A armazenagem faz parte da logística e da distribuição das mercadorias, exigindo um processo bastante veloz para o correto atendimento. Portanto, melhorar a velocidade na armazenagem vai oferecer maior garantia de redução de custos, otimizando as operações e mantendo a imagem da empresa entre os clientes, trazendo também maior diferencial competitivo.
Manter o diferencial competitivo é de extrema importância para a empresa e isso pode ser feito através do correto planejamento seja do armazenamento ou do fluxo exigido para a logística interna, uma vez que essas operações oferecem os seus resultados diretamente com os custos.
Sabe-se que os custos de armazenagem representam entre 20 a 30% do valor do produto a cada ano e, dessa forma, quanto mais se trabalhar a velocidade na armazenagem, menores serão os custos de armazenamento.
Velocidade na armazenagem: a importância dos controles
O local utilizado para a armazenagem dos produtos a serem comercializados deve apresentar uma infraestrutura adequada, com um layout que possibilite aplicação de sistemas de trabalho para o aumento da velocidade na armazenagem.
O layout adequado vai influenciar diretamente no fluxo das mercadorias e produtos, reduzir os custos de operação do armazém e possibilitar melhor utilização do espaço. Assim, por exemplo, com a implementação de um layout que permita manusear todos os itens em linha reta, a movimentação será feita de forma mais rápida, mais organizada e mais fácil para os operadores.
Ao mesmo tempo, a armazenagem deve aplicar um sistema de classificação que mantenha melhor controle sobre os itens, como a classificação ABC, que permite selecionar os produtos em ordem de importância e de movimentação no armazém.
A curva ABC possibilita ainda manter os procedimentos exigidos para cada categoria de produto, podendo ainda classificar os materiais com relação à sua localização, sua frequência de movimentação e demais exigências do armazém.
Com a curva ABC, a velocidade na armazenagem pode ser aumentada, pois os produtos com maior rotatividade ficam estocados em locais mais fáceis de serem acessados, melhorando a movimentação.
Assim, uma das exigências do planejamento da armazenagem é a aplicação de sistemas para classificação dos produtos em suas categorias, de forma que os produtos mais importantes e mais solicitados ficam armazenados em áreas mais próximas à entrada e saída, reduzindo a distância e facilitando a movimentação.
Os sistemas adotados no armazém é que determinam o picking, ou seja, a seleção de pedidos dentro do sistema de armazenagem, estabelecendo maior velocidade na armazenagem e na entrega final de qualquer item.
O picking é quem determina a melhor utilização dos recursos humanos, da tecnologia e dos equipamentos, compondo pelo menos metade do custo operacional do armazém. Com maior velocidade, a empresa poderá reduzir os custos, aumentando sua lucratividade.
Assim, para melhorar a velocidade na armazenagem, é necessário aplicar algumas técnicas, como podemos ver a seguir:
1. Acompanhamento do processo de picking
Para aumentar a velocidade na armazenagem é necessário fazer o acompanhamento do picking, permitindo aos responsáveis pelo armazém conhecimento sobre o que atrapalha na produtividade, buscando formas de melhorar o processo.
Os responsáveis devem ter conhecimento de todos os problemas enfrentados pelos operadores, como, por exemplo, quantas vezes o trabalho é interrompido para atender outras necessidades, ou mesmo quantas vezes os itens procurados não estão em seus devidos lugares, levando os operadores a perder tempo.
Encontrando os entraves que impedem melhor movimentação dos produtos, é possível melhorar os processos e aumentar a velocidade na armazenagem.
2. Redução dos espaços de deslocamento
A velocidade na armazenagem será tanto maior quanto menores forem os espaços exigidos para deslocamento. Dessa forma, os operadores utilizarão menos tempo para se deslocar dentro das instalações do armazém.
Assim, é importante manter os itens que são normalmente solicitados em conjunto, por exemplo, oferecendo maior produtividade para os operadores.
3. Mantendo os materiais guardados de forma correta
Com a aplicação da curva ABC para os produtos no armazém, os materiais devem ser colocados conforme sua rotatividade.
Assim, os produtos que apresentam maior rotatividade devem ficar armazenados mais próximos aos locais de recepção e de entrega, enquanto que os itens com giro médico devem ser alocados em distâncias intermediárias e os produtos com menor rotatividade nos locais mais distantes.
Com a aplicação da curva ABC, os produtos podem ser entregues mais rapidamente, sobrando mais tempo para os operadores coletar os itens conforme seu giro dentro do armazém.
Portanto, é importante conhecer a frequência com que cada produto é solicitado, além da quantidade movimentada em cada dia. Mantendo os itens armazenados conforme sua necessidade, evita-se perda de tempo para sua localização e entrega.
4. Fazendo a análise dos locais de cada item
A aplicação da curva ABC deve ser acompanhada criteriosamente, avaliando a localização de cada item e fazendo nas necessárias adaptações, sempre que houver alteração na frequência de solicitação de cada item.
Muitos produtos apresentam sazonalidade em sua utilização, exigindo que o local de armazenamento seja alterado para aumentar a velocidade na armazenagem.
5. Mantendo níveis de estoque conforme a necessidade
Os níveis de estoque devem ser mantidos sob controle constante. Essa exigência é em decorrência da utilização de cada item e do prazo mínimo necessário ao fornecedor para sua reposição.
Para aumentar a velocidade na armazenagem é necessário controlar o giro de estoque de todos os itens, evitando perda de validade, envelhecimento do produto e otimização da utilização do espaço interno do armazém.
6. Organização dos estoques
O estoque deve ser organizado da melhor forma possível para melhorar e aumentar a velocidade na armazenagem. Sendo necessário, é importante que os administradores estabelecem nova forma de utilização do espaço, como, por exemplo, a verticalização e a utilização de empilhadeiras para agilizar o processo do picking.
7. Mantendo os operadores atualizados
Finalmente, para aumentar a velocidade na armazenagem é importante manter os operadores atualizados, com treinamentos que promovam maior facilidade nos processos e melhoria na qualidade de seus serviços.
A produtividade dos operadores será melhorada constantemente com a aplicação de processos de melhoria contínua, oferecendo agilidade nos processos e gerando melhor atendimento a todas as necessidades.