Porta paletes: desafios e vantagens para operações em corredores estreitos

O aproveitamento de espaço se tornou uma necessidade nas empresas, já que porta paletes pode ser utilizado para gerar grandes resultados em ambientes que possuem corredores estreitos.

A otimização dos espaços é cada vez mais necessária, afinal, os custos de armazenagem precisam estar em acordo com a redução das despesas, visando proporcionar uma rentabilidade maior das operações.

Para isso, existem soluções que viabilizam a estocagem de grandes quantidades de produtos em ambientes menores, onde a altura de armazenamento pode ultrapassar os 10 metros, mantendo livre os corredores para a movimentação de empilhadeiras e elevadores.

Um estudo realizado pelo Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais (IMAM) demonstrou que as áreas dos depósitos tem sofrido mudanças nesses últimos anos, onde os espaços são ocupados pelos seguintes setores da logística:

  • recebimento de materiais – 19%,
  • expedição – 29%,
  • estocagem – 52%.

De acordo com os especialistas, a área de expedição obteve um aumento significativo na ocupação dos espaços de um armazém, em função da complexidade das atividades envolvendo o atendimento a pedidos nesses últimos anos.

Outro dado importante da pesquisa realizada pelo IMAM é que a armazenagem corresponde a 4,7% do custo total sobre as vendas, um índice bastante significativo e que precisa de atenção.

A partir dessa realidade, torna-se imprescindível os cuidados que precisam ser tomados com relação a estocagem dos produtos, pois esse quesito acaba causando uma grande influência sobre a rentabilidade da operação.

Neste post, apresentaremos os desafios e vantagens no uso do porta paletes para operações em corredores estreitos. Continue conosco e confira detalhes a respeito!

Os desafios nas operações em corredores estreitos

Os corredores estreitos são comuns em depósitos onde o espaço é escasso e que exige um bom aproveitamento para o armazenamento de materiais.

Esse quadro é perfeito para a implantação da estruturas porta paletes, uma vez que, além de atender as necessidades de estocagem, possibilita também um bom desempenho na movimentação das mercadorias.

Quando comparados ao sistema de armazenagem em blocos, essa aplicação oferece as seguintes vantagens:

  • armazenamento sem pressão,
  • acesso direto aos paletes,
  • menor largura dos corredores de trabalho,
  • mais segurança aos profissionais,
  • maior armazenagem de cargas.

Como os porta paletes ajudam a superar esses desafios?

De acordo com um artigo publicado na Revista Logística & Supply Chain, a conversão da estocagem convencional para o uso do porta paletes para corredores estreitos contribui para um aumento de armazenamento de materiais que varia entre 20% e 25%.

Quando a opção recorre para armazenagem em corredores muito estreitos, conhecido como VNA, do inglês “very narrow aisle”, esse percentual de acréscimo nos estoques pode chegar a 50%.

Tradicionalmente, os operadores reconhecem o padrão de largura dos corredores estreitos em 2,70 metros, no entanto, a utilização do sistema VNA pode diminuí-los para 1,40 metro, uma condição excepcional em termos de resultados.

Nesse caso, é fundamental uma avaliação para o tipo de empilhadeira que deverá ser utilizada, visando garantir a qualidade da operação e facilidades na movimentação das mercadorias.

Vantagens dos porta paletes para corredores estreitos

Certamente, você já deve estar convencido de que a adoção do porta paletes para corredores estreitos é a melhor opção para depósitos que possuem pouco espaço e a necessidade de armazenagem de grandes quantidades de materiais.

Além disso, existem outros benefícios que facilitam as operações e tornam os processos logísticos na guarda de materiais viáveis, como, por exemplo:

Verticalização do armazém

Como vimos, a verticalização do armazém pode ultrapassar os 10 metros de altura ou ainda se adequar às necessidades da edificação.

Isso é possível quando a opção recai por estruturas fornecidas por empresas que trabalham com projetos sob medida, ou seja, esse é o caso da Fabrimetal, quando a partir da avaliação dos espaços e das necessidades do depósito desenvolve soluções que atendam exatamente as particularidades do contratante.

A verticalização do armazém é a grande responsável pela otimização do aproveitamento dos espaços, portanto, uma solução a ser avaliada e considerada pelos empreendedores e líderes da área de logística.

Fluxos otimizados

Também já mencionado, os fluxos são otimizados a partir dos corredores estreitos quando a opção cai sobre os porta paletes.

No entanto, será necessária uma avaliação para a escolha das empilhadeiras e transelevadores que farão parte das estruturas.

A boa notícia é que essas soluções existem, são viáveis economicamente e estão à disposição no mercado.

Redução de custos

A redução de custos faz parte do dia a dia de qualquer operação e no armazenamento essa necessidade não é diferente.

Isso significa, “enxugar” a operação, contar com a tecnologia a favor da logística, diminuir significativamente as possibilidades de perdas e acidentes e melhorar a entrada, movimentação e saída das mercadorias.

A redução de custos acaba se refletindo no resultado final, ou seja, colabora efetivamente com o sucesso da operação.

Estruturas personalizáveis

Por fim, e de acordo com o que já foi mencionado anteriormente, pode-se contar com soluções personalizadas quando a opção for feita por porta paletes para corredores estreitos.

Na Fabrimetal, uma equipe de profissionais está à disposição para entender:

  • o que sua empresa precisa, 
  • quais são as dificuldades a serem transpostas, 
  • qual a realidade da movimentação e estocagem,
  • estrutura do depósito,
  • sistemas adotados para a estocagem e movimentação dos materiais.

A partir dessas informações, esses profissionais projetam e apresentam a melhor opção de acordo com a realidade encontrada nas estruturas da sua empresa, portanto, uma solução sob medida e com toda a qualidade que a Fabrimetal oferece a milhares de clientes distribuídos por todo o Brasil.

Para conhecer mais a respeito, entre em contato conosco e saiba de que forma podemos contribuir para o sucesso das suas operações logísticas!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×