Por que investir em um sistema dinâmico de armazenagem?

Um sistema dinâmico de armazenagem é a opção mais utilizada para garantir a eficiência da movimentação das operações de alta rotatividade de uma empresa.

Sendo assim, a organização do estoque é um ponto crucial na saúde financeira de um empreendimento, afinal, seja a sua matéria-prima ou a sua mercadoria final, todas precisam de uma atenção especial em relação ao seu prazo de validade e movimentação dos itens. 

Nesse sentido, todo o processo de armazenagem se torna ponto-chave no gerenciamento dos materiais, desde a sua entrada até a saída de cada mercadoria, seja para atender a demanda da operação da empresa ou os pedidos dos clientes.

Não podemos esquecer também que a logística moderna exige eficiência e agilidade nos processos de recebimento, armazenamento e manuseio após as mercadorias adentrarem as estruturas, principalmente as de alta rotatividade.

Fato é que a morosidade dos processos, gerada pela falta de controle e desorganização na armazenagem, está entre as principais causas para perdas de vendas e prejuízos na credibilidade e faturamento da empresa.

O sistema dinâmico surge então como alternativa para transformar a estrutura de armazenagem baseado em fatores fundamentais, como:

  • a rotatividade das mercadorias,
  • prazos de validade, 
  • demandas sazonais.

Continue a leitura e confira como a armazenagem dinâmica é capaz de otimizar o dia a dia das operações do seu estoque e prevenir prejuízos à saúde financeira da sua empresa.

4 motivos para investir em um sistema dinâmico

A principal forma de ganhar o mercado é oferecendo a melhor experiência e excelência na satisfação ao seu cliente. E o que a cadeia de armazenagem tem a ver com isso?

Em um mercado altamente competitivo e dinâmico, e com suas demandas emergentes, independentemente de operações B2C ou B2B, o estoque precisa atender a demanda operacional da empresa conforme o comportamento de compra do seu consumidor.  

Sem falar que as entregas criteriosamente devem acontecer dentro do prazo acordado e, claro, os produtos devem estar intactos e dentro da sua validade.

Investir em um sistema dinâmico de armazenagem passa a ser uma alternativa inteligente, inovadora e eficiente que vai contribuir para:

Aumento da eficiência operacional

O sistema dinâmico de armazenagem tem como característica a rotação automática dos materiais, tendo como base a metodologia FIFO.

Já a sua função é facilitar a localização e o acesso à mercadoria e permitir uma movimentação fluida no interior do ambiente.

Isso resulta no aumento da eficiência operacional, afinal, será:

  • menos tempo de execução da tarefa, 
  • menos riscos de acesso às mercadorias erradas, 
  • mais produtividade da equipe envolvida.

Sem contar também que a fluidez da estocagem garante redução de tempo de ciclo de pedidos em aberto, garantindo mais agilidade no atendimento ao seu cliente, gerando uma maior satisfação na experiência do consumidor.

Gestão inteligente de estoque

Ter controle sobre o seu estoque evita a obsolescência e/ou a deterioração de suas mercadorias e a falta de itens.

Também é preciso considerar que, no decorrer do ano, as empresas passam por demandas específicas, principalmente no que se refere às sazonalidades, exigindo do setor mudanças momentâneas para atender o mercado. 

Sem contar tendências emergentes e muitos fatores externos que mudam significativamente o comportamento dos consumidores e as necessidades do estoque, que por vezes exigem adaptações para atender o mercado.

Um sistema dinâmico de armazenagem contribui efetivamente para uma gestão inteligente,  permitindo tomadas de decisões seguras, possibilitando adaptações e estratégias para o estoque responder prontamente aos eventos sazonais, às demandas flutuantes e ao dia a dia da empresa.

Redução de custos operacionais

Como já dissemos, um sistema dinâmico de armazenagem garante uma utilização mais eficiente e inteligente do espaço de toda a estrutura interna e permite a otimização de todo o volume do estoque, bem como da sua movimentação, em especial de perecíveis

Melhorando a capacidade de armazenagem e garantindo a fluidez de estocagem, a empresa reduz os riscos de perdas e danos da sua mercadoria.

Da mesma forma que diminui seus custos operacionais, já que o sistema permite adaptações, facilita o acesso, aumenta a produtividade e reduz o tempo de atendimento ao pedido do cliente.

Otimização do layout

O sistema dinâmico de armazenagem vai promover uma otimização no layout do seu armazém, já que ele permite a adaptação de toda a estrutura interna às necessidades do momento da empresa e sua operação parte do princípio FIFO (primeiro a entrar é primeiro a sair.

Logo, cada espaço da estrutura interna será usado de forma mais inteligente e eficiente, aumentando a capacidade de armazenagem e garantindo uma melhor organização dos seus materiais.

Qual a estrutura ideal para aplicar o sistema dinâmico de armazenagem? 

O sistema dinâmico se apoia na utilização de esteiras e paletes, permitindo a verticalização, uma das formas mais inteligentes de aproveitar da melhor forma possível os espaços.

Nesse caso, são necessários dois corredores, um que será usado para o abastecimento e outro para a retirada do palete. Assim, toda vez que um produto sai, o que está armazenado atrás toma o seu lugar.

Resumindo: na sua essência, a armazenagem dinâmica é um sistema eficiente e adaptativo que se ajusta automaticamente às demandas do momento e visa atender as constantes mudanças pelo qual passa o estoque de uma empresa, otimizando processos, reduzindo custos e contribuindo para uma gestão eficiente.

Fabrimetal: soluções personalizadas em diversos sistemas de armazenagem!

Na hora de investir em um sistema dinâmico de armazenagem, procure desenvolver uma solução personalizada que atenda a demanda da sua empresa, em todos os momentos.

A Fabrimetal desenvolve sistemas inteligentes para as diversas situações da logística, sempre buscando atender as necessidades do nosso cliente e respeitando a estrutura de cada negócio.

Além de desenvolvermos projetos personalizados, também trabalhamos com produtos padrões utilizados no mercado e fundamentais às tarefas da cadeia de armazenagem. 

Entre em contato e conheça as estruturas da Fabrimetal.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×