Um dos temas mais falados no último ano foi sobre a transformação digital e inovação na logística. Afinal, a pandemia da Covid-19 fez com que as empresas precisassem repensar seus processos para atender às novas demandas do mercado. 

Em 2021, o cenário não vai ser diferente. Com a recuperação econômica prevista para o momento pós-pandemia, os armazéns e centros de distribuição precisam se preparar. O aumento do e-commerce vai exigir mais controle e organização nos estoques. 

Panorama da transformação digital e inovação na logística para 2021

Afinal, os últimos 12 meses ensinaram para o comércio que quem não se adapta, está fora do mercado. É preciso estudar as principais tendências e entender quais fazem sentido para o seu negócio.

Automação de processos manuais

As empresas não param de buscar formas de reduzir seus custos e aumentar a produtividade. Neste cenário, a automação vem como uma prática essencial para atingir esses objetivos. 

É só olhar para os dados e comprovar esse cenário. Uma pesquisa feita pela consultoria E&Y apontou que 36% das empresas globais estão apostando na automação. Ou seja, não temos como ignorar essa tendência na transformação digital e inovação na logística para 2021. 

Ainda há muitos gestores receosos com esse processo, mas não tem com o que se preocupar. O investimento inicial pode ser elevado, mas é rapidamente pago. Em até cinco anos o ROI é “quitado”, enquanto os equipamentos podem funcionar por mais de uma década.

Uso de aplicativos e sistemas

Com as pessoas em casa, o uso de aplicativos aumentou exponencialmente. Mesmo no momento pós-pandemia, essa tendência vai continuar na vida das pessoas. Elas buscam por comodidade e querem acompanhar a cadeia de valor em apenas alguns cliques. 

Assim, entendemos que fazer um acompanhamento ou processo de compra sem ter contato físico vai ficar mais comum. Essa transformação digital e inovação na logística refletem o comportamento do consumidor de forma geral, além de contribuir para a redução de custos da empresa.

Logística omnichannel

Outra forte tendência é a estratégia omnichannel. O objetivo é oferecer ao cliente uma experiência completa, independente do canal utilizado. Isso leva o cliente para uma posição de destaque, proporcionando maneiras de atender suas necessidades onde e quando ele desejar. 

Dentro da transformação digital e inovação na logística, essa prática traz uma série de benefícios. Entre eles, a facilitação na comunicação entre colaboradores — melhorando a organização de estoque e agilidade nas entregas.

Serviços em nuvem

Por fim, não podemos ignorar a grande transformação que veio com a computação na nuvem. Também chamado de cloud computing, esse sistema se baseia no armazenamento de diferentes informações em um único servidor remoto, a nuvem. 

Os dados passam a ser acessíveis de diferentes pontos, de acordo com a necessidade do colaborador. Muitos sistemas possuem seu próprio aplicativo ou software, permitindo maior agilidade na troca de informações. 

Em um mundo tão conectado como o atual, a sua empresa também precisa ter um bom desempenho em relação à comunicação e à mobilidade. Sem essas mudanças na cultura organizacional, o negócio corre sérios riscos de ficar obsoleto.

Mais do que nunca, fica óbvia a importância da organização setorizada em armazéns. Não há como ter transformação digital e inovação na logística para 2021 sem que haja uma estruturação do espaço físico. 

Lembre-se que, ao adotar essas tendências, a previsão é que seu fluxo de mercadorias aumente. Sem uma organização, corre-se o risco de perder insumos, atrasar os prazos de entrega e deixar clientes insatisfeitos. 

Clique aqui para saber como fazer a organização setorizada em armazéns. 

×