Qual é a capacidade que uma prateleira industrial pode suportar?

Qual é a capacidade que uma prateleira industrial pode suportar

A maior capacidade que uma prateleira industrial pode suportar depende de diversos fatores. O que podemos perceber facilmente é que as prateleiras industriais devem ser selecionadas de acordo com os itens que serão armazenados e sua quantidade.

Diante disso, os responsáveis pelo setor de armazenagem têm a necessidade de analisar os materiais utilizados, sua capacidade de carga e, principalmente, sua necessidade de uso.

Como a indústria é extremamente diversificada e como cada produto final exige uma série de matérias-primas e insumos, a capacidade que uma prateleira industrial pode suportar depende unicamente da necessidade de armazenamento.

As prateleiras podem apresentar as mais variadas medidas de altura, assim como maior ou menor quantidade de vãos, o que as torna um sistema de armazenagem dos mais maleáveis e adaptáveis. E, assim, os tamanhos e medidas podem ser adaptados conforme a necessidade de cada empresa, sempre com o objetivo de facilitar a tarefa de armazenamento, mantendo a segurança e a integridade dos itens.

Capacidade de suporte das prateleiras: de acordo com o exigido

Os modelos de prateleiras industriais são os mais diversos, podendo ser utilizados em oficinas, almoxarifados, armazéns ou onde seja necessário armazenar qualquer tipo de material.

A capacidade que uma prateleira industrial pode suportar, dessa forma, vai depender do uso, uma vez que se pode encontrar prateleiras de aço com capacidade de poucos quilos, ou mesmo acima de 300 quilos por vão da prateleira.

Ao mesmo tempo em que se deve pensar no peso suportado pelas prateleiras, é importante analisar as medidas de cada uma, sua largura e profundidade, além da altura, para possibilitar que todos os itens armazenados possam ser rapidamente resgatados para uso.

A chapa utilizada também deve ser levada em consideração, uma vez que a capacidade que uma prateleira industrial pode suportar vai depender desse material. Normalmente, as chapas utilizadas em prateleiras industriais são as de números 26, 24, 22 e 20. A primeira opção é uma chapa mais fina, indicada para pouco peso, aumentando sua capacidade de suportar peso com a diminuição de seu número de classificação.

Como se trata de uma estrutura que pode ser customizada de acordo com as necessidades da empresa, é importante também analisar o suporte da prateleira, que deve estar consoante com sua capacidade de carga.

Versatilidade de uso, a grande vantagem da prateleira industrial

Sabemos que as prateleiras industriais são essenciais dentro de um armazém, já que permitem organizar e armazenar todos os itens necessários para a produção, disponibilizando espaço aéreo e garantindo que o armazém sempre esteja em perfeita ordem, com os itens dispostos da melhor maneira possível.

A estrutura das prateleiras no armazém deve seguir um projeto previamente elaborado, evitando que a empresa tenha necessidade de investir em novos materiais ou prateleiras para atender futuras necessidades.

Embora as prateleiras industriais possam parecer semelhantes, com a mesma estrutura, cada uma delas vai apresentar características de acordo com o aço utilizado, com sua espessura, seu suporte e, principalmente, sua capacidade de peso.

A capacidade que uma prateleira industrial pode suportar deve ser levada em conta na elaboração do projeto, pensando sempre na necessidade que a empresa apresenta para que o material suporte os itens armazenados sem qualquer risco, seja para os operadores ou para o próprio item armazenado.

Os cálculos que estabelecem a capacidade de peso da prateleira industrial devem ser feitos a partir do material utilizado em sua fabricação, seu comprimento, sua altura e o local em que será instalada. Normalmente, o cálculo é feito por um profissional habilitado, já que apresenta certa complexidade.

Enquanto o projeto é elaborado, o responsável deve conhecer detalhadamente os produtos que serão armazenados, definindo, dessa forma, o tipo de material utilizado na fabricação, a espessura, largura e altura da prateleira.

Basicamente, para atender às mais diversas necessidades, existem dois modelos estruturais diferenciados para as prateleiras industriais:

  • Um dos modelos é montado com estrutura tubular, fazendo com que a prateleira tenha maior reforço, ao mesmo tempo em que pode ser instalada com mais facilidade;
  • O segundo modelo pode ser fabricado com cantoneiras perfuradas, dando um visual mais leve à prateleira, ao mesmo tempo em que reduz o seu custo.

Tipos de prateleira industrial

As prateleiras industriais podem ser feitas nos mais variados tipos e modelos, atendendo diversas necessidades:

  • Prateleira lisa: ideal para armazenamento de produtos pequenos, evitando que possam cair do local;
  • Prateleira gradeada: permite a circulação do ar e, em câmaras de refrigeração, acelera o processo de congelamento. Em locais abertos, as grades impedem o acúmulo de poeira;
  • Prateleira com borda: funciona como uma gaveta aberta, servindo para guardar itens mais frágeis ou de menor tamanho.

A capacidade que uma prateleira industrial pode suportar, dessa forma, vai depender da carga que será armazenada. A grande vantagem na utilização de prateleiras é sua capacidade de ajuste e de montagem, podendo ser reguladas em alturas diferentes, oferecendo melhor distribuição dos produtos.

No projeto para instalação das prateleiras é preciso levar em consideração as normas técnicas elaboradas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, mantendo maior segurança para os itens e para os operadores do armazém.

A padronização dentro de um armazém, no entanto, é praticamente impossível, uma vez que, para cada empresa há uma necessidade diferenciada. As normas técnicas servem como orientação para que as prateleiras sejam projetadas e instaladas de maneira que não ofereçam qualquer tipo de risco.

Na elaboração de um projeto para o armazém, o responsável deve pensar na organização dos itens, na necessidade de modelos diferenciados de prateleiras e na localização de cada material armazenado. Dessa forma, é possível otimizar o funcionamento do armazém e saber a capacidade que uma prateleira industrial pode suportar, utilizando cada uma delas mais racionalmente.

Portanto, para que as acomodações dos itens que devem ser armazenados sejam mais adequadas, o projeto deve ser feito de maneira a atender as necessidades de cada empresa, aumentar a eficiência dos operadores e garantir maior produtividade. É importante lembrar, obrigatoriamente, de considerar o peso dos itens armazenados para que se consiga a melhor capacidade que uma prateleira industrial pode suportar.

×