Tudo o que você precisa saber sobre sistemas autoportantes

Os sistemas autoportantes se confundem com as estruturas da construção civil, uma vez que grandes edifícios utilizados para o armazenamento de materiais podem ser confundidos com uma indústria ou um estacionamento vertical de veículos.

Porém, antes de entrarmos nos detalhes dessas estruturas, é muito importante conhecer alguns detalhes que podem fazer toda a diferença para os empreendimentos que necessitam trabalhar com grandes movimentações de produtos.

A logística, cada vez mais, ganha importância no dia a dia das operações, contribuindo para a lucratividade das operações e como fator decisivo na tomada de decisão de compra.

As empresas necessitam de estoques enxutos que estejam de acordo com a demanda de suas operações e o consumidor deseja, a partir da sua compra, receber rapidamente o seu pedido.

Essa realidade obriga as empresas a trabalharem com assertividade em seus processos logísticos, uma vez que a concorrência é cada vez maior e as facilidades que a internet disponibiliza aos clientes para a escolha de um novo fornecedor é impressionante, afinal, bastam alguns cliques para que ele localize aquilo que está procurando.

Por outro lado, existem os custos de estocagem, onde é preciso garantir a oferta dos produtos e, ao mesmo tempo, estrutura que possibilite o armazenamento de grandes quantidades de mercadorias de forma organizada e com alto aproveitamento dos espaços.

Os sistemas autoportantes são essenciais e oferecem ótimos resultados às empresas que necessitam atender a demanda citada, bem como manter a sua área de logística pronta para atender as mais diversas necessidades do mercado. 

Quer saber mais? Leia nosso post e conheça detalhes a esse respeito!

O que são os sistemas autoportantes?

Os sistemas autoportantes são soluções que possibilitam a maximização no aproveitamento de espaços em uma estrutura de armazenagem.

Existem diversos modelos que podem ser adotados visando o atendimento desse objetivo, onde, em alguns casos, a própria edificação faz parte do fechamento do depósito, servindo também como base para as estruturas de armazenamento.

Isso significa que existem situações onde se pode dispensar totalmente o uso de alvenaria na construção do armazém.

Esses sistemas possibilitam o uso de sistemas tradicionais de movimentação de mercadorias, mas também a implantação de soluções automatizadas, já que depósitos podem possuir estruturas de armazenagem que ultrapassam os 50 metros de altura.

Tipos de sistemas de armazenagem autoportante

Como vimos, edifícios podem ser construídos e sustentados pelas estruturas dos sistemas autoportantes, oferecendo excelente retorno quando avaliado o custo-benefício desse modelo logístico.

Dentre as muitas possibilidades e tipos de sistemas de armazenagem que atendem a esse modelo, são destaques:

Os sistemas cantilever, estruturas desenhadas para o armazenamento de produtos que possuem tamanhos, pesos e designers diferenciados, exigindo robustez, adaptabilidade e condições adequadas para a estocagem de produtos, como:

  • bobinas,
  • tubos,
  • chapas,
  • vigas,
  • barras, etc.

O porta paletes é outra opção interessante para ser utilizada nesse tipo de armazenagem, possibilitando grandes quantidades de produtos armazenados e facilidades em sua movimentação.

Esse modelo autoportante possui uma estrutura mais alta, suportando cargas por conta própria e podendo possuir rodas para facilitar a sua movimentação.

As tradicionais prateleiras industriais também podem fazer parte das estruturas, possibilitando que corredores sejam formados para a operação de empilhadeiras ou sistemas automatizados de estocagem e retirada dos materiais.

Além disso, nesses ambientes podem ser instalados esteiras transportadoras, bem como a utilização de carrinhos para o apoio a movimentação de mercadorias e separação de pedidos.

Vantagens dessas soluções

As grandes vantagens na adoção de sistemas autoportantes estão ligados aos seguintes fatores:

  • otimização de espaços,
  • flexibilidade,
  • eficiência no armazenamento e recuperação de produtos.

De maneira indireta, essa solução acaba contribuindo para a redução dos custos de armazenagem, praticidade nas operações e centralização de estoques, pois, como vimos, grandes estruturas podem ser construídas para o atendimento às mais diversas demandas.

Outro detalhe que merece destaque está na possibilidade da montagem de estruturas sob medida, ou seja, de acordo com as necessidades do empreendimento, porém, sem abrir mão da flexibilidade e sistemas dinâmicos que boas soluções oferecem, podendo ser adequados a novas realidades.

Principais aplicações dos sistemas autoportantes

Os sistemas autoportantes podem ser adotados por empreendimentos de todo porte, pois, além de possibilitar o bom aproveitamento dos espaços, permitem a organização e uma excelente gestão logística para as empresas.

As aplicações mais frequentes para esse tipo de solução são normalmente encontradas em empresas que trabalham com:

  • e-commerces,
  • centros de distribuição,
  • empresas que possuem áreas de espera de paletes para expedição,
  • estruturas de separação de pedidos e áreas temporárias (pulmão).

Independente da solução a ser adotada em termos de estruturas de armazenamento, é fundamental contar com quem entende do assunto e possa de maneira efetiva colaborar com o sucesso da logística do seu empreendimento.

Para isso, vale a pena conhecer a Fabrimetal, uma empresa que atua no mercado desde 2001, oferecendo o que existe de melhor em termos de soluções de armazenagem.

Na Fabrimetal, sua empresa encontra uma equipe de profissionais capacitados que irão ajudá-lo a encontrar a melhor solução para a realidade do seu empreendimento, bem como estruturas de alta qualidade e desenhadas a partir da realidade do seu projeto.

Para saber mais sobre a estrutura e a forma com que atuamos e atendemos a milhares de clientes de todo o Brasil, acesse nosso site e conheça detalhes. Estamos prontos para conhecer, avaliar, estudar e apresentar o melhor projeto para a solução de armazenagem para o seu negócio!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×