As melhores práticas de manutenção nos sistemas de armazenagem precisam ser conhecidas e desenvolvidas, visando garantir os resultados desejados e a segurança dos armazéns.
Infelizmente, esse é um assunto que muitas vezes é postergado, quando problemas e prejuízos são verificados em função da falta de ações simples que poderiam ter evitado grandes aborrecimentos.
Para se ter ideia, de acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Brasil registrou nos últimos 10 anos, 6,7 milhões de acidentes de trabalho, o que significa 70 ocorrências por hora em nosso país.
Em termos mundiais, ficamos apenas atrás da China e Estados Unidos, lembrando que esses dois países possuem populações bem maiores do que a do Brasil.
Grande parte desses acidentes ocorre no setor logístico, onde os problemas envolvendo a movimentação nos depósitos são preocupantes.
É por isso que se torna imprescindível que as melhores práticas de manutenção e segurança sejam tomadas nos sistemas de armazenagem, quando muitas dessas ocorrências poderiam ser evitadas a partir de cuidados perfeitamente possíveis de serem realizados.
Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito. Continue a leitura e confira!
Boas práticas de manutenção preventiva em sistemas de armazenagem
As boas práticas de manutenção preventiva em sistemas de armazenagem precisam fazer parte da rotina dos depósitos.
As maiores causas dos acidentes nos depósitos envolve:
- colisão de veículos,
- queda de cargas,
- queda de trabalhadores.
É importante perceber que uma má definição de layout das estruturas de armazenagem no depósito são grandes vilãs para os acidentes.
Além disso, a falta de manutenção é outro sério problema, portanto, é fundamental que as empresas passem a adotar ações que tenham por objetivo eliminar a possibilidade de acidentes envolvendo o mau uso ou desgastes das estruturas, como, por exemplo:
Inspeções regulares
Como qualquer outro objeto ou material existente, as estruturas também se desgastam com o passar do tempo, por isso é fundamental as inspeções regulares visando a identificação de possíveis danos.
Considerando possíveis desgastes, torna-se possível a troca ou conserto dos componentes e acidentes podem ser evitados.
Limpeza e lubrificação
A limpeza e organização das instalações é primordial para evitar acidentes e colabora de maneira efetiva com a melhora da produtividade, portanto, é indispensável evitar o acúmulo de sujeira e de resíduos no ambiente.
Além disso, é fundamental que todos os maquinários utilizados sofram as inspeções e lubrificações necessárias, visando garantir uma boa condição de uso a essas ferramentas.
Verificação de conexões
As conexões, fixações e encaixes das estruturas precisam ser verificadas periodicamente, uma vez que as manobras e trabalhos desenvolvidos no cotidiano da operação podem causar problemas nas estruturas.
Portanto, é indispensável que essas estejam seguras e sem folgas, evitando o comprometimento da estabilidade do sistema.
Documentação de manutenção
O registro de todas as operações é outra ação que merece atenção, onde se torna possível fazer um acompanhamento histórico de toda manutenção realizada no depósito.
Esses documentos ajudam a identificar padrões e são excelentes ferramentas de apoio para a programação de futuras intervenções.
Passos para garantir a segurança nos sistemas de armazenagem
Como se observa, os sistemas de armazenagem não podem ficar de fora dos processos envolvendo a manutenção preventiva e preditiva das estruturas e maquinários.
Porém, além disso, é possível garantir a segurança desses ambientes, a partir de detalhes que precisam fazer parte do dia a dia das operações, tais como:
Respeite a carga máxima recomendada
Um dos maiores problemas observados nos armazéns está na falta de cuidado com o limite de carga máxima recomendada.
As estruturas de armazenagem são projetadas e fabricadas para o atendimento a determinados tipos de cargas, portanto, o uso incorreto dessas ferramentas pode comprometer a sua estrutura.
Os colaboradores precisam distribuir os materiais de maneira a permitir um equilíbrio de peso nos sistemas utilizados.
Invista no treinamento de funcionários
Aproveitando a observação a respeito dos colaboradores, a capacitação, conscientização e treinamento dos funcionários faz toda a diferença na logística.
Eles precisam saber:
- manusear corretamente os sistemas,
- utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI’s),
- saber o que fazer em casos de não conformidades.
Inspeções de segurança
Além da manutenção periódica já mencionada anteriormente, as inspeções de segurança devem ser constantes.
Isso significa a verificação das estruturas, avaliando se estão firmes e dentro dos padrões estabelecidos, já que ao observar qualquer anormalidade, providências precisam ser imediatamente adotadas.
Escolha de estruturas de qualidade
Por fim, é preciso saber escolher as estruturas que serão utilizadas como sistemas de armazenagem, onde a verificação da procedência, experiência do fornecedor e a atenção para as particularidades de cada projeto e processo precisam receber prioridades.
Para isso, vale a pena conhecer as soluções da Fabrimetal, onde sistemas de alta qualidade são desenvolvidos, atendendo as normas, apresentando certificações que garantem a adequação a legislação e o uso de materiais que fazem toda a diferença.
Acesse nosso site e conheça detalhes dos sistemas de armazenagem que oferecemos a nossos clientes distribuídos por todo o Brasil. Estamos prontos para conhecer a sua demanda e apresentar a melhor solução para a sua operação!