As indústrias metalúrgicas no Brasil possuem uma grande representatividade na economia nacional, sendo um dos mais importantes segmentos tanto no mercado interno quanto nos negócios envolvendo o comércio exterior.
Segundo um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), esse setor emprega mais de 200 mil trabalhadores no país, sendo o responsável pela produção de metais nos mais diversos formatos, como, por exemplo:
- tubos de aço,
- barras de ferro, ouro ou prata,
- lingotes,
- laminados, etc.
Tão importante quanto a área de produção dessa indústria está o setor logístico, onde as ações de armazenamento precisam funcionar com qualidade, atendendo as expectativas do mercado.
Diante da diversidade de formatos e produtos fabricados pelas indústrias metalúrgicas, a questão envolvendo estocagem precisa atender a variadas necessidades, onde estruturas devem corresponder a demanda e facilitar os trabalhos logísticos.
Para isso, a escolha por soluções adequadas que possibilitem: segurança, agilidade, facilidade e movimentação de mercadorias passa a ser prioritária nesses ambientes.
Neste post, apresentaremos como funciona o armazenamento desse setor e sua importância para que os objetivos e resultados sejam alcançados. Continue lendo e conheça mais a respeito desse interessante e importante assunto!
Quais são os tipos de empresas metalúrgicas?
As indústrias metalúrgicas são fundamentais na fabricação de matéria-prima, componentes, peças e equipamentos utilizados por outras empresas em todo o mundo.
Basicamente, elas podem ser divididas em três áreas distintas;
A fundição é a primeira delas, responsável pela fabricação de peças para outras fábricas.
O processo consiste no derretimento de metais que são colocados em matrizes possibilitando os mais diversos formatos, atendendo as necessidades e solicitações dos clientes.
A soldagem é outra área bastante conhecida na metalurgia, tendo por objetivo colar diferentes peças e partes em metal, possibilitando a formação das peças.
O processo se dá através do calor e de metais de solda, atendendo as necessidades dos setores metalmecânico e construção civil, entre outros.
Por fim, temos a usinagem, responsável por dar forma às peças de metais.
Nesse caso, as peças passam por processos de cortes com lâminas e produtos químicos, possibilitando a formatação desses materiais.
Diante dessa diversidade, é fácil concluir que o armazenamento para indústrias metalúrgicas precisa possuir ambientes para pequenas peças, assim como estruturas que possam suportar grandes pesos e tamanhos.
Armazenamento para indústrias metalúrgicas
Como mencionado, imagine a diversidade de produtos a serem armazenados nas indústrias metalúrgicas.
Estamos nos referindo a alianças e aneis em ouro e outros metais que precisam ser estocados e controlados como peças de alto valor agregado, como também âncoras de navios que possuem peso e tamanho diferenciados.
Portanto, dependendo do segmento específico das metalúrgicas, as necessidades variam e em muitos casos o armazenamento necessita de diversos tipos de estrutura para atender a demanda de cada empreendimento.
Mesmo diante dessas variações, alguns pontos são comuns para que exista eficiência no armazenamento, como podemos verificar na sequência.
Como garantir a eficiência do armazenamento?
Para garantir a eficiência no armazenamento da matéria-prima, insumos e produtos finais das indústrias metalúrgicas, é necessário;
Criar um planejamento de fluxo
Para obter sucesso na operação de estocagem, é fundamental um estudo detalhado do ambiente e o desenvolvimento de um planejamento de fluxo, ou seja, uma atenção especial voltada as seguintes tarefas:
- entrada da matéria-prima,
- estocagem desse material,
- facilidade na movimentação, garantindo rapidez, eficiência e segurança,
- espaços suficientes para o tráfego dos veículos de movimentação interna,
- ambientes apropriados para avaliação e controle de qualidade,
- destino e estocagem antes do carregamento para o destino dos materiais acabados.
Para isso, é preciso ter a avaliação dos espaços e um projeto de design das estruturas a serem utilizadas como material de apoio na estocagem.
Manter o treinamento das equipes
O treinamento dos profissionais envolvidos em todos os processos que envolvem a movimentação e estocagem de materiais das indústrias metalúrgicas é fundamental, pois os riscos são grandes se cuidados não forem tomados.
As altas temperaturas e pesos elevados podem ser fatais nos casos de acidentes, portanto, essa indústria tem um elevado compromisso na verificação das melhores práticas a serem implantadas tanto no chão de fábrica quanto nos ambientes de armazenamento.
Investir em equipamentos de qualidade
Por fim, é impossível de se alcançar resultados positivos se não houver investimentos em equipamentos de qualidade.
As indústrias metalúrgicas não podem ‘improvisar’, ou seja, encontrarem medidas paliativas para estocar e movimentar mercadorias.
As estruturas de armazenagem precisam atender as necessidades dos produtos a serem estocados, levando em conta:
- peso,
- tamanho,
- tipo do material.
Para isso, é preciso avaliar quais são as melhores soluções de estocagem, quando em muitos casos será preciso implantar:
- prateleiras,
- porta paletes,
- racks metálicos,
- estruturas cantilever.
A escolha pelas melhores soluções, como já mencionado, depende dos materiais produzidos e específicos pelas mais diversas indústrias metalúrgicas, portanto, é necessário um estudo a respeito.
Contar com profissionais especializados no setor de estocagem e movimentação de mercadorias é um grande facilitador, onde as melhores soluções e custo-benefício podem ser alcançados a partir de uma avaliação criteriosa da realidade de cada empreendimento.
A Fabrimetal, desde 2001, atende a clientes de todo o Brasil, oferecendo ao mercado muito mais do que estruturas de armazenagem de alta qualidade.
Uma equipe de engenheiros e técnicos está à disposição para conhecer, avaliar, estudar e apresentar as melhores soluções para a realidade da sua empresa, ou seja, acreditamos que as soluções a serem implantadas são específicas e precisam atender a realidade de cada empreendimento.
Para conhecer mais a respeito e contar com soluções que efetivamente contribuam com a realidade dos mais diversos tipos de indústrias metalúrgicas, acesse nosso site e conheça detalhes do que podemos fazer por sua empresa. Estamos prontos para encontrar as melhores soluções!