Sistema de armazenagem: equipamentos utilizados

Sistema de armazenagem: equipamentos utilizados

O sistema de armazenagem exige dos empreendimentos uma atenção especial no que se refere aos equipamentos que serão utilizados.

Independente do segmento e tamanho da empresa, o fato é que todas elas precisam organizar suas estruturas para receber, guardar e enviar materiais.

Esses materiais podem ser:

  • matéria-prima,
  • insumos,
  • produtos acabados,
  • mercadorias para revenda,
  • material de expediente, etc.

O fato é que é preciso controlar e manter todos esses produtos em bom estado de conservação e em local de fácil acesso.

Diante dessa realidade vem a pergunta: de que maneira se resolve essa necessidade?

A resposta está na adoção de um bom sistema de armazenagem, onde equipamentos precisam estar à disposição para que todos os processos tenham êxito.

Neste post, apresentaremos detalhes a respeito desse importante assunto que precisa ser conhecido pelos empreendedores, executivos e líderes de qualquer empresa que queira obter sucesso em suas operações. Continue lendo e confira!

O que é sistema de armazenagem?

Sistema de armazenagem é o conjunto de equipamentos, ferramentas e estruturas utilizadas para administrar, controlar e preservar todo tipo de material utilizado em um empreendimento.

Esses processos podem ser realizados de forma manual, mecânica ou digital.

Para se obter sucesso nessa operação logística, é necessária uma avaliação envolvendo:

  • características dos materiais a serem armazenados,
  • necessidade de equipamentos específicos para preservação das mercadorias,
  • espaço físico disponível,
  • quantidade de itens a serem estocados,
  • movimentação dos materiais,
  • formas de controle a serem utilizadas.

De posse de todas essas informações, é preciso realizar uma avaliação a respeito dos equipamentos que precisarão ser contratados para garantir a conferência da entrada e saída dos produtos, movimentação, estocagem, separação de materiais e expedição.

Além disso, é preciso garantir que o ambiente que será utilizado esteja sempre em condições adequadas para conservar os produtos armazenados, portanto, é preciso verificar:

  • temperatura ambiente,
  • condições higiênicas,
  • atendimento a legislação pertinente.

Qual a sua importância?

Cada vez mais o sistema de armazenagem ganha importância nas atividades empresariais, uma vez que, além de estar intimamente ligado à preservação e cuidados que precisam ser tomados com os materiais estocados, a área de logística passou a ser decisiva na definição de compras dos clientes.

Com as mudanças comportamentais do mercado consumidor, a decisão pela aquisição de um produto foi além da qualidade e do preço.

Segundo um estudo realizado pela Capterra, 73% dos consumidores brasileiros que fazem compras pela internet desejam receber suas mercadorias de forma rápida e com qualidade.

Além disso, 25% dos entrevistados dizem que trocariam de fornecedor caso o tempo de entrega fosse mais curto.

Por esses números, percebe-se que a logística deixou de ser uma área meramente de prestação de serviços, transformando-se em um fator decisivo nas operações comerciais.

Para que uma empresa possa diminuir seus prazos de entrega, faz-se necessário contar com processos de qualidade, onde estejam presentes:

  • colaboradores bem treinados,
  • organização operacional nos depósitos,
  • sistema de gestão eficiente,
  • equipamentos de logística que atendam seus objetivos. 

Para que os resultados sejam alcançados, é fundamental que as empresas priorizem a qualidade logística, onde os equipamentos precisam colaborar nos diversos processos envolvendo essa área.

Muito além de contar com uma boa frota de veículos para a realização das entregas ou com uma transportadora de qualidade, é necessário também um olhar para a área interna da operação, ou seja, para as soluções disponíveis nos depósitos.

Você já avaliou as condições oferecidas em termos de equipamentos e estruturas internas, para que se consiga obter bons resultados e atender as exigências do mercado?

Vamos avaliar alguns pontos importantes a esse respeito!

Veículos industriais do sistema de armazenagem

Os veículos industriais são fundamentais para garantir qualidade aos processos e agilidade nas operações.

