Como organizar o armazém considerando a rotatividade de estoque?

Não há como organizar o armazém sem considerar a importância da rotatividade de estoque.

Um dos graves problemas logísticos encontrados em muitos empreendimentos envolve a falta de controle dos produtos estocados, gerando problemas como:

  • grande quantidade de mercadorias estocadas que não giram,
  • falta de mercadorias,
  • produtos com data de vencimento expiradas,
  • linhas de produção paradas por falta de matéria-prima,
  • compras realizadas sem considerar históricos e rotatividade dos produtos.

Esses problemas são comuns em grandes corporações, mas também em pequenos negócios, tanto nas empresas que atuam no segmento comercial como no industrial.

Além dos prejuízos comuns em função dos materiais parados no estoque, produtos que precisarão ser descartados por estarem vencidos e a falta de materiais para os processos produtivos ou disponíveis nas gôndolas das lojas, essa situação causa um grande desgaste para a marca.

O consumidor, cada vez mais exigente, quando não encontra aquilo que deseja, busca por alternativas, afinal, com alguns poucos cliques no smartphone, ele consegue acessar e realizar um pedido em outra loja.

Neste post, apresentaremos detalhes de como organizar o armazém considerando a rotatividade de estoque. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!

O que é, exatamente, a rotatividade de estoque?

A rotatividade de estoque, conhecida também como giro, é obtida a partir de um cálculo que demonstra quantas vezes um estoque médio foi usado por um determinado período.

Como exemplo, e para ajudar na compreensão, suponha que sua empresa tenha um estoque médio do produto X calculado em 100 unidades.

Considere que esse produto, no período de 3 meses, tenha vendido 300 unidades, calcula-se a rotatividade realizando a seguinte operação:

rotatividade de estoque = vendas / estoque médio

rotatividade de estoque = 300 / 100

Isso significa que o produto X gira 3 vezes a cada trimestre.

Esse valor contribui para que se saiba exatamente o quanto comprar para garantir estoques que atendam ao período desejado, portanto, é uma excelente ferramenta para o departamento de suprimentos.

Infelizmente, muitos empreendedores, em função da falta de tempo e de ferramentas de apoio que possam contribuir para uma visualização dos estoques, fazem suas compras a partir daquilo que “acreditam” ser bom para o seu negócio.

Os motivadores para essas compras estão relacionados a uma suposta “experiência de mercado” e as solicitações dos clientes que buscam por determinada mercadoria e não encontram.

Ocorre que a maioria dos clientes não comenta a respeito da falta de produtos e acaba buscando o concorrente para suprir as suas necessidades.

Quais os benefícios de organizar o estoque?

Como se observa, deixar de organizar o estoque é um sério problema que causa grandes prejuízos às empresas.

Nas indústrias, a falta de controle pode acarretar a parada de uma linha de produção, enquanto que no comércio, gôndolas podem ficar vazias.

Em compensação, o controle da rotatividade de estoque viabiliza a organização logística, oferecendo diversos benefícios, onde destacamos:

Redução de perdas

Além das datas de validade dos produtos que precisam fazer parte dos controles dos estoques, compras indevidas podem causar sérios prejuízos financeiros.

Um exemplo disso diz respeito à moda e às tendências de mercado.

Não observar o giro das mercadorias pode criar situações onde materiais ficam estocados nos depósitos, ocupando espaço ou “encalhados” nas gôndolas das lojas.

A observação atenta aos números, tendências e giro dos produtos faz toda a diferença, possibilitando que não ocorram perdas e que produtos não sobrem ou faltem nas operações.

Maior controle do inventário

Controlar o inventário é um fator decisivo para o sucesso de qualquer operação.

Sua empresa precisa de informações confiáveis que apontem:

  • quantidade de produtos estocados,
  • quantidades mínimas e máximas desejadas para cada item,
  • estoque médio de cada mercadoria,
  • rotatividade de estoque.

Além disso, é fundamental que produtos que não estejam mais sendo comercializados sejam retirados do inventário, assim como os lançamentos e novidades sejam inseridos.

Também se faz necessário o controle dos fornecedores, a atenção para sazonalidade de produtos e a atenção para mudanças que possam ocorrer em função de eventos externos que possam comprometer as entregas e disponibilidade de mercadorias.

Mais agilidade nos processos

Por fim, tudo fica mais fácil quando se sabe qual é a rotatividade de estoque e se tem um controle apurado a esse respeito.

A agilidade dos processos é imediatamente perceptível, pois os controles possibilitam que as atividades sejam sempre realizadas de forma antecipada, evitando atropelos e erros.

Como resultado:

  • produtos não são descartados em função da data de vencimento,
  • não faltam mercadorias nas gôndolas,
  • não sobram materiais nos depósitos,
  • as compras são realizadas no tempo certo e nas quantidades adequadas.

Como fazer a organização do armazém considerando a rotatividade de estoque?

Além de todos esses controles, indispensáveis para o sucesso de uma operação, a organização do armazém também precisa ser considerada a partir das suas movimentações.

Os produtos de alta rotatividade precisam estar posicionados de maneira a facilitar a estocagem, separação e movimentação, portanto, devem estar armazenados em locais próximos do recebimento e expedição.

Outro fator importante é o de segmentar as mercadorias, ou seja, deixar próximas aquelas de categorias semelhantes, facilitando a localização e agilizando a logística.

A otimização dos layouts também faz toda a diferença nos processos logísticos, onde a verticalização pode ser uma ótima opção para as estocagens e, mais do que isso, a adaptação das estruturas à realidade do armazém é fundamental para que se alcancem bons resultados.

Agora que você conhece detalhes a respeito da rotatividade de estoque e da importância da organização do seu armazém, acesse o site da Fabrimetal e confira as possibilidades existentes para que as estruturas de armazenagem do seu depósito possam estar adequadas às necessidades e realidade da sua empresa!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×