Para que servem as esteiras transportadoras na indústria

As esteiras transportadoras na indústria facilitam a movimentação de matérias primas, produtos prontos ou insumos. A esteira transportadora é um tipo de equipamento bastante simples, consistindo em polias que movimentam uma superfície sobre a qual são transportados os mais diversos tipos de objetos ou materiais.

Além das indústrias, as esteiras são também utilizadas na mineração, carregando o minério extraído para seu manuseio, além da área de construção civil, onde é aplicada para o transporte dos materiais necessários até a construção, como, por exemplo, brita, areia e cimento.

Embora seja um equipamento de simples compreensão e montagem, cada componente de uma esteira transportadora é importante para o seu funcionamento, havendo necessidade apenas de considerar sua resistência, em razão dos materiais que devem ser transportados.

As esteiras transportadoras nas indústrias são utilizadas desde o começo do século 20, servindo para reduzir o tempo de transporte e, principalmente, os custos dos processos produtivos. Dependendo de sua aplicação, elas podem ser automáticas ou manuais, muito embora, atualmente, as esteiras automáticas sejam as mais indicadas em qualquer tipo de atividade.

Como funcionam as esteiras transportadoras na indústria

 

Uma esteira transportadora é composta basicamente por quatro itens:

  • Uma cobertura superior de borracha, material mais utilizado por ser resistente a abrasão, à temperatura e a óleos;
  • Uma carcaça têxtil, normalmente com a utilização de poliéster ou de nylon que passaram por um banho de dip em cada lona, garantindo a melhor adesão com a borracha. Essa carcaça, antigamente, era feita com fibras naturais;
  • A borracha de ligação;
  • Uma cobertura inferior, também fabricada em borracha.

Cada um dos componentes das esteiras transportadoras nas indústrias possui características que a tornam um equipamento mais eficiente. Assim, por exemplo, a cobertura superior possui, como principal característica, a capacidade de proteger a carcaça da ação do material transportado, devendo resistir à abrasão, oferecer resistência a substâncias ácidas ou alcalinas, além de substâncias oleosas, e resistir ao calor, mesmo sob temperaturas mais altas.

Em condições especiais, dependendo do tipo de indústria, a cobertura superior também deve oferecer resistência antiestética e à chama, por exemplo.

A carcaça das esteiras transportadoras na indústria, por sua vez, forma um reforço, havendo necessidade de se utilizar fibras sintéticas para resistir à tensão exigida pelo transportador. As fibras sintéticas como poliéster e nylon, são utilizadas por apresentar resistência ao calor com baixo alongamento, resistência a impactos, estabilidade dimensional e de equilíbrio, resistência ao mofo e à umidade, flexibilidade e suporte de carga, além de oferecer maior adesão.

A borracha de ligação tem como principal objetivo interligar as camadas, oferecendo melhor adesão, estabilidade e acamamento dos materiais e, finalmente, a cobertura inferior deve proteger a carcaça da ação de atrito e abrasão dos tambores e roletes, sendo, geralmente, do mesmo tipo da cobertura superior.

Utilidade das esteiras transportadoras na indústria

 

Qualquer tipo de indústria, para que possa funcionar dentro dos parâmetros para os quais foi projetada, deve utilizar os mais diversos tipos de equipamentos para facilitar o processo produtivo.

Entre os equipamentos encontramos as esteiras transportadoras na indústria, um tipo de máquina projetada para o transporte de materiais de um setor para outro, oferecendo maior rapidez e produtividade para a empresa. Dependendo de sua utilização, essas esteiras podem variar em sua concepção, como, por exemplo, no tamanho, na forma e nos materiais nela aplicados.

Além do modelo apresentado anteriormente, as esteiras transportadoras na indústria podem contar com sistemas móveis, possibilitando que sejam reposicionadas ou mesmo alterando a direção de movimentação.

Assim, por exemplo, alguns modelos, que são considerados mais básicos, possuem quadros paralelos, além de uma série de cilindros de metal, instalados perpendicularmente aos quadros. De uma forma geral, os cilindros apresentam livre rotação, uma vez que são montados sobre eixos que, por sua vez, são instalados nas molduras, empurrando os materiais na direção desejada.

Uma das grandes vantagens da utilização de esteiras transportadoras na indústria é o fato de elas servirem para acelerar o trabalho, evitando que o processo de transporte seja feito manualmente, situação que, inclusive, poderia causar acidentes entre os trabalhadores.

As esteiras transportadoras geralmente são motorizadas, o que facilita a circulação dos materiais volumosos ou mais pesados. A pista onde elas são montadas podem ser adaptadas para atender as necessidades de um processo industrial, não precisando ser, obrigatoriamente, restas ou curvas.

Com a utilização das esteiras transportadoras na indústria, a empresa pode conseguir maior produção no menor espaço de tempo possível, otimizando os processos para conseguir melhor produtividade, ou seja, produzindo maior quantidade de itens em menos tempo.

Como em qualquer tipo de indústria o principal objetivo é atender a demanda, as esteiras transportadoras na indústria são equipamentos essenciais para atender a exigência da maior parte dos processos produtivos.

Entende-se que o alto índice de produção de uma indústria é conseguido pela união de diversos equipamentos, devidamente instalados para que os processos industriais sejam contínuos. As esteiras, nesse sentido, possibilitam que um material possa circular e chegar mais rapidamente ao seu destino.

Com a instalação de esteiras transportadoras, dessa forma, qualquer processo industrial pode ser realizado com maior rapidez, produzindo maior quantidade em menos tempo.

Além disso, alguns processos industriais atualmente exigem a instalação de esteiras transportadoras na indústria, uma vez que a produção em larga escala pode gerar maior peso, impedindo que a movimentação possa ser feita manualmente ou através de outros equipamentos, como no caso de empilhadeiras.

As esteiras transportadoras na indústria podem ainda servir para carregar materiais em caminhões, oferecendo maior praticidade à logística, já que são equipamentos bastante versáteis, podendo movimentar os mais diversos tipos de carga, sendo, portando, necessárias em diversos segmentos da indústria.

Por se tratar de um equipamento de uso diversificado, cada esteira transportadora deve ser produzida de acordo com as especificações exigidas para o tipo de trabalho a ser executado, possibilitando que sejam úteis para os processos para as quais foram projetadas.

As esteiras transportadoras na indústria, dessa forma, devem ser montadas de forma que possam atender ao fim determinado, o que exige que sejam feitas por empresas com conhecimento e experiência em logística e transporte.

×