Black Friday: como preparar a logística para essa venda sazonal?

A Black Friday é um dos momentos de venda sazonal mais aguardados pela indústria, varejo e pelo consumidor.

Segundo publicação na Revista Varejo S.A, veículo de comunicação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, na Black Friday de 2022, oito milhões de brasileiros fizeram alguma compra no país, gerando um faturamento de mais de R$ 6 bilhões.

A mesma fonte informa que a estimativa para 2023 é muito motivadora, especialmente para os comerciantes, já que segundo dados sete em cada dez brasileiros pretendem realizar pelo menos uma compra nessa temporada.

Lembramos que a Black Friday acontece no Brasil desde 2010 e o grande dia é a última sexta-feira do mês de novembro. Nesse caso, o evento de 2023 está marcado para o dia 24/11.

Em especial, o varejo começa investir em campanhas de marketing lançando suas promoções antes do evento, visando atrair o público para o seu comércio, dando continuidade durante a data e nos dias seguintes.

Tão importante quanto articular suas estratégias de marketing e vendas, o empreendedor precisa preparar a logística para essa tão esperada venda sazonal.

Afinal, o seu estoque, galpão, centro de distribuição e armazém devem estar devidamente preparados para atender a demanda da época.

Quer saber como preparar a logística para a tão esperada Black Friday 2023?

Como preparar a logística para uma venda sazonal?

Quando falamos em logística para uma venda sazonal estamos nos referindo ao conjunto de processos e procedimentos que visam garantir a movimentação, o armazenamento, o transporte e a entrega do produto.

E para se preparar para Black Friday, o empreendedor, em especial o varejista, precisa usar de:

  • planejamento e análise,
  • estratégias,
  • investimento.  

Mas, afinal, como especificamente se preparar para uma venda sazonal como a Black Friday?

Crie uma estratégia de venda

O sucesso de uma venda sazonal tem como partida um bom planejamento e tudo começa por analisar o seu estoque e os itens que entrarão nas promoções.

Outra dica é pesquisar o mercado para entender quais são os produtos com mais saída dentro do seu segmento.

Da mesma forma que é preciso comparar e rever seus preços diante da concorrência.

No seu planejamento também deve ser definido o índice de descontos que serão oferecidos e a sua lucratividade.

Negocie o custo e o prazo do frete

Não existem dúvidas que as vendas online são uma realidade e você precisa adaptar o seu negócio para esse comportamento de compra do consumidor.

Falando em preparar a logística para venda sazonal, é importante dizer que se tratando de e-commerce o preço do frete é fator decisivo na hora da compra.

Segundo publicação no portal Consumidor Moderno, 71% dos consumidores que realizam compras online abandonam o carrinho quando o valor do frete é muito alto. 

Já quando a loja limita um consumo mínimo para ter direito a frete grátis, 55% dos consumidores adicionam mais itens no seu carrinho para aproveitar o benefício concedido.

Entretanto, a demora na entrega pode ser motivo para desistência da compra.

Por isso, negocie com o fornecedor do serviço de transporte o melhor preço e o menor tempo de entrega, e crie as melhores estratégias para conquistar o seu cliente.

Saiba como preparar seus produtos

Uma das etapas da logística é a preparação dos produtos para que eles sejam transportados com segurança e cheguem ao consumidor sem avarias.

Essa etapa envolve a separação, o embalamento e a expedição da mercadoria. Cada um dos procedimentos exige cuidado e atenção.

Portanto, não deixe de pensar nas embalagens e no modo de embalamento dos seus produtos.

Pense na logística reversa

Claro que em um planejamento para se preparar para venda sazonal da Black Friday você não pode esquecer do pós-venda, prevendo especialmente a logística reversa.

Nesse caso, possibilite várias formas e diferentes meios para que o seu consumidor consiga realizar trocas e devoluções que se fizerem necessárias.

Inclusive, esse pode ser o momento de cativar e fidelizar o seu cliente, afinal, de acordo com uma publicação no portal E-commerce Brasil, 96% dos consumidores voltariam a comprar da empresa caso ela oferecesse uma experiência de devolução ágil.

Melhore o seu estoque

Preparar-se para uma venda sazonal como a da Black Friday requer uma melhora do seu estoque.

Afinal, você precisa ter todos os itens organizados e ordenados, por cores, tamanhos, modelos e entre outras características que ajudam a identificar os seus produtos no armazém.

Você precisa também avaliar a quantidade armazenada disponível e quanto irá produzir ou comprar para aumentar o seu estoque. 

Essa avaliação precisa ser muito criteriosa para não providenciar em excesso e nem faltar mercadoria para atender o seu cliente.

Organize seu armazém

Uma forma de melhorar a sua logística para a venda sazonal da Black Friday é organizando o seu armazém.

Mas, afinal, como fazer a organização de armazém? Ela pode começar por avaliar o layout do seu espaço e o sistema de armazenagem que você usa no momento.

Primeiro, o layout do seu espaço precisa oferecer uma circulação eficiente entre os materiais, pessoas e equipamentos que se movimentam no local. 

Segundo, as estruturas utilizadas precisam suportar com segurança o volume e o peso das mercadorias armazenadas.

Da mesma forma que todo o sistema deve facilitar a rotina de receber, armazenar e distribuir os produtos.

Investir no seu armazém é pensar no futuro do seu negócio e estar sempre preparado para as vendas sazonais.

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