Boas práticas para ter um armazém sustentável

Boas práticas para ter um armazém sustentável

É possível manter um armazém sustentável e, ao mesmo tempo, atender a demanda do dia a dia?

Se você tem alguma dúvida a esse respeito, saiba que a resposta é positiva e essa situação já vem acontecendo há algum tempo em muitos empreendimentos que levantaram a bandeira da sustentabilidade nas práticas empresariais.

Vivemos momentos complicados com relação ao meio ambiente, onde muito se tem falado a respeito da necessidade de medidas imediatas para evitarmos o pior.

De acordo com o Secretário-Geral das Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, as mudanças climáticas estão fora de controle e se continuarmos adiando as medidas cruciais para a proteção do meio ambiente, o planeta chegará a um ponto catastrófico.

Conhecida como logística verde, esse movimento vem ganhando força e provocando grandes mudanças em todo o mundo.

O objetivo é reduzir os impactos causados ao meio ambiente a partir das operações logísticas, como, por exemplo:

  • diminuir a emissão de CO₂ na atmosfera,
  • evitar que os resíduos sejam descartados indevidamente,
  • otimizar os espaços de armazenagem,
  • utilizar materiais sustentáveis na construção e no dia a dia do armazém, etc.

Continue lendo nosso post e conheça detalhes sobre a aplicação das boas práticas que sua empresa pode empregar para garantir um armazém sustentável!

O que é um armazém sustentável?

O armazém sustentável é o espaço logístico das empresas onde ocorrem as entradas, saídas, movimentação e armazenamento de materiais, e tem um baixo impacto ambiental, em função das técnicas e estratégias voltadas à sustentabilidade do planeta.

As práticas ecológicas fazem parte do dia a dia dessas operações, já que é um local em que a responsabilidade social deve ser praticada, envolvendo positivamente todos os colaboradores e conquistando a admiração da sociedade.

As vantagens de investir na sustentabilidade para o armazém

Investir na sustentabilidade do armazém traz muitos benefícios para qualquer organização, pois, muito além de colaborar para o principal deles, que é o de garantir o futuro das novas gerações, outros são perceptíveis em curto espaço de tempo.

O primeiro deles diz respeito à atração de novos clientes que buscam parceiros de negócios que estejam comprometidos com a causa ambiental.

Assim, o envolvimento dos colaboradores com os projetos sustentáveis também atrai talentos, pois muitas pessoas desejam prestar os seus serviços a organizações que se envolvem com as boas práticas de gestão, conhecidas como ESG, sigla inglesa para Environmental, Social and Governance, ou seja, empresas comprometidas com:

  • ambiente,
  • ações sociais,
  • governança corporativa.

Além disso, o resultado das boas práticas para um armazém sustentável é o responsável por economias significativas nos custos operacionais e na redução dos desperdícios.

Boas práticas para implementar um armazém sustentável

Diante de todas essas possibilidades, as boas práticas que sua empresa pode implementar para possuir um armazém sustentável são as seguintes:

Invista em eficiência energética

O primeiro passo a ser desenvolvido diz respeito a diminuir significativamente o consumo de energia elétrica.

Para isso, existe a opção do uso da luz natural, podendo ainda ser incrementado com a instalação de:

  • painéis de energia solar,
  • lâmpadas LED,
  • sensores de presença.

Além disso, pode-se trabalhar projetos visando o isolamento de ambientes onde o aquecimento ou resfriamento precisam estar disponíveis para a preservação dos materiais estocados.

Priorize o uso de materiais sustentáveis

O cuidado no uso dos materiais, na construção e nas reformas dos ambientes é uma prática inteligente para criar um armazém sustentável.

Opte sempre por materiais sustentáveis, como, por exemplo:

  • madeiras certificadas,
  • tijolos ecológicos,
  • blocos de concretos produzidos a partir de resíduos, etc.

Esteja atento no projeto a condições para que o ambiente possua uma boa ventilação e, como já mencionado, solicite uma avaliação a respeito da iluminação natural.

Todas essas ações colaboram de forma efetiva com a natureza e são importantes para reduzir o consumo de energia elétrica e reaproveitamento de materiais usados.

Automação de processos

A automação de processos é uma maneira segura e econômica para otimizar operações, reduzindo o desperdício de recursos e aumentando a eficiência dos trabalhos.

Os equipamentos de movimentação automática emitem menos gases poluentes e diminuem o tráfego de empilhadeiras tradicionais que possuem motores de combustão interna.

Outro fator interessante é que galpões automatizados podem operar sem iluminação com extrema eficiência e segurança, portanto, possuindo economia de energia elétrica.

Sistemas de armazenagem Fabrimetal

Por fim, outra medida a ser tomada para garantir um armazém sustentável é contar com os sistemas de armazenagem Fabrimetal.

Contar com esse importante e reconhecido fornecedor é sinônimo de economia e bons resultados, afinal, os sistemas de armazenagem são desenhados de forma personalizada.

Isso significa que quando sua empresa solicita um orçamento à Fabrimetal, seus técnicos estarão avaliando a estrutura do galpão, solicitando informações a respeito da movimentação existente no armazém e conhecendo detalhes para projetar e apresentar a melhor solução para o ambiente.

O resultado desse esforço é oferecer aos clientes o máximo de desempenho em suas operações e um layout eficiente e adequado às suas necessidades, combinando agilidade, qualidade, segurança e sustentabilidade.

Como se observa, existem muitas possibilidades para se ter um armazém sustentável, colaborando de forma efetiva com o meio ambiente e, o que é ainda melhor, viabilizando a operação como um todo, trazendo economia e condições operacionais diferenciadas.

Para saber mais a esse respeito, especialmente no que se refere às estruturas de armazenagem, acesso o site da Fabrimetal e conheça nossas soluções!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×