Cantilever nos centros logísticos: mais eficiência e flexibilidade no armazenamento

Cantilever nos centros logísticos: mais eficiência e flexibilidade no armazenamento

Os centros logísticos precisam combinar eficiência e flexibilidade para que as operações possam acontecer de maneira rápida, organizada e, principalmente, atendendo as expectativas dos clientes.

As exigências do mercado são cada vez maiores, independente do cliente ser uma pessoa física ou jurídica.

Isso se dá em função da disponibilidade de produtos encontrados no mercado, quando com alguns cliques qualquer usuário da internet consegue escolher o produto mais adequado ao seu gosto.

Isso faz, na maioria das situações, que o diferencial pela decisão de compra esteja associada aos serviços prestados pelos fornecedores, tais como:

  • qualidade do site de compra,
  • atendimento às dúvidas,
  • disponibilidade de opções,
  • preços e condições de pagamentos,
  • prazo e qualidade na entrega.

Esse último quesito passou a ter uma representatividade bastante grande na escolha do fornecedor em um processo de compras.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Intelipost junto a consumidores, 63,3% dos entrevistados tiveram problemas relacionados a entregas em compras realizadas nas lojas virtuais.

Independente do motivo que ocasiona essa situação, o fato é que associado a esse índice se enxerga despesas extras, prejuízos e o pior: descontentamento por parte dos clientes.

Neste post, apresentaremos de que forma o cantilever promove mais eficiência e flexibilidade de armazenagem nos centros logísticos. Continue a leitura e confira detalhes a respeito!

Os desafios enfrentados pelos centros logísticos

Para diminuir esse índice apresentado na pesquisa e transformar a sua área de logística em um diferencial competitivo, alguns desafios precisam ser vencidos. Vamos a eles:

Armazenamento e movimentação de mercadorias

Os centros logísticos precisam movimentar e armazenar mercadorias dos mais diversos tamanhos e pesos.

Isso significa estar pronto para receber caixas com mercadorias que podem ser movimentadas através de paletes, além de produtos de grandes dimensões ou muito pesados que precisam estar guardados em locais adequados para não deteriorar.

Falta de flexibilidade nas soluções de estocagem

Os centros logísticos que não oferecem flexibilidade para suas soluções de estocagens têm prejudicado a sua capacidade de adaptação a diferentes tipos de mercadorias.

Consequentemente, as condições de segurança deixam de ser adequadas, pois normalmente se pratica a improvisação.

Além disso, todo o processo sofre, impactando diretamente a eficiência dos trabalhos.

Necessidade de otimizar o uso do espaço

Um dos sérios problemas de grande parte dos centros logísticos diz respeito ao espaço, portanto, um dos desafios do dia a dia dessa área é a busca por locais adequados para a guarda de materiais.

A falta de estruturas adequadas impossibilita um melhor aproveitamento das áreas verticais e horizontais, portanto, é preciso buscar por alternativas que atendam essa demanda.

Saiba como o cantilever melhora a eficiência nos centros logísticos

Diante dos desafios enfrentados pelos centros logísticos, as estruturas cantilever colaboram de maneira efetiva na melhora na eficiência das operações de armazenagem. Isso acontece a partir das seguintes situações:

Maior flexibilidade no armazenamento

O sistema cantilever possui a característica de suportar todo tipo de material, inclusive aqueles que são longos, fora do padrão normal ou ainda muito pesados.

Essas estruturas são montadas com materiais resistentes, portanto, possuem uma vida útil longa e grande durabilidade.

Uma característica importante é que podem ser montados e adaptados para os mais diversos layouts, portanto, trata-se também de uma ótima opção para quem possui problemas com espaços. Além disso, podem ser adaptados às mais diversas necessidades, uma vez que são desmontáveis.

Melhor aproveitamento do espaço vertical

Como já mencionado, o espaço é um problema sério que muitos centros logísticos enfrentam, portanto, a opção pela estrutura cantilever é bastante recomendável, uma vez que podem ser projetadas e montadas até atingir o teto da edificação.

Essa ação otimiza todos os espaços, especialmente quando o projeto é desenhado sob medida e de acordo com as necessidades e particularidades de cada empresa.

A verticalização é uma maneira econômica de aproveitamento do depósito, sem a necessidade de investimentos para a ampliação dos galpões.

Redução do tempo de manuseio

Outro ponto que precisa ser considerado e que faz também uma grande diferença nos processos logísticos é que o sistema cantilever facilita o acesso rápido às mercadorias, uma vez que suas prateleiras podem tanto estar próximas às paredes, onde a entrada e saída ocorrem do mesmo lado, como também podem formar corredores.

Nesse segundo caso, é possível que a entrada das mercadorias ocorra por um dos lados, enquanto do outro pode estar acontecendo a retirada dos produtos para a expedição.

Como se observa, o que não falta no cantilever são opções e possibilidades de layouts.

Fabrimetal: soluções personalizadas para cada cliente!

As estruturas cantilever nos centros logísticos cabem muito bem, portanto, são uma excelente opção para quem precisa de espaço e de condições adequadas para o armazenamento de uma grande diversidade de materiais.

Na Fabrimetal, as soluções são personalizadas para cada cliente, inclusive o cantilever.

Isso significa dizer que para cada projeto uma equipe de especialistas analisa as necessidades, avalia as particularidades e, a partir de um estudo, apresenta a melhor solução para a empresa contratante.

Como resultado, ganham-se estruturas sob medida que atendem aos mais diversos desafios da logística, garantindo qualidade, durabilidade, resistência e flexibilidade nos projetos desenvolvidos.

Para maiores informações, entre em contato, avalie nossas soluções e obtenha esclarecimentos. Temos uma equipe pronta para atender as mais diversas demandas da sua empresa!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×