Esses veículos, utilizados no dia a dia das operações, podem ser ou não motorizados e são usados para movimentação de cargas intermitentes em superfícies e espaços que permitam o transporte e a manobra. 

Os principais veículos industriais são empilhadeiras, rebocadores, autocarros, guindastes e carrinhos industriais.

Os veículos industriais tanto pode servir para o processo de produção quanto para o armazenamento, tendo como principal característica a flexibilidade para a carga e a descarga.

Equipamentos para elevação e transferência

Os equipamentos de elevação e de transferência são usados para mover diversos tipos de cargas no almoxarifado, como, por exemplo:

  • guindastes fixos, 
  • pontes rolantes, 
  • pórticos e semi-pórticos.

Além disso, existem as talhas, aplicadas em materiais mais pesados ou volumosos para transporte a curta distância.

Existem ainda outros equipamentos que merecem destaque e precisam fazer parte das operações logísticas, são eles:

Transportadores

No sistema de armazenagem, os transportadores contínuos são usados para transporte de cargas a granel e para volumes em percursos diversos, sendo formados por leitos onde o material desliza sobre correias ou correntes, acionadas por polias.

Os principais equipamentos são as correias planas ou côncavas, os rodízios, rolos ou esferas, as correntes aéreas ou sob o piso, o elevador de caçamba contínuo e as taliscas.

Embalagens

As embalagens são fundamentais, pois atraem clientes em função de uma boa apresentação e protegem os produtos no processo de movimentação.

Existem aquelas para os ambientes de produção, transporte e armazenamento e as que serão utilizadas nas gôndolas das lojas e supermercados.

É fundamental a atenção para os detalhes legais que precisam estar contidos nas embalagens, tanto no mercado interno quanto nos negócios realizados no comércio exterior.

Recipientes

Os recipientes do sistema de armazenagem são os equipamentos usados para conter as mercadorias estocadas, podendo ser usados os paletes, formados por plataforma de madeira, plástico ou aço, destinados a suportar a carga, através da fixação de cintas.

Outra opção é o contêiner, equipamento construído em material resistente para suportar o uso de forma repetida, gerando maior segurança e rapidez no transporte e permitindo facilidades na movimentação dos materiais.

Estruturas

As estruturas desses sistemas são elementos voltados para a paletização e o uso racional do espaço do almoxarifado ou depósito, devendo atender aos mais diversos tipos de cargas.

São constituídas por tubos modulares e perfurados, dispostos no formato de estantes, berços ou outros tipos de sustentação, com o objetivo de armazenar adequadamente as mercadorias, mantendo a sua integridade.

Qual o melhor sistema de armazenagem existente?

Não se pode indicar o melhor sistema de armazenagem existente, pois se trata de uma combinação de instrumentos, equipamentos e estruturas que, em conjunto, compõem a solução.

O que se pode afirmar é que se torna imprescindível uma análise criteriosa a respeito das condições existentes atualmente, avaliação das necessidades e objetivos a serem atingidos para poder se definir quais serão as ferramentas a serem adotadas.

Essa tarefa exige conhecimento técnico e principalmente experiência, portanto, é muito interessante poder contar com especialistas para a realização desses estudos.

A Fabrimetal é uma empresa que, desde 2001, oferece soluções de sistema de armazenagem no mercado brasileiro.

Sua principal característica está em disponibilizar todo o apoio necessário para que seus clientes possam contar com profissionais capacitados e dispostos a conhecer a realidade de cada situação e apresentar alternativas que atendam às necessidades específicas de cada projeto.

Colocando-se sempre na posição de quem precisa de soluções adequadas, nossos produtos são desenvolvidos sob medida, podendo ainda sofrer ajustes quando de novas necessidades, pois são flexíveis e passíveis de alterações.

Para conhecer mais sobre nossa estrutura e produtos, acesse nosso site e saiba de que maneira podemos colaborar para que sua empresa possa dar um importante passo na consolidação da sua área logística em seu mercado de atuação!

×