Mercado logístico em alta: dicas de como expandir sua empresa

Mercado logístico em alta: dicas de como expandir sua empresa

Não há como não perceber o mercado logístico em alta!

Nunca na história do comércio e das indústrias essa área teve tanta importância como na atualidade. Afinal de contas, o mundo mudou.

Com a pandemia do Coronavírus, ocorreram grandes alterações no comportamento dos consumidores, onde a importância da manutenção de estoques e agilidade no transporte ganharam relevância nesses novos tempos.

A população diminuiu suas compras em lojas físicas e passou a utilizar a internet e televendas para adquirir produtos e suprir as necessidades.

Tudo isso para evitar o contato com outras pessoas e um possível contágio da Covid-19.

O resultado dessa mudança comportamental é que muitos gostaram da experiência e começaram a realizar suas compras através de canais digitais, o que obriga as empresas a realizarem as entregas das mercadorias nas casas dos clientes.

Além disso, os compradores tendem a demorar mais nos sites e catálogos, avaliando os itens, o que leva os fornecedores a aumentarem o leque, visando agradar a todos os gostos.

Para se ter ideia dessa realidade, uma pesquisa desenvolvida pelo PayPal, no ano de 2021, mostrou que antes da pandemia 35% das pessoas entrevistadas utilizavam o e-commerce com muita frequência.

Com o aparecimento da doença, esse número atingiu, em novembro de 2021, quase 60%.

A mesma entrevista mostrou que:

  • 23,5% continuarão fazendo compras online diariamente,
  • 32% pretendem realizar compras digitais semanalmente,
  • 22% disseram que comprarão pela internet ao menos uma vez por mês.

Esses dados mostram que essa modalidade de compra continuará em alta mesmo após a pandemia. Portanto, as empresas terão que se ajustar a essa realidade para obterem sucesso e não perderem espaço.

Neste post, apresentaremos o mercado logístico em alta: o que vem por aí e como seu empreendimento pode aproveitar essa oportunidade para expandir os negócios. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Mercado logístico em alta, quais as tendências para 2022?

Com o mercado logístico em alta em função do sucesso das vendas online, se faz necessário ajustes no setor e cuidados especiais para que as operações alcancem os resultados esperados.

Até pouco tempo, o consumidor deslocava-se até a loja de sua preferência e adquiria os produtos que estavam à disposição nas gôndolas.

Com as possibilidades oferecidas pelas lojas virtuais, o consumidor ficou mais exigente e seletivo, pois pode encontrar o modelo desejado, na cor preferida e com o tempo de entrega de acordo com suas necessidades, pesquisando na internet.

Isso obriga as empresas a aumentarem o seu portfólio de produtos e modelos, evitando que o cliente migre para outra loja e faça a compra, o que é possível de ser realizado a partir de poucos cliques no mouse do computador ou até mesmo através do smartphone.

Em 2022, algumas tendências estão sendo aguardadas na área de logística, como, por exemplo:

Automatização dos processos

Os processos envolvendo armazenagem, separação, movimentação de mercadorias e transporte tendem a ser cada vez mais automatizados, onde softwares e equipamentos serão os responsáveis pelos processos citados.

Entregas express

Cada vez mais a entrega será otimizada, garantindo que o pedido realizado seja atendido no menor espaço de tempo possível.

Para isso, redes de logística serão implementadas e novas maneiras de comercialização estarão sendo adotadas, sempre visando atender o consumidor no conforto de sua residência.

Entregas com drones

Não se assuste se, em algum momento de 2022, um drone pousar na sua casa ou na sacada do seu apartamento para realizar a entrega do seu pedido.

Encomendas pequenas podem ser entregues através desses veículos, agilizando o transporte, fugindo do trânsito e possibilitando que, por exemplo, a pizza chegue quente e remédios possam rapidamente aliviar algum problema em sua casa.

Essa prática já está sendo efetuada no Brasil e deverá se aprimorar a partir desse ano.

Por que investir em logística?

O investimento é indispensável para as empresas que pretendem fazer a diferença no ano de 2022 e alcançar um novo patamar de vendas.

Diversificar produtos e oferecer opções aos consumidores é o melhor caminho para conquistar novos espaços e obter melhores resultados.

A logística se transformou em um diferencial de vendas e muitas pessoas fecham pedidos a partir do:

  • prazo de entrega,
  • opções disponíveis,
  • diversidade de mercadorias.

Isso significa aumentar o portfólio e atender a demanda em prazos que o próprio mercado estabelece.

Como expandir a empresa utilizando a logística?

O aumento de sua operação comercial e a oferta de novos produtos e modelos implicará em mais espaço e melhores condições das ferramentas de armazenagem.

Para isso, algumas ações precisam ser tomadas, como, por exemplo:

  • criar centrais de distribuições em locais com grande demanda de pedidos,
  • melhorar os serviços de transporte e entrega de mercadorias,
  • otimizar os armazéns,
  • automatizar os processos contando com soluções e sistemas de qualidade,
  • contar com estruturas de armazenagem que sejam passíveis de manutenção e adaptáveis às diversas situações do dia a dia.

Como se observa, são diversas ações que precisam ser realizadas na área para que sua organização possa expandir os negócios.

Com o mercado logístico em alta e a valorização que os consumidores atribuem a esses serviços, seu empreendimento pode oferecer diferenciais que possibilitarão o crescimento da operação e melhores resultados para sua empresa.

Para saber mais sobre soluções de armazenamento que atendam as necessidades de crescimento da sua corporação, contate a Fabrimetal e conheça nosso formato de trabalho e possibilidades sob medida que oferecemos a nossos clientes.

×