Qual o papel estratégico do sistema de armazenagem?

Muitas empresas ainda não percebem o papel estratégico do sistema de armazenagem em seus negócios.

Muito mais do que guardar produtos, o armazenamento de materiais pode ser um diferencial competitivo no mercado.

Cada vez mais o consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, exige qualidade nos produtos que adquire, como também nos serviços que são prestados, portanto, para garantir a satisfação do cliente é necessário investir na logística.

De nada adianta oferecer bons produtos e preços diferenciados se erros e enganos são cometidos com frequência, como, por exemplo:

  • entrega de produtos errados,
  • materiais danificados,
  • atrasos no prazo de entrega,
  • produtos com data de validade vencida, etc.

Essas situações criam insatisfação no mercado e acabam comprometendo a imagem da marca e reputação da empresa, causando, além disso, despesas não previstas para a correção dos erros cometidos.

Neste post, apresentaremos o papel estratégico do sistema de armazenagem. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!

A importância dos sistemas de armazenagem

Armazenagem vai muito além da estocagem, pois envolve todos os processos que dizem respeito a aquisição de mercadorias até a efetiva entrega do produto final ao cliente.

Independente da sua empresa atuar no segmento industrial ou no comércio, o fato é que planejar e desenvolver estratégias para uma logística de qualidade é fundamental para o sucesso de qualquer operação.

Para se ter ideia a esse respeito, segundo o escritor norte-americano Ronald H. Ballou, considerado o pai da logística empresarial, os estoques podem absorver de 25% a 40% dos custos totais de uma empresa.

Diante desses números e da importância que a área conquistou em função das exigências de mercado, não é difícil avaliar o papel estratégico do sistema de armazenagem em um empreendimento.

O fato é que as empresas precisam desenvolver métodos e adotar boas práticas de gestão para todos os processos logísticos, tais como:

  • recebimento de materiais,
  • conferência,
  • estocagem,
  • movimentação de mercadorias,
  • separação de pedidos,
  • expedição.

Para cada item se faz necessário o desenvolvimento de normas que orientem o que deve ser feito nas diversas situações que ocorrem no dia a dia de um armazém.

Além disso, os colaboradores precisam ser treinados para desenvolverem suas tarefas com qualidade e de acordo com as expectativas da empresa.

Qual é o papel estratégico do sistema de armazenagem?

O desenvolvimento de estratégias adequadas nos processos de armazenagem oferecem quatro vantagens que precisam ser consideradas em meio às tantas existentes. Vamos as elas:

Diminuir perdas de produtos e matérias-primas

O armazenamento adequado dos materiais, bem como os controles dos estoques, colaboram de forma efetiva na diminuição e até mesmo eliminação das perdas de produtos e matérias-primas.

As estruturas de estocagem precisam atender as necessidades dos materiais a serem guardados, portanto, é importante observar quais equipamentos estão sendo utilizados para esse fim, como, por exemplo:

  • porta paletes,
  • racks metálicos,
  • estruturas cantilever,
  • prateleiras industriais.

Além disso, é fundamental o cuidado com datas de vencimento de alguns produtos e os cuidados que determinados materiais precisam receber para não sofrerem desgastes ou danos irreversíveis.

Ter mais agilidade nas entregas e no atendimento

A agilidade no atendimento e nas entregas dos pedidos e solicitações dos clientes internos e externos fazem toda a diferença para o alcance do sucesso de um empreendimento.

No entanto, esses processos precisam acontecer de forma organizada, onde se consiga manter o controle de estoque atualizado e serviços realizados com qualidade e segurança.

É importante não confundir agilidade com precipitação e desordem.

Para isso, é indispensável a adoção de sistemas tecnológicos que colaboram com o controle dos processos e equipamentos que facilitam a separação dos materiais e conferências nas diversas etapas que envolvem as movimentações de mercadoria.

Reduzir custos

A redução de custos se dá a partir da organização de todos os processos, como já vimos anteriormente.

Um bom sistema de controle, acompanhado pela organização dos espaços, utilização de estruturas adequadas de armazenamento e especialmente uma constante preocupação com a qualidade de todas as tarefas desenvolvidas, colaboram com a diminuição efetiva de:

  • perdas de materiais em estoque,
  • erros e enganos na separação das mercadorias,
  • recebimento de produtos não solicitados,
  • devoluções de pedidos por parte dos clientes,
  • falta de mercadorias,
  • excesso de produtos nos estoques.

O reflexo dessas ações serão percebidas no fluxo de caixa da empresa e nos resultados da operação.

Facilitar a gestão

O papel estratégico do sistema de armazenagem tem também por objetivo facilitar a gestão de toda a empresa.

Se observarmos atentamente, todas as atividades de uma operação voltada a fabricação de produtos ou comercialização de mercadorias, seja no atacado ou varejo, acabam envolvendo os processos logísticos.

Isso significa que produzir, comprar, vender, cobrar e pagar são ações diretamente envolvidas com as operações que ocorrem na área de armazenagem, portanto, os problemas existentes nesse setor refletem diretamente em toda a operação.

Em compensação, uma boa gestão logística possibilita grandes resultados, colaborando para o sucesso do empreendimento e dos negócios.

Diante dessa realidade e conhecendo detalhes das operações que envolvem o armazenamento, especialmente no que se refere à estocagem e movimentação de mercadorias, a Fabrimetal coloca-se à disposição da sua empresa para colaborar com o que existe de melhor em termos de estrutura para depósitos.

Acesse nosso site e conheça detalhes de como podemos ajudar o seu negócio a prosperar, possibilitando que o papel estratégico do sistema de armazenagem alcance os seus objetivos!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×