse é um indicador bastante importante para avaliar a qualidade dos seus serviços. 

Custos de transporte

Reduzir custos sem diminuir a qualidade dos serviços é um objetivo compartilhado por muitas empresas.

Assim, no caso das operações logísticas, vale a pena acompanhar os custos envolvidos no transporte das mercadorias, de forma que você possa avaliar possibilidades de redução.

Para isso, deve ser calculado o total das despesas envolvidas no processamento de um pedido do início ao fim, desde sua colocação até a entrega.

A partir daí, é possível avaliar se há necessidade de redução e, caso a resposta seja positiva, quais custos podem ser diminuídos sem passar por perdas na qualidade do transporte.

Custos de armazenagem

Os custos de armazenagem nem sempre são considerados, mas também desempenham um papel importante na melhoria das suas operações logísticas.

Essas despesas se referem ao dinheiro alocado às mercadorias que são movidas para dentro do seu armazém, tendo em vista que, mesmo quando estão armazenadas, demandam um investimento na manutenção do local e no manuseio dos itens.

Caso esse indicador aponte a necessidade de melhorias, pode ser interessante avaliar novas opções de sistemas de armazenagem, buscando opções que auxiliem na redução dos custos.

Leia também: Mais eficiência e menos custo: soluções de armazenagem de materiais.

Nível de estoque

Tanto o excesso quanto a falta de mercadorias podem trazer prejuízos ao seu armazém.

Assim, para uma boa gestão desse espaço, é preciso acompanhar o nível do estoque, que corresponde à quantidade de produtos disponíveis em relação à demanda.

A ideia é que o nível se mantenha equilibrado, indicando que não há itens em excesso ou em falta, ou seja, que as demandas estão sendo atendidas de forma eficiente e precisa.

Número de remessas

Outro indicador que deve ser considerado ao avaliar o desempenho das suas operações logísticas é o número de remessas.

Embora seja um dado simples e facilmente localizado, é importante que ele também seja monitorado, uma vez que poderá ser utilizado no acompanhamento de diversas etapas do processo, como no caso das entregas.

Assim, esse é um elemento a ser observado continuamente para uma boa gestão do armazém.

Taxa de erros e devoluções

Por fim, para mensurar o desempenho das suas operações logísticas, é imprescindível que você conheça a sua taxa de erros e devoluções.

Essa informação indicará o quanto seus processos precisam ser aprimorados, auxiliando na elaboração de estratégias capazes de melhorar seus resultados.

Um bom modo de utilizar esse indicador é aplicá-lo a diferentes áreas da cadeia de suprimentos, de modo que você possa localizar com maior precisão as operações de maior fragilidade.

Ao acompanhar esses 7 indicadores, você poderá compreender melhor os resultados obtidos pelas suas operações logísticas e chegar a soluções eficazes para melhorá-los.

Agora que você já conhece todos eles, continue por aqui e saiba mais sobre a gestão estratégica de diferentes tipos de estoques!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×