A gestão logística tem uma influência direta nos resultados de qualquer operação, sendo em muitos casos um fator decisivo para o fechamento de negócios.
Cada vez mais as empresas desejam trabalhar com estoques enxutos, contando com fornecedores que supram as suas necessidades em tempo hábil e com qualidade.
Outro fato que chama a atenção é que os consumidores também passaram a considerar a logística como um fator decisivo no fechamento de um pedido.
O tempo de entrega passou a ser considerado um dos itens mais importantes na decisão de compra, onde a qualidade e assertividade dos processos passaram a ser fundamentais.
Para se ter ideia a esse respeito, de acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Capterra, 73% das pessoas que compram pela internet consideram o prazo de entrega relevante no fechamento de um negócio, superando até mesmo os outros fatores, como preços e atendimento.
Diante dessa realidade, não há como ignorar a gestão logística e providenciar ferramentas, estruturas e capacitação dos profissionais que atuam no setor para atender a demanda exigida pelo mercado.
Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito e de que forma os melhores sistemas de armazenagem colaboram de maneira efetiva para o sucesso logístico das operações. Continue lendo e confira!
Principais sistemas de armazenagem que otimizam a gestão logística
A gestão logística envolve várias atividades do setor, onde todas precisam funcionar com um alto nível de precisão para que se obtenha sucesso nas operações.
Para isso, torna-se necessário ajustar e desenvolver ações que garantam qualidade nos seus diversos setores, como:
- recebimento das mercadorias,
- conferência,
- armazenamento,
- separação de pedidos,
- movimentação,
- expedição,
- transporte.
Quando se avalia o sistema de armazenagem, percebe-se que esse item é fundamental para que toda a operação flua e garanta as condições adequadas para a manutenção dos materiais estocados.
Sendo assim, faz-se necessário uma avaliação criteriosa a respeito das melhores soluções a serem disponibilizadas, visando atender devidamente a estocagem dos produtos, onde estruturas adequadas precisam estar disponíveis.
Vamos conhecer as principais e de que forma elas otimizam a gestão logística das empresas:
Prateleiras industriais
As prateleiras industriais são comumente utilizadas para o armazenamento e desenvolvimento de tarefas envolvendo:
- estocagem de produtos avulsos,
- excelentes opções para pequenos itens, almoxarifados e autopeças,
- separação e montagem de pedidos de múltiplos níveis.
Na Fabrimetal, essas estruturas são fabricadas de acordo com as necessidades de cada ambiente, ou seja, são personalizadas, podendo inclusive serem desmontadas e manuseadas de forma a atender as mais diversas demandas.
Além dos modelos tradicionais, são oferecidas ao mercado outras possibilidades, como:
- separador de caixa,
- bandeja galvanizada,
- bandeja MDF 18mm laminado.
Porta paletes
O porta paletes é uma estrutura voltada a organizar e verticalizar os estoques.
Adaptáveis a qualquer tipo de carga e volume, essa solução é muito utilizada tanto para o armazenamento quanto para o transporte de materiais.
Essas estruturas também são fabricadas sob medida na Fabrimetal, atendendo aos requisitos que envolvem:
- dimensões dos elementos da armazenagem,
- espaços disponíveis no depósito,
- equipamentos de movimentação.
O porta paletes é normalmente utilizado nos armazéns, depósitos industriais e centros de distribuição.
Também são ótimas opções para a área de separação de pedidos e como “pulmão” das áreas de produção.
Racks metálicos
Chegamos aos racks metálicos, conhecidos também como industriais.
Trata-se de estruturas utilizadas como um sistema de armazenagem blocado, ou seja, a mercadoria é estocada diretamente uma sobre a outra.
Isso faz com que não necessitem de corredores para serem instalados, sendo facilmente desmontáveis e permitindo o uso integral de todos os espaços disponíveis.
É uma solução muito interessante para depósitos que possuam limitações de espaços e são produzidos para os mais diversos segmentos, contribuindo de forma efetiva com:
- a preservação da qualidade das peças no transporte,
- o auxílio no estoque e na organização de mercadorias.
Estruturas cantilever
Chegamos às estruturas cantilever, fundamentais na gestão logística de empresas que trabalham com produtos de elevadas dimensões e pesos.
Próprias para itens longos de larguras variadas, essas estruturas evitam que os produtos se deteriorem ou danifiquem em função do seu próprio peso e medida.
Desmontáveis e projetadas de acordo com as necessidades do ambiente, são ferramentas ideais para armazenagem de:
- perfis,
- barras,
- tubos,
- fardos de grandes dimensões,
- botinas, etc.
Como escolher a melhor estrutura para o armazém?
A escolha pela melhor opção para armazenamento e gestão logística precisa considerar, em primeiro lugar, o espaço disponível no armazém.
Além disso, é preciso entender qual o formato da operação da empresa, quando estratégias logísticas precisam ser atendidas pelas estruturas a serem instaladas.
Por fim, também deve ser analisado o material a ser estocado, quantidades e necessidades básicas de armazenamento.
Conte com a Fabrimetal para otimizar a gestão logística
Para acertar nessa escolha, é fundamental contar com especialistas no assunto, ou seja, consultar a Fabrimetal possibilita que sua empresa e suas necessidades sejam analisadas de forma particular, onde todos os quesitos mencionados acima são considerados para a apresentação da melhor solução.
Atuando no mercado desde 2001, a empresa conquistou o reconhecimento de clientes distribuídos por todo o Brasil, oferecendo soluções sob medida que atendem exatamente a demanda de cada situação.
Se a sua empresa busca por soluções e sistemas de armazenagem que colaborem para a gestão logística do seu negócio, consulte a Fabrimetal. Teremos imensa satisfação em compreender as necessidades do seu negócio e nos comprometemos a apresentar uma solução personalizada que atenda a sua demanda!