Picking é uma palavra inglesa que significa “escolhendo”, mas que no meio logístico envolve o processo de separação de materiais e preparação de pedidos.
Esse processo pode fazer toda a diferença no sucesso das operações logísticas como também pode causar grandes transtornos com relação à satisfação dos clientes.
É por isso que esse assunto precisa ser avaliado com muita atenção e deve ser estudado de forma a implementar a melhor solução que atenda as particularidades e necessidades da sua empresa.
Seja para atender a um consumidor que aguarda o pedido em sua casa ou para a indústria que espera ansiosamente pela chegada da matéria-prima e insumos, o fato é que o envio de produtos em desacordo com o pedido é um sério problema para quem compra e também para quem vende.
Além disso, a demora nesse processo é outra situação que acaba refletindo na insatisfação dos clientes
De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Grupo Descartes Systems, 67% dos consumidores do e-commerce sofrem com problemas na entrega.
Mesmo diante de um índice tão alto, houve uma melhora no desempenho das empresas, quando esse índice decresceu em 6% se comparado com a pesquisa realizada em 2022.
Existem muitas situações onde o “gargalo” relacionado aos problemas logísticos estão exatamente no processo de picking.
Por isso, apresentaremos detalhes a esse respeito e o que fazer para implementar a melhor solução para os processos logísticos da sua empresa. Continue lendo e confira!
Descubra como escolher o picking ideal para sua empresa
Existem modalidades diferentes de picking, cada uma voltada a determinada situação, possibilitando agilidade, precisão, qualidade na escolha e preparação dos materiais que precisam ser remetidos a seus destinos.
O picking direto é aquele onde um único profissional separa o pedido, atendendo a cada solicitação ou pedido de forma completa. Apesar de ser um processo mais demorado, esse modelo é o que apresenta menor incidência de falhas.
A separação de produtos, conhecida como “por onda”, é voltada às empresas que vendem o mesmo produto em grandes quantidades e possuem alta rotatividade.
Existe o modelo por lote, onde se aguarda o acúmulo de pedidos até determinada quantidade, quando então a retirada é realizada do estoque.
Por fim, outro picking bastante comum é o por zona, onde o estoque é dividido por áreas e em cada uma delas um responsável realiza a coleta e separação das mercadorias correspondentes a esse espaço.
A melhor escolha é aquela que apresenta resultados positivos, atendendo as necessidades e características dos processos logísticos da empresa.
As vantagens do picking
Organizar e desenvolver a metodologia adequada do picking traz muitas vantagens para o seu empreendimento. Vamos conhecer algumas delas:
Melhora a eficiência
A eficiência logística é imediatamente percebida com a implantação do picking, uma vez que a agilidade no processo de separação se integra com a diminuição dos erros.
Isso se dá em função da metodologia aplicada, onde se torna possível priorizar os pedidos de acordo com as rotas e prazos de entregas fechados com os clientes.
Reduz erros
Como já vimos, a redução de erros também é imediatamente perceptível a partir da implementação do picking correto para o atendimento aos processos logísticos.
A execução da separação dos materiais e envio de pedidos ocorre a partir de definições e métodos previamente estabelecidos com relação aos:
- processos,
- funções,
- atividades.
Como resultado, uma melhora efetiva na assertividade dos pedidos entregues e a satisfação dos clientes.
Aumenta o controle de estoque
Um dos grandes benefícios com o picking é a melhora da gestão de controle de estoque.
A adoção desse processo possibilita que os materiais sejam separados por categoria, quando a setorização pode ser realizada a partir das necessidades e comportamentos das vendas.
Essas facilidades ocorrem tanto no acompanhamento das movimentações como também na separação dos itens, uma vez que existem soluções tecnológicas que possibilitam uma rápida identificação dos produtos nos depósitos.
Proporciona flexibilidade aos processos
Como já vimos anteriormente, com os processos organizados e bem definidos, torna-se possível flexibilizá-los de acordo com as necessidades do momento.
Isso significa que se torna possível priorizar separações e movimentações de mercadorias, sem comprometer a entrega de outros pedidos e solicitações.
É preciso lembrar que o picking possibilita a agilização dos processos, portanto, além de facilitar os trabalhos, é uma excelente ferramenta para a produtividade dos profissionais.
Ajuda na produtividade dos colaboradores
Por falar em produtividade, essa ocorre em função das facilidades na localização e separação dos produtos, pois o picking é implementado a partir de um bom sistema de controle de estoque.
Os profissionais conseguem, a partir disso, reunir diversos pedidos ou ainda focar em determinados produtos e, quem sabe, ainda cuidar exclusivamente da sua área, focando as suas tarefas.
Como já apresentamos anteriormente, tudo depende do modelo estratégico de armazenagem e movimentação adotado pela empresa, quando o método pode ser adaptado às necessidades do empreendimento.
Reduz custos
Por fim, e o que normalmente é um dos mais valorizados benefícios, está a redução de custos.
Com a diminuição dos erros e a agilização na entrega dos pedidos, evitam-se as devoluções ou troca de mercadorias.
O processo também colabora com a diminuição do extravio e perdas de produtos, porque todas as movimentações passam a ser monitoradas através de equipamentos utilizados no processo de picking, melhorando significativamente os controles.
Como se observa, vale a pena investir e implementar o picking correto nos processos logísticos da sua empresa.
Agora que você conhece mais sobre esse assunto, leia nosso post e descubra as diferenças entre os principais sistemas de armazenagem!