A logística interna é fundamental para se ter sucesso nos processos envolvendo recebimento, armazenagem, separação, movimentação e expedição de materiais.
Todos esses processos quando não recebem os devidos cuidados podem comprometer os resultados de uma operação.
Para se ter ideia do problema, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o descumprimento do prazo acordado para a entrega de pedidos pode gerar um pagamento de indenização ao comprador.
Não são raros os atrasos na entrega, troca, envio de produtos não solicitados e outros problemas envolvendo a área logística.
Todas essas situações poderiam ser evitadas a partir do desenvolvimento de metodologias adequadas para a movimentação das mercadorias.
Esses erros ocorrem em função de problemas organizacionais dos armazéns, tais como:
- não conferência dos materiais entregues pelos fornecedores,
- armazenamento inadequado dos itens,
- avarias e perda de mercadorias nos estoques,
- falta de conferência dos produtos separados para envio,
- desorganização na área de carregamento de cargas.
Neste post, apresentaremos dicas importantes para garantir uma boa logística interna e garantir que a movimentação de materiais ocorra com qualidade e sem erros. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
Por que melhorar a logística interna?
Até pouco tempo, a área de logística era vista como um setor voltado a simplesmente: receber, armazenar e fazer as entregas dos produtos comercializados.
As mercadorias eram vendidas nas lojas físicas, portanto, o consumidor só adquiria o que estava exposto nas gôndolas.
Com a popularização da internet e a pandemia do Coronavírus, milhões de consumidores passaram a realizar as suas compras via lojas virtuais e televendas, o que modificou completamente a rotina dos depósitos.
Além das entregas realizadas para as lojas físicas que compram em grandes quantidades, surgiu de um dia para o outro a necessidade de atender a pedidos realizados pelo consumidor, ou seja, individualizados e que geram uma movimentação jamais vista nos armazéns.
Isso significa que produtos circulam de norte a sul do país, pois o comprador não se importa em adquirir uma mercadoria de outra cidade ou estado, desde que os valores estejam condizentes e a entrega ocorra dentro de sua expectativa.
Todas as empresas que enxergaram oportunidades nesse novo hábito dos consumidores, adequaram-se e passaram a atender a nova realidade, no entanto, poucas se prepararam para a demanda que seria gerada na área de logística interna de suas empresas.
Afinal, o novo formato não consiste apenas em disponibilizar mais veículos para a realização das entregas, uma vez que o processo de envio ganhou importância decisiva na definição de uma compra.
Como melhorar a logística interna?
Para melhorar a logística interna de uma empresa, algumas ações precisam ser tomadas, em especial as voltadas para movimentação de materiais, como, por exemplo:
Automação
A automação dos processos logísticos nunca foi tão importante como nos dias atuais, pois é através dela que se consegue controlar todas as tarefas envolvendo a movimentação dos produtos.
Para isso, é preciso um bom sistema de gestão de estoques, integrado às demais áreas da empresa, como:
- Compras,
- Produção,
- Vendas,
- Faturamento.
Além disso, é preciso contar com equipamentos digitais que possibilitem a leitura de código de barras e QR Codes, facilitando as conferências na entrada, separação e expedição do produto.
Junto à automação, é necessária uma infraestrutura de armazenamento de qualidade, onde veículos possam transitar pelos corredores, contando com a facilidade na identificação e acesso aos objetos.
Organização
A organização dos processos é essencial na logística interna, tanto referente aos controles quanto também na disponibilização de estruturas físicas que garantam a qualidade dos produtos armazenados, sem riscos de deterioração ou deformação das mercadorias.
Organizar consiste também na possibilidade de adaptar as estruturas às diversas realidades que fazem parte do dia a dia de um depósito.
Isso significa possuir prateleiras, porta paletes e racks que possam ser projetados conforme as necessidades, facilitando as operações e possibilitando alterações rápidas e fáceis de serem realizadas.
Criar métodos e regras claras para todas as tarefas e procedimentos de armazenagem e movimentação, sem “travar a operação”, é fundamental para se obter resultados de qualidade.
Monitoramento
Todas essas ações precisam ser monitoradas e correções precisam ser realizadas a partir da observação de problemas que possam estar acontecendo.
Não há como corrigir problemas quando eles não são identificáveis.
A logística interna é dividida em setores, onde cada um deles possui atividades específicas que precisam funcionar adequadamente para que o resultado da operação obtenha sucesso.
Vale, então, levantar dados, analisá-los e providenciar correções em todas as atividades que apresentem falhas e envolvem as movimentações realizadas no depósito.
Treinamento
É preciso conscientização por parte dos empreendedores e executivos da empresa que a logística interna não se trata apenas de movimentação de produtos. O treinamento é indispensável para se obter bons resultados.
São diversas as atividades existentes em um armazém, especialmente diante da nova realidade demandada pelo mercado, exigindo rapidez, qualidade e eliminação de erros.
Além de todos os passos envolvendo a movimentação de materiais, são necessários:
- alimentação dos sistemas,
- verificação e confirmação das tarefas a serem realizadas,
- formalização dos processos,
- atribuição de responsabilidades,
- regras estabelecidas para ocorrências que fogem aos padrões definidos.
Isso significa preparar adequadamente toda a equipe, apresentando o que, como, quando, porquê e quem deve realizar cada tarefa que envolve os diversos processos da logística interna.
Tecnologia
Por fim, mas diretamente ligado a todas as outras dicas aqui apresentadas, a tecnologia precisa fazer parte do cotidiano das empresas.
Isso significa automatizar todos os processos e utilizar equipamentos que atendam as necessidades do dia a dia da operação, conforme já mencionado.
No que se refere às estruturas de armazenamento, vale a pena sua empresa conhecer as soluções da Fabrimetal, uma empresa especializada no assunto e que usa a tecnologia como sua principal ferramenta de desenvolvimento.
Acesse nosso site e saiba como podemos colaborar com o seu empreendimento, oferecendo o que existe de melhor em termos de infraestrutura logística para o seu depósito!