Para compreendermos a respeito da estrutura porta paletes, é importante que voltemos um pouco no tempo.
Antes disso, é importante sabermos que o palete é um acessório plano, fabricado em madeira, plástico ou metal que serve para facilitar o manuseio, estocagem e união de cargas.
Trata-se de um estrado ou plataforma que permite o empilhamento de mercadorias e que podem ser movimentadas e guardadas de forma conjunta.
A primeira patente para paletes foi concedida em 1939, juntamente com o aparecimento da empilhadeira, uma forma revolucionária para a movimentação de materiais.
No entanto, foi apenas durante a Segunda Guerra Mundial que essa estrutura ganhou força e conquistou os Estados Unidos e a Europa.
No Brasil, essa solução chegou somente na década de 1960 e consolidou-se duas décadas depois, quando recebeu normas de padronização para esses produtos fabricados naquela época, em madeira.
O porta paletes é, portanto, uma estrutura de armazenagem que possibilita que materiais sejam guardados verticalmente no formato de estantes, permitindo a agilidade na movimentação e organização dos estoques.
Neste post, apresentaremos o que é preciso para que essa estrutura de armazenagem atenda com qualidade as necessidades das empresas. Continue lendo e saiba mais a respeito desse interessante assunto!
Para que serve a estrutura porta paletes?
A estrutura porta paletes permite que a estocagem de materiais ocorram de forma rápida, organizada e com qualidade.
Os produtos acondicionados nos paletes são retirados com facilidade por empilhadeiras que rapidamente conseguem transferir uma carga de um veículo para o local de armazenamento.
O mesmo processo ocorre quando mercadorias precisam sair do estoque para serem transferidas para uma linha de produção (matéria-prima) ou para atender a algum pedido.
Essas grandes estruturas servem como estantes, economizando espaços e permitindo qualidade nas movimentações, além de segurança no armazenamento.
Os porta paletes são fabricados com aço, podendo chegar a altura de 10 metros.
Essas soluções são bastante utilizadas em diversos segmentos, tais como:
- indústrias,
- supermercados,
- atacadistas,
- distribuidoras,
- transportadoras, etc.
Vantagens da estrutura porta paletes
O uso da estrutura porta paletes é comum em todo o mundo, trazendo muitas vantagens, como, por exemplo:
- agilidade na entrada e saída de materiais,
- verticalização do armazenamento,
- segurança para os colaboradores que atuam nos depósitos,
- organização dos ambientes,
- estética e boa aparência dos ambientes logísticos,
- simplicidade nas instalações,
- uso de tecnologias como transelevador e empilhadeiras,
- aumento da capacidade de estocagem,
- eliminação de avarias dos materiais,
- otimização na separação de pedidos,
- redução dos custos logísticos.
Esses equipamentos, especialmente os fabricados pela Fabrimetal, oferecem, além de todas as vantagens citadas, a possibilidade de serem adaptados e customizados de acordo com as necessidades de cada ambiente.
A Fabrimetal desenvolve seus projetos considerando as características de cada cliente, no que se refere ao espaço físico das instalações, necessidades específicas e particulares do segmento e o melhor aproveitamento possível dos estoques, observando a circulação de máquinas, veículos e colaboradores.
Quais as variações entre essas estruturas?
Os porta paletes possibilitam as mais diversas variações em suas estruturas.
Isso significa que são produzidos com sistemas de encaixe que permitem uma montagem segura e eficiente, atendendo e adaptando-se a qualquer tipo de carga e volume.
Na Fabrimetal, esses projetos são desenvolvidos a partir das seguintes variáveis:
- dimensão dos elementos de armazenagem,
- espaço disponível,
- equipamentos de movimentação.
A partir dessa ação, cada projeto é avaliado e customizado de acordo com a realidade de cada empresa.
Como exemplo, é possível a instalação de estantes porta paletes de dupla profundidade, quando as mercadorias são armazenadas de maneira a poderem ser acessadas pelos dois lados da estrutura.
Dentre as diversas variações existentes, destacam-se os seguintes sistemas:
- convencional – para produtos de alta rotatividade,
- drive-in – alta quantidade de um mesmo produto, armazenado em lotes,
- drive-through – para ambientes com dois corredores (entrada e saída),
- push-back – utiliza sistema de trilhos onde o último produto depositado é o primeiro a sair.
O que é considerada uma boa estrutura porta paletes?
Uma boa estrutura porta paletes é aquela que atende as necessidades do ambiente de acordo com as características e particularidades de cada operação.
Para isso, é preciso que uma análise seja realizada a respeito, onde deve-se conhecer o modelo de estocagem adotado pela empresa contratante, bem como detalhes a respeito do imóvel onde a solução será instalada.
Ter um fornecedor que ofereça essa possibilidade é fundamental para obter o melhor custo-benefício e investir com a certeza de que os resultados atenderão as expectativas.
Além disso, é preciso ter a certeza que o fornecedor possui experiência no assunto e possui profissionais experientes que possam oferecer a melhor solução para cada caso.
A partir do uso de ferramentas e insumos de alta tecnologia, bem como através de métodos avançados nos diversos processos de tratamento e pintura dos materiais, ótimos resultados são obtidos no que se refere a resistência física dos componentes envolvidos na estrutura.
Contar com a Fabrimetal é ter a certeza de estar escolhendo excelentes produtos e um fornecedor comprometido com seus clientes, espalhados por todo o Brasil.
Para saber mais a respeito das soluções que dispomos para armazenamento e detalhes da estrutura porta paletes, acesse nosso site e fique a vontade para apresentar a sua necessidade. Estamos prontos para ajudá-lo a encontrar o melhor caminho para atender a sua demanda!