O melhor sistema de armazenagem é aquele que oferece mais vantagens para a empresa, tanto na velocidade e agilidade da entrega de materiais quanto para s custos de armazenamento.
Existem diversos sistemas de armazenagem, utilizando métodos e ferramentas diferentes, buscando sempre aprimorar os resultados da empresa e ajudando a manter sua eficiência e lucratividade.
A seguir, vamos apresentar os principais métodos para armazenar materiais, possibilitando escolher o melhor sistema de armazenagem para sua empresa:
Sistema de armazenagem WMS
O WMS – Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns é um programa de gestão de materiais que permite automatizar os processos de armazenamento, otimizando o espaço disponível no ambiente e controlando todas as movimentações, oferecendo diversas funcionalidades, como níveis de reposição e gestão de inventários, entre outras.
Ao mesmo tempo, o administrador terá informações para o planejamento do estoque e para as diversas decisões que deve tomar no gerenciamento do armazém.
Sistema de armazenagem em racks
Os racks são montados com estrutura de metal, permitindo otimizar os espaços dentro do armazém. Através desse sistema é possível verticalizar a utilização do espaço, podendo armazenar maior quantidade de itens.
Escolhendo o melhor sistema de armazenagem, o modelo racks permite empilhamento de forma segura, evitando qualquer dano aos materiais.
Sistema de armazenagem mezanino
O melhor sistema de armazenagem para verticalização dos estoques é o mezanino, garantindo ainda mais a integridade dos materiais. O mezanino é uma elevação, como se fosse um segundo andar, que pode ser instalado para manter maior segurança.
Sua maior vantagem é permitir a utilização de prateleiras, que permitem otimizar o processo de armazenamento.
Sistema de armazenagem carrossel
O sistema de armazenagem tipo carrossel é utilizado por empresas de diversos ramos de atividade, permitindo armazenar uma série de itens, em prateleiras, que deslizam horizontalmente até as áreas de trabalho.
O sistema carrossel é de fácil instalação e possibilita a redução de custos através da substituição de equipamentos utilizados na movimentação dos materiais.
Sistema de armazenagem porta-paletes
O sistema porta-paletes pode também ser usado para a verticalização do espaço de armazenamento. O modelo é geralmente aplicado para a armazenagem de paletes, suportando itens mais pesados. Contudo, é um sistema que exige a utilização de empilhadeiras para chegar às estruturas superiores.
O porta paletes é o melhor sistema de armazenagem para empresas que precisam localizar rapidamente os materiais, movimentá-los e direcioná-los para as necessidades sem precisar movimentar outras cargas.
Sistema de armazenagem flow rack
A estrutura para o sistema flow rack geralmente é de metal, com as prateleiras dispostas de forma inclinada para deslizar as caixas com mercadorias. É o melhor sistema de armazenam para itens leves e pequenos.
Sua principal vantagem é permitir rápida reposição, uma vez que pode conter mais de uma caixa por unidade, podendo ser utilizada a caixa traseira sempre que a dianteira estiver vazia.
Modelos que podem oferecer o melhor sistema de armazenagem
Até agora falamos apenas de sistemas de armazenagem, mas devemos ainda tratar do modelo de trabalho oferecido para encontrar o melhor sistema de armazenagem. Ao mesmo tempo em que a empresa pode definir entre os sistemas apresentados, também deve pensar em como gerenciar o armazém e os estoques.
Além do melhor sistema de armazenagem para cada tipo de empresa, é necessário ainda pensar no seu gerenciamento e na forma como os serviços executados na logística possam ser melhor aproveitados.
Os principais modelos de gerenciamento são os seguintes:
Armazenagem própria
A armazenagem própria é aquele gerenciado pela própria empresa, mesmo que o armazém não esteja fisicamente instalado em suas dependências.
Nas grandes empresas, o sistema de armazenagem própria exige a instalação de centros de distribuição, localizados em locais estratégicos para facilitar o escoamento dos itens e mercadorias.
Contudo, mesmo que esse modelo de gerenciamento possibilite total controle aos administradores, nem sempre é interessante, principalmente quando não oferece à empresa a lucratividade exigida pelo empreendimento.
A armazenagem própria é um modelo de gerenciamento que deve ser analisado pelos administradores, para verificar se compensa financeira e estruturalmente para o empreendimento.
Armazenagem contratada
No modelo de armazenagem contratada, a empresa, como sugere o nome, contrata fornecedores ou prestadores de serviços para atuar no armazém, dividindo determinadas tarefas.
A empresa pode alugar um armazém para armazenar suas mercadorias, mantendo o controle sobre a movimentação de materiais, utilizando seus próprios colaboradores para os serviços necessários na logística.
Armazenagem terceirizada
A terceirização é um modelo bastante utilizado em diversas atividades e também é aplicável ao sistema de logística e armazenagem. Nesse modelo de gerenciamento, a empresa contrata uma outra, especializada em administração de armazéns, não tendo a responsabilidade sobre os serviços de logística exigidos.
A terceirização é o melhor sistema de armazenagem quando se pretende reduzir os custos operacionais.
Como escolher o melhor sistema de armazenagem
Para que a empresa possa escolher o melhor sistema de armazenagem deve considerar todos os fatores, inclusive e principalmente financeiros, identificado aquele que possa oferecer mais vantagens.
O principal objetivo, evidentemente, é otimizar os recursos e essa é uma tarefa que deve ser feita continuamente, ou seja, é preciso acompanhar criteriosamente os custos para tomar a melhor decisão.
O administrador pode optar por um ou outro dos sistemas apresentados, além de escolher o melhor modelo de gerenciamento, entendendo, principalmente, que a empresa deve buscar a expansão de suas atividades.
Contudo, também é importante considerar que toda e qualquer empresa apresenta limitações é, dessa maneira, é preciso evitar falhas na escolha do sistema que possam trazer prejuízos no futuro.
O fator produtividade não deve ser excluído dessa análise. Devemos considerar que, atualmente, o mercado é muito mais competitivo e somente empresas que possam vencer a concorrência conseguem se manter em atividade.
Assim, ao buscar o melhor sistema de armazenagem para uma empresa não se deve deixar de analisar os possíveis ganhos e eventuais perdas, dando atenção à otimização e automação das atividades, uma vez que essas são as principais exigências na conjuntura econômica.
Tudo deve ser analisado com critério, definindo o melhor sistema de armazenagem e entendendo que se trata de um setor que exige toda a atenção por parte dos administradores.