Estrutura dinâmica de armazenagem

Na estrutura dinâmica de armazenagem, uma das principais características é a rotação automática dos itens armazenados, possibilitando utilizar o sistema FIFO de armazenamento, ou seja, o primeiro produto que entra é também o primeiro que sai.

FIFO é a sigla de “First in, first out” e deve ser aplicado para evitar a perda de validade da mercadoria. No Brasil, os profissionais de logística também denominam o sistema de PEPS, referindo-se a “Primeiro que entra, primeiro que sai”, facilitando a memorização do conceito.

Além de evitar a perda de validade das mercadorias, o sistema FIFO também oferece:

  • Maior rapidez na localização, separação, entradas e saídas de produtos ou mercadorias;
  • Maior facilidade no trato com produtos perecíveis, evitando sua deterioração por erros de distribuição;
  • Melhor organização para a empresa, já que o sistema pode ser aplicado no armazenamento de qualquer tipo de produto;
  • Maior lucratividade, uma vez que o sistema permite reduzir o tamanho do estoque, já que cada produto comercializado vai gerar um pedido de reposição, mantendo o fluxo das mercadorias;
  • Facilidade na precificação, já que o sistema informa o custo real de cada produto, permitindo aplicar os preços na hora da venda, evitando prejuízos;
  • Compatibilidade com os órgãos de fiscalização, pois o sistema FIFO é utilizado pela Receita Federal para o cálculo de impostos;
  • Maior controle sobre o estoque, pois a movimentação de mercadorias atende a uma ordem lógica.

O sistema FIFO como base para a estrutura dinâmica de armazenagem

 

Na estrutura dinâmica de armazenagem pelo sistema FIFO, o palete é conduzido de uma área a outra do armazém através de uma pista de roletes com redutor de velocidade, mantendo-se em velocidade constante.

O sistema permite maior concentração de carga, precisando apenas de dois corredores, sendo um para o abastecimento e outro para retirada do palete. Seu emprego normalmente é feito para produtos de alimentação, que possuem prazo de validade, e para cargas paletizadas.

A estrutura dinâmica de armazenagem apresenta maior necessidade de investimentos, porém oferece maior lucratividade para a empresa, garantindo um retorno sobre investimento em prazo mais curto.

Muitas empresas vêm utilizando o sistema de estrutura dinâmica de armazenagem, economizando milhões de reais todos os anos. A utilização de sistemas informatizados de controle facilita ainda mais este método de armazenagem.

De acordo com as empresas que adotaram o sistema, a estrutura dinâmica de armazenagem é o melhor meio de oferecer maior produtividade para qualquer empresa.

Implantar o sistema dinâmico de armazenagem permite posicionar as separações por produto, em um ou mais ciclos ou atividades programadas durante o dia, adequando os tempos de programação de transporte e de movimentação dos itens armazenados.

Como funciona a estrutura dinâmica de armazenagem

 

A estrutura dinâmica de armazenagem apresenta, basicamente, o seguinte funcionamento: a administração estabelece a ordem de separação dos produtos para atender a demanda dos usuários, levando em conta alguns pontos básicos, como a programação das empresas de transporte, as entregas ao usuário final, ou varejistas, com horário marcado e outros requisitos exigidos por cada produto.

Uma das formas de garantir o perfeito funcionamento desse tipo de estrutura de armazenagem é a utilização de ondas de entrega mais curtas, com a operação recebendo o apoio da automação, muito embora a estrutura também possa funcionar perfeitamente sem o uso de meios automatizados.

O sistema de gerenciamento da armazenagem, dessa forma, oferece os registros de estoque, permitindo conhecer a demanda para um determinado setor, o que faz com que a locação dinâmica tenha melhor funcionamento.

Além disso, o sistema de estrutura dinâmica de armazenagem também permite que a separação tradicional de caixas de estrutura porta-paletes seja separada até que todo o estoque seja zerado, utilizando o espaço para novas mercadorias.

Aplicando o sistema, pode-se criar uma nova posição de separação para cada demanda que o sistema mostra que vai zerar, sendo preenchidas essas áreas com um ou mais inclusões, de acordo com a indicação do próprio sistema.

O posicionamento específico de uma nova posição, estabelecida de forma dinâmica, vai depender do grau de demanda, para reduzir o tempo de movimentação das cargas, do peso das mesmas, considerando os itens mais pesados antes dos mais leves, o que torna o processo muito mais eficiente.

Uma das recomendações para dinamizar ainda mais o sistema é não colocar qualquer reabastecimento na mesma posição, e sim determinar quanto tempo a estrutura porta-paletes demorou para esvaziar a área e, em seguida, ajustar a posição dentro de uma lista de locais priorizados, podendo compartilhar a área de acordo com a prioridade e características de cada movimentação.

Características básicas da estrutura dinâmica de armazenagem

 

O sistema de estrutura dinâmica de armazenagem apresenta algumas características importantes para a empresa, como, por exemplo:

  • Melhor aproveitamento do espaço de armazenagem, com a aplicação de blocos dinâmicos;
  • Redução do caminho de transporte interno das mercadorias;
  • Menor tempo de separação da carga e descarga;
  • Monitoramento dos lotes e séries de produção por datas de validade.

A estrutura de armazenagem dinâmica utilizando o método FIFO pode ser utilizada para qualquer tipo de tamanho das mercadorias. As esteiras rolantes possibilitam que as mercadorias se movimentem de forma independente para o local de retirada.

Dessa forma, é possível trabalhar com todas as mercadorias sem que percam o controle de validade, oferecendo caminhos mais curtos no picking, evitando qualquer tipo de falha no processo.

A estrutura dinâmica de armazenagem, portanto, é a mais indicada para a armazenagem de qualquer quantidade de um mesmo item, garantindo que as mercadorias mais antigas sejam as primeiras a serem utilizadas.

Ao mesmo tempo, a entrada no armazém vai ser feita exclusivamente no sentido lateral, através de empilhadeiras, com os paletes deslizando de forma independente através da inclinação das esteiras, desde o local de entrega ao local de retirada.

As esteiras rolantes utilizam funis para garantir a centralização dos paletes e os rolos de frenagem mantém sob controle a velocidade de deslizamento. Assim, em combinação com um dispositivo de separação, consegue-se que o primeiro palete seja separado de outras mercadorias, parando no ângulo de encosto, sendo desbloqueado quando o primeiro palete for retirado do canal.

A estrutura dinâmica de armazenagem, com sua dinâmica, é a mais eficiente para a implementação do sistema FIFO.

×