Logística no mundo: quais são as melhores práticas?

Logística no mundo: quais são as melhores práticas?

Você sabe quais são as melhores práticas da logística no mundo?

Muitos estudiosos acreditam que esse termo surgiu na Grécia Antiga, quando alguns militares eram os responsáveis pelas finanças e distribuição de suprimentos durante as guerras.

Eles eram chamados de “logistikos”.

A partir da adoção de técnicas e métodos para levar mantimentos, armamentos e direcionar batalhões através de campos e montanhas, os gregos e persas colaboraram para uma área que iria transformar o mundo e possibilitar a integração dos povos.

Nos dias atuais o chamado comércio internacional é cada vez mais forte, possibilitando a população a encontrar muitos produtos vindos de outros países em lojas e supermercados espalhados por todo o Brasil.

Assim como a indústria obteve um grande impulso com a adoção de técnicas internacionais, a logística também acompanha a mesma tendência.

Com a popularização da internet, o consumidor passou a buscar por produtos sob medida e a criatividade de muitos empreendedores transformou sonhos em realidade, oferecendo ao mercado o produto desejado, no tempo correto e a preços que viabilizam a sua compra.

Hoje, já é comum que uma compra realizada de manhã via um e-commerce instalado em São Paulo tenha o seu pedido atendido em poucas horas, mesmo que o cliente resida em Pernambuco ou no Rio Grande do Sul.

Neste post, apresentaremos a logística no mundo e as práticas que merecem a atenção daqueles que desejam obter sucesso em seus empreendimentos. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Por que investir na inovação logística?

Investir na inovação logística é uma necessidade para toda empresa que pretenda se destacar nos negócios e obter grandes resultados.

Não basta apenas ter o melhor produto e um atendimento de vendas qualificado.

É preciso, a partir do recebimento de um pedido, desenvolver as seguintes ações no menor espaço de tempo:

  • aprovar o pedido,
  • verificar os estoques,
  • emitir a nota fiscal,
  • separar as mercadorias solicitadas,
  • embalar os produtos,
  • encaminhar ao setor de expedição,
  • conferir e carregar o pedido,
  • transportar os materiais até o seu destino,
  • finalizar os processos, avaliando o resultado obtido.

É importante lembrar que, para cada um dos itens mencionados, abrem-se uma grande quantidade de tarefas, onde qualquer erro pode comprometer toda a operação.

Além disso, todo um controle precisa acontecer paralelamente aos processos, permitindo que todas as movimentações sejam registradas.

Quais as mudanças da logística no mundo?

A logística no mundo sofreu profundas mudanças a partir das iniciativas de grandes corporações que inovaram e conseguiram criar um modelo para atender o mercado.

Todo o sucesso obtido ocorre a partir de ações fundamentais para o alcance dos objetivos, tais como:

  • automatização dos processos,
  • sistemas integrados,
  • capacitação das equipes de colaboradores,
  • alianças com fornecedores possuidores de alta capacidade de atendimento,
  • estruturas de armazenagem de alta qualidade,
  • visão e processos voltados ao cliente.

Dentre as diversas ações realizadas em todo o planeta com relação à logística, são destaques algumas que apresentamos a seguir:

O surgimento das entregas expressas modificou completamente a expectativa do mercado com relação ao tempo de recebimento de pedidos, uma vez que se comprometem a entregar no mesmo dia pedidos realizados até determinado horário.

Para isso, as empresas que implementaram essa solução passaram a utilizar:

A criação de centros de distribuição também foi outra ação que cresceu muito nos últimos anos, permitindo que seus produtos possam, estrategicamente, estar sempre próximos de seus clientes.

Multinacionais expandiram seus negócios de acordo com as tendências, cultura e hábitos das populações dos mais diversos países, atendendo sob medida aquilo que é tido como “o melhor” para cada sociedade onde estão inseridas.

Os chamados armazéns verticais, com grande capacidade de estocagem, é outra maneira que empresas encontraram em poder oferecer toda a diversidade de produtos nos vários CDs distribuídos pelo mundo, sem aumentar os custos com aluguéis e aquisições de novos depósitos.

Para atender às diversas necessidades de logística, tanto nos processos de transporte quanto no de armazenagem, muitas empresas fecharam acordos com fornecedores e prestadores de serviços que conhecem o assunto e tem capacidade em atender as necessidades com alto nível de qualidade.

Por fim, outra ação que colabora com mais espaços para estocagem está no aperfeiçoamento de embalagens e na possibilidade de estruturas de armazenamento que possam sofrer modificações rapidamente para atender a determinadas demandas.

Como aplicar essas mudanças?

A aplicação dessas ações pode, em grande parte, ser realizada por qualquer empresa, pois não depende de altos investimentos.

Como exemplo, é possível reestruturar os espaços de armazenamento a partir de um estudo detalhado da planta do depósito, buscando as melhores soluções a serem utilizadas no ambiente.

A Fabrimetal possui uma equipe de especialistas que pode ajudar a sua empresa a desenvolver um projeto que amplie ou possibilite condições específicas de armazenagem dos seus produtos.

Com isso, agiliza-se a movimentação e possibilita que depósitos sejam melhor aproveitados, diminuindo custos e gerando reflexos no bom atendimento aos clientes.

Você já pensou em estruturar a área de logística de sua empresa e aumentar a competitividade do seu negócio?

Agora que você já sabe mais sobre logística no mundo e o que é possível fazer para melhorar os processos de sua empresa, entre em contato conosco e conheça as possibilidades que oferecemos ao mercado!

×