Toda empresa que quer se manter relevante e com grande diferencial competitivo precisa prestar atenção na organização do layout da fábrica. Este é um dos fatores mais importantes dentro do processo industrial, pois o modo como o armazém é organizado para a distribuição dos itens influencia diretamente na produtividade da empresa. 

Erros no projeto de layout podem gerar interrupções no fornecimento, levando a insatisfação do consumidor interno e externo, bem como atrasos na produção e altos custos relacionados à ineficiência da criação de sinergia entre o conjunto do arranjo físico. 

A seguir, você encontra mais informações sobre como a organização do layout da fábrica impacta na produtividade e no bem-estar dos colaboradores. Também separamos algumas dicas de como melhorar este processo. Confira:

 

O que é a organização do layout da fábrica?

Também conhecido como “layout de fábrica”, este conceito refere-se à disposição ou ao modo como o maquinário está disposto dentro de uma fábrica ou armazém. 

Apesar de parecer apenas um detalhe para alguns, essa é uma das decisões importantes a se tomar durante o planejamento da estrutura de uma indústria.

A organização do layout da fábrica pode atrasar ou otimizar os processos realizados no dia a dia. Não à toa, o mais recomendado é que essa organização mude se houver diversidade de produtos ou flutuação na demanda. 

Esta não é uma preocupação apenas dos gestores brasileiros. Estima-se que mais de 250 bilhões de dólares são gastos todos os anos nos Estados Unidos para refazer o planejamento de instalações dentro das empresas.Além disso, nesse contexto internacional, entre 20% a 50% dos custos totais de fabricação estão relacionados com o manuseio de materiais e planejamento de instalações eficazes.

De modo geral, são cinco diferentes tipos de organização do layout da fábrica

  • Linear ou produto: Máquinas posicionadas de acordo com a sequência de montagem dos produtos, proporcionando alta produtividade;
  • Funcional ou processo: Caracterizado por máquinas com mesma função que são agrupadas. Assim, a empresa reduz os custos de fluxo de produtos e recursos no processo.
  • Celular: Máquinas, processos e mão de obra no mesmo local. O objetivo é localizar os recursos transformadores de acordo com a melhor conveniência.
  • Fixo: Nesta organização do layout de fábrica, o produto permanece no mesmo local e os recursos e operações se deslocam ao seu redor para melhorar a eficiência dos recursos transformadores.
  • Híbrido, combinado ou misto: Como o próprio nome já indica, este tipo de organização combina as características de dois ou mais modelos citados acima. Desta forma, concilia os processos, produtos e máquinas de acordo com as características dos diferentes modelos.

 

Como a organização do layout da fábrica impacta no seu negócio?

O dimensionamento do layout pode ter impacto direto na produtividade do seu negócio, seja de maneira positiva ou negativa. Quando utilizada de forma correta, a organização do layout de fábrica vira uma ferramenta para diminuição dos desperdícios de tempo, gerando redução de custos. 

Felizmente, os layouts podem se adaptar rapidamente às necessidades futuras da área de manufatura, recebendo alterações provenientes do mix de produtos, volume produtivo, quantidade demandada, ciclo de vida mais curtos, e procurando a minimização da distância e maximização produtiva. 

A boa organização do layout de fábrica traz os seguintes benefícios para a empresa: 

  • Proporciona um fluxo eficaz entre as unidades organizacionais;
  • Proporciona melhor utilização da área disponível da empresa; 
  • Torna o fluxo de trabalho eficiente; 
  • Reduz a fadiga do funcionário no desempenho da tarefa, incluindo o isolamento contra ruídos; 
  • Promove um clima favorável para o trabalho e o aumento da produtividade. 

 

Como melhorar a organização do layout da fábrica?

Quem deseja ser mais competitivo no mercado precisa levar à sério a organização do layout de fábrica. Não há como usar 100% do espaço disponível, porém é possível otimizar a utilização de espaço para reduzir custos.

O primeiro passo é saber como são os processos atualmente e como melhorá-los, e isso só é possível fazendo um levantamento do armazém. Neste momento, o objetivo é identificar o volume suportado por cada um para poder determinar a organização do layout de fábrica mais tarde. 

Depois, é hora de colocar os aprendizados em prática e melhorar a disposição do espaço disponível.

Uma forma bem simples de fazer isso é através de soluções inteligentes de armazenagem. Defina o layout usando as prateleiras e pallets existentes, mantendo um espaço adequado para a movimentação.

Lembre-se de considerar as portas do armazém, centro de distribuição, entre outros itens que podem diminuir a quantidade de espaço disponível para mercadorias.

Você quer saber mais sobre como melhorar a organização do layout da fábrica? Então entre em contato com a Fabrimetal Sistemas de Armazenagem. No mercado desde 2001, a empresa oferece mais que tecnologia, e sim soluções inteligentes em sistemas de armazenagem. 

A Fabrimetal é especializada em criar soluções personalizadas para vários segmentos, elaborando projetos alinhados com a necessidade de cada cliente. Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo!

×