A carreta industrial para sistema bidirecional é o sistema mais eficiente para se movimentar internamente cargas industriais, tanto dentro do armazém quanto para os processos de industrialização.
No sistema, as rodas traseiras da carreta industrial fazem o mesmo percurso das rodas dianteiras, permitindo que se faça curvas com raio mínimo, evitando, dessa forma, o desgaste mais acentuado de pneus, além de garantir menor esforço sobre a barra de tração.
A carreta industrial para sistema bidirecional é um tipo de equipamento que pode ser utilizado também em comboio, o que vai oferecer maior economia e rapidez na movimentação das cargas, permitindo que se faça manobras nos mais exíguos espaços e oferecendo maior segurança nas curvas.
Para sua utilização basta apenas um equipamento de tração, como, por exemplo, um trator. Dependendo da regularidade do piso, pode-se utilizar suspensão rígida ou articulada.
Onde é utilizada a carreta industrial para sistema bidirecional
A carreta industrial para sistema bidirecional, mais conhecida como carretão, geralmente é utilizada para aumentar a agilidade em todo e qualquer processo dentro de uma indústria quando há necessidade de movimentar cargas, já que se trata de um equipamento bastante resistente ao atrito com o solo e para o carregamento de cargas de maior porte.
Esse tipo de equipamento, quando utilizado nas indústrias, ajuda a minimizar custos internos em questões de transporte de mercadorias, oferecendo maior segurança também com relação à fragilidade dos produtos, evitando acidentes que podem ocorrer em outros tipos de movimentação de cargas.
A carreta industrial para sistema bidirecional é um sistema de transporte muito utilizado como complemento, principalmente para empresas que necessitam da aplicação de sistemas de armazenagem.
A carreta, em razão do sistema bidirecional, ainda pode ser utilizada para transportes em geral, tendo como principal objetivo oferecer maior agilidade aos processos de movimentação, dentro ou fora dos armazéns, atendendo com mais eficiência a logística, apresentando-se como peças complementares para ajudar no bom funcionamento de processos de armazenagem.
Uma carreta industrial para sistema bidirecional é o tipo de equipamento que faz parte da logística de forma bastante eficiente. A classificação de sistema bidirecional é definida pelo fato de os rodízios da parte traseira oferecerem a mesma direção do que os da parte dianteira.
O sistema, dessa forma, possibilita melhor condução do veículo trator, dando maior rapidez aos produtos carregados até o local de destino. É um tipo de equipamento que pode ser empregado em processos de picking, podendo ser utilizado para carregamento de diferentes produtos, que podem estar localizados em partes diferentes um do outro dentro do mesmo armazém.
Carreta industrial para sistema bidirecional e suas características
Com relação às hastes de engate na careta industrial para sistema bidirecional, o equipamento conta com uma extensão rígida e flexível, de forma que oferece maior facilidade quando é necessário a formação de um comboio, o que permite transportar maior quantidade de produtos em menor tempo.
O equipamento conta com um cilindro hidráulico que, basicamente, oferece a função de alterar a força direcionada a essas peças em energia mecânica, sendo de grande importância para a movimentação.
O cilindro hidráulico é uma peça também classificada como motor hidráulico linear, servindo para melhor articulação, utilizando um pistão, movimentado através de entrada e saída de óleo no cilindro.
O funcionamento do cilindro hidráulico na carreta industrial para sistema bidirecional utiliza o fluido hidráulico pressurizado, um tipo de óleo inserido no pistão e ligado à haste, vedado em ambos os lados.
A pressão na área do cilindro interfere no pistão para que se permita movimentos lineares, tornando o sistema bastante seguro. Essas condições possibilitam que a carreta industrial para sistema industrial também possa ser utilizada na agricultura, em serviços rodoviários em estradas e até na construção civil ou mineração.
Componentes da carreta industrial para sistema bidirecional
Uma carreta industrial para sistema bidirecional pode conter diversos equipamentos, como, por exemplo, um assoalho de segurança para que o operador possa inspecionar os lacres, sendo produzido com chapa expandida para oferecer maior aderência sem retenção de água.
Se utilizado para transporte de contêiner, a carreta pode oferecer melhor posicionamento da carga, oferecendo maior facilidade e agilidade para os operadores e motoristas. Além disso, pode apresentar guias reforçadas e locks para isotanque, projetadas para resistir a impactos mais fortes, confeccionadas com chapas grossas e com adição de barra maciça na parte superior.
Normalmente, o equipamento é fabricado com tiras de proteção de pintura, oferecendo redução na manutenção, além de possibilitar melhor visualização para os operadores.
Utilizada em áreas portuárias, a carreta industrial para sistema bidirecional também oferece apoios laterais mais reforçados, resistindo, assim, às mais diversas condições de trabalho.
Uma carreta desse tipo não utiliza molas, possui poucas peças móveis e consegue, dessa maneira, manter a carga mais estável, gerando maior disponibilidade operacional com um mínimo custo de manutenção.
Para garantir também seu funcionamento à noite, em locais abertos, a carreta possui iluminação embutida, com lanternas de LED protegidas.
A carreta industrial para sistema bidirecional possui ainda sistema de engate rápido para veículos tratores poderem se acoplar, aumentando a produtividade e oferecendo ao operador do veículo de tração condições de engate e desengate em uma operação mais rápida, segura e independente.
O sistema de engate pode ser feito em dois tipos diferentes, podendo ser acionados de forma manual ou pneumática. A forma de utilização vai depender das necessidades de cada indústria, com vistas a facilitar a movimentação do equipamento e a oferecer maior eficiência nas operações de transporte.
Para a empresa que precisa utilizar a carreta industrial para sistema bidirecional, é necessário elaborar um projeto de acordo com a necessidade de movimentação de cargas, podendo, dessa maneira, possuir um equipamento único e inédito, de acordo com o que a empresa precisa.
Ou seja, a carreta industrial para sistema bidirecional não é um equipamento produzido em série, ou mesmo customizado, ou seja, não é adaptado para utilização, mas sim produzida de acordo com as necessidades de cada empresa, apresentando uma solução específica para cada situação